
Futebol
Trincão fala dos escassos minutos com Martínez e lembra outro craque do Sporting: "A fazer o dele"
09 Out 2025 | 18:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Mai 2025 | 19:35 |
Mariana Rosa, Vera Cid, Maria Ferreira e Jacynta Gala estão de saída da equipa de futebol feminino do Sporting. Está em marcha uma revolução na turma verde e branca, liderada por Micael Sequeira, sendo que Diana Silva está praticamente certa no Benfica e Ana Borges também não fica no plantel para 2025/26.
A informação é avançada pelo jornal 'A Bola'. Quanto a entradas, Samara Lino vai ser reforço. A jogadora de 26 anos que se destacou esta época ao serviço do Torreense, está a caminho de Alvalade. A centrocampista, que foi figura chave na surpreendente conquista da Taça de Portugal frente ao Benfica, que acabou com a vitória do clube de Torres Vedras, por 2-1, vai agora vestir verde e branco.
A atleta é luso-brasileira e acabou de cumprir a segunda temporada ao serviço do Torreense, depois de ter alinhado no Clube Albergaria. Nesta temporada, Samara Lino fez um golo e uma assistência em 31 jogos e foi recentemente chamada à Seleção Nacional, pela primeira vez, por Francisco Neto.
A equipa de futebol feminino do Sporting tem no seu palmarés, dois Campeonatos Nacionais, três Taças de Portugal e três Supertaças. O objetivo da equipa treinada por Micael Sequeira é conquistar a Liga BPI, que já vê escapar desde a temporada de 2017/18.
Vale lembrar que, em 2024/25, a equipa feminina do Sporting disputou um total de 36 jogos, com o saldo de 26 vitórias, três empates e sete derrotas. A formação leonina terminou o campeonato no segundo lugar, com 54 pontos – menos oito do que o campeão Benfica.
Formação verde e branca acabou por ceder o empate já nos descontos da partida da Liga Portugal Betclic, devido a grande penalidade assinalada
10 Out 2025 | 06:33 |
Foram divulgados pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, na última quinta-feira, dia 9 de outubro, os áudios das comunicações entre árbitros e videoárbitros de alguns lances das últimas jornadas da Liga Portugal Betclic e da Liga 2. Um dos principais destaques foi da conversa entre Cláudio Pereira e Cláudia Ribeiro, no momento em que é assinalada grande penalidade a Morten Hjulmand no Sporting - Braga, que faz com que o encontro termine em empate.
Confira a comunicação:
Cláudia Ribeiro, VAR: «Daqui VAR, Cláudio. Peço-te que venhas à zona de revisão para um possível penálti. Vou mostrar-te o Hjulmand a agarrar completamente o jogador. (…) Está aqui a agarrar a camisola completamente. Não consegue jogar a bola, a bola cai lá. Ele nunca larga o jogador».
Cláudio Pereira, árbitro: «Certo, Cláudia. Eu vou mudar».
VAR: «Queres outra câmara?»
Árbitro: «Eu vou mudar e vou dar cartão amarelo ao Hjulmand».
VAR: «Tens aqui a outra [câmara]».
Árbitro: «Sim, sim. Ele puxa muito… número 42».
De resto, Duarte Gomes, diretor técnico do Conselho de Arbitragem, também se mostrou favorável à decisão tomada no jogo do Sporting: "Não é um lance fácil, no último minuto. Um lance determinante, já em tempo de descontos, um jogo teoricamente difícil de arbitrar, com natureza emocional maior", começou por referir.
"É possível ter frieza, foco e pragmatismo, com comunicação assertiva, calma e acertada. Estes são os penáltis que queremos ver assinalados. O jogador é totalmente impedido de tentar jogar a bola. É agarrado de forma persistente, como mostra a imagem, a duas mãos, por um jogador que só tem um objetivo naquele momento: travar o adversário. Daí o cartão amarelo. São os penáltis que fazem sentido marcar por agarrar. É a mensagem que passamos aos árbitros e são os lances em que queremos intervenção do VAR", afirmou ainda.
Atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos parece não ter caído bem junto de futebolista do plantel do Clube de Alvalade
10 Out 2025 | 03:00 |
João Simões viu com estranheza o facto de ficar fora dos convocados do Braga - Sporting, sabe o Leonino. Depois da titularidade e do bom jogo realizado frente ao Napoli, para a Champions League, o jovem médio do Clube de Alvalade não estava à espera da decisão tomada por Rui Borges no regresso dos leões à Liga Portugal Betclic.
Fontes próximas do processo revelaram, em Exclusivo ao nosso Jornal, que a atitude tomada pelo treinador dos verdes e brancos na mais recente jornada do campeonato nacional foi motivo de conversa entre o jogador e os restantes companheiros de equipa, enquanto este procurava a melhor resposta para o facto de ter sido deixado de fora do encontro.
No final da partida, Rui Borges deixou claro que tal se tratou de uma opção única e exclusivamente técnica. Posto isto, é expectável que o médio - recentemente chamado pela primeira vez para a seleção de sub-21 -, seja opção regular para o treinador, com o objetivo de seguir o seu desenvolvimento de forma gradual no Sporting.
Para já, João Simões acaba por ter um lugar como 'quarto médio' da equipa verde e branca. Morten Hjulmand e Hidemasa Morita são os titulares 'preferidos' por Rui Borges, enquanto Kochorashvili tem vindo a saltar do banco de acordo com as necessidades de cada partida. No entanto, o jovem leão terá a sua importância para uma fase de rotação do plantel, sobretudo com o calendário mais apertado.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma três partidas. Neste arranque de época, o médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 81 minutos: 78 na Champions e dois na Liga. Vale a pena recordar que o ‘camisola 52’ dos leões regressou recentemente de uma longa paragem por lesão.
Defesa do Clube de Alvalade foi despromovido à equipa B no início do ano e saíram, recentemente, notícias sobre uma nova lesão que contraiu
09 Out 2025 | 19:33 |
Jeremiah St. Juste partilhou uma publicação na sua conta pessoal da rede social Instagram onde parece desmentir as notícias de uma nova lesão muscular. A imprensa nacional tinha relatado, recentemente, que o defesa central do Sporting estaria novamente lesionado.
"Não acreditem em tudo o que lêem na comunicação social", escreveu Jeremiah St. Juste, numa publicação partilhada através dos stories da sua conta pessoal do Instragram. Esta declaração surge um dia depois de ter sido noticiada nova lesão muscular no defesa-central.
Fica, assim, no ar, o que significa esta frase de Jeremiah St. Juste. O Sporting não fez nenhum comunicado oficial sobre a situação do central neerlandês, sendo que a notícia da sua lesão foi avançada pelo jornal Record. A frase do jogador parece apontar na direção desse desenvolvimento, mas é impossível ter certezas, uma vez que o jogador não confirmou nem desmentiu essa situação.
Relembrar que Jeremiah St. Juste vive uma situação delicada no Sporting. Com o seu contrato a terminar no final da época, os leões tentaram vender o central neerlandês no mercado de verão, mas o jogador acabou por recusar várias ofertas. Como resultado, a estrutura verde e branca despromoveu-o à equipa B.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.