Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Recorde as 5 maiores derrotas caseiras do Sporting na Liga dos Campeões

Após desaire diante do Dortmund, lembramos alguns dos maiores dissabores dos verdes e brancos no seu reduto na prova milionária

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

12 Fev 2025 | 12:14 |

Icon Comentário0

Após o desaire caseiro, por 3-0, diante do Borussia Dortmund, o Sporting ficou praticamente afastado da próxima fase da Liga dos Campeões. No entanto, a derrota diante dos alemães nem é das mais pesadas da história do Clube de Alvalade na prova milionária, isto a jogar diante dos seus adeptos. Recorde, em baixo, as cinco maiores derrotas dos verdes e brancos na Champions.


1. Sporting 0 - 5 Bayern de Munique (2009)


A 25 de fevereiro de 2009, o Sporting recebeu o Bayern de Munique na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Após uma histórica qualificação para esta fase da prova, os leões foram derrotados por 5-0, com golos de Franck Ribéry (42' e 63') Miroslav Klose (57') e Luca Toni (84' e 89'). Na segunda mão, os então comandados de Paulo Bento haveriam de ser derrotados, na Alemanha, por 7-1.


2. Sporting 0 - 5 Manchester City (2022)

A 15 de fevereiro de 2022, o Sporting recebeu o Manchester City, na primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. Apesar do esforço do Clube leonino, a equipa inglesa dominou o jogo, vencendo por 5-0. Os golos foram apontados por Riyad Mahrez, Bernardo Silva (2), Phil Foden e Raheem Sterling.


3. Sporting 1 - 5 Arsenal (2024)

Na presente temporada, a 26 de novembro de 2024, o Sporting enfrentou o Arsenal na fase de grupos da Liga dos Campeões. Depois de um bom começo na prova, sob a orientação de Ruben Amorim, os leões eram agora comandados por João Pereira, mas a estreia do antigo jogador na Champions não correu da melhor maneira. A turma de Mikel Arteta cilindrou os verdes e brancos, com golos de Gabriel Martinelli, Kai Havertz, Gabriel Magalhães, Bukayo Saka 64 e Leandro Trossard. O tento dos verdes e brancos foi marcado por Gonçalo Inácio.

4. Sporting 1 - 5 Ajax (2022)

Na jornada inaugural da fase de grupos da Liga dos Campeões 2022/23, o Sporting foi arrasado pelo Ajax, por 5-1. Numa noite memorável para Sébastien Haller, que marcou quatro golos, os comandados de Ruben Amorim foram incapazes de travar a turma de Erik Ten Hah. Steven Berghuis fez o outro tento dos neerlandeses, enquanto Paulinho apontou o golo do Clube de Alvalade. Nota ainda para a noite trágica de Rúben Vinagre, que teve pela frente Antony.

5. Sporting 2 - 5 Barcelona (2008)

A 26 de novembro de 2008, o Sporting enfrentou o Barcelona na quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões. Os catalães impuseram uma derrota pesada aos leões, vencendo por 5-2. Os golos dos culés foram marcados por Thierry Henry, Gerard Piqué, Lionel Messi, Bojan Krkić e um autogolo de Marco Caneira. Os tentos do Sporting foram da autoria de Liedson e Miguel Veloso, no espaço de um minuto.


Futebol

Jogador pode perder titularidade na Liga pela primeira vez desde que chegou ao Sporting

Rui Borges tem implementado algumas alterações na hierarquia dos verdes e brancos e uma delas salta particularmente à vista em Alvalade

Kaique está muito perto de assumir definitivamente a dianteira na luta pela baliza do Sporting e Rui Silva pode voltar ao banco
Kaique está muito perto de assumir definitivamente a dianteira na luta pela baliza do Sporting e Rui Silva pode voltar ao banco

23 Out 2026 | 08:55 |

Icon Comentário0

Kaique está muito perto de assumir definitivamente a dianteira na luta pela baliza do Sporting. Depois de ter sido titular frente ao Lens e ao LASK Linz na Liga dos Campeões, o guarda-redes brasileiro surge agora na linha da frente para começar também de início diante do Académico de Viseu, o que representaria uma mudança efetiva na hierarquia de Rui Borges.


Segundo o jornal A Bola, a resposta dada por Kaique nas noites europeias convenceu a equipa técnica e aproximou o jovem de 23 anos da titularidade também no campeonato. A serenidade demonstrada em momentos de pressão, a segurança entre os postes e a maturidade exibida frente a adversários de maior exigência permitiram-lhe ganhar terreno no duelo direto com Rui Silva.


Rui Borges continua sem revelar antecipadamente as escolhas para o onze, mas a ideia que ganha força dentro do Sporting aponta para a continuidade de Kaique entre os postes. A aposta na Champions deixou de ser apenas uma experiência pontual e passou a ser encarada como uma possibilidade real de transição - apesar de algumas críticas recentes -, sobretudo depois de o brasileiro ter correspondido às oportunidades recebidas.


Caso Kaique seja mesmo titular frente ao Académico de Viseu, Rui Silva ficará no banco num jogo do campeonato por opção estritamente técnica pela primeira vez desde que chegou ao Sporting. O internacional português assinou pelos leões a 15 de janeiro de 2025, proveniente do Betis, e rapidamente assumiu o estatuto de dono da baliza nas competições internas.

Na última temporada, Rui Silva apenas falhou dois encontros da Liga, diante de Famalicão e Moreirense, ambos por motivos clínicos, tendo João Virgínia ocupado então o lugar. Agora, o cenário é diferente: Kaique deu um passo em frente na concorrência e pode confirmar já no domingo uma alteração importante numa posição que parecia ter dono indiscutível em Alvalade.



Futebol

Exclusivo Leonino – Varandas quer divórcio, mas há um jogador do Sporting que não assina os papéis

Atleta tem dificultado o entendimento para rescisão contratual, numa altura em que a estrutura verde e branca pretende encontrar uma solução definitiva

Exclusivo Leonino - Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída está longe de ser um processo simples
Exclusivo Leonino - Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída está longe de ser um processo simples

23 Out 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Sotiris Alexandropoulos continua a ser um dos dossiês por resolver pelo Sporting, mas a saída do médio grego está longe de ser um processo simples. O jogador tem dificultado o entendimento para a rescisão contratual, numa altura em que a estrutura verde e branca pretende encontrar uma solução definitiva para um caso que se vem arrastando. Para já, a integração na equipa B não é uma opção em cima da mesa, sabe o Leonino.


A Direção procura encerrar a ligação ao internacional helénico, que não entra nos planos de Rui Borges. Ao que o nosso Jornal apurou, ao contrário de casos como o de Mateo Tanlongo, o Sporting também não pretende integrá-lo no plantel secundário, pelo que o futuro do futebolista continua por definir.


Recorde-se de que Sotiris esteve muito perto de deixar Alvalade no verão, quando surgiu a possibilidade de rumar ao Gençlerbirligi, da Turquia. A operação acabou por cair após os exames médicos, obrigando o médio a regressar a Lisboa. Mais tarde, o OFI Creta também se informou sobre a situação do jogador, mas o negócio não se concretizou.


Contratado ao Panathinaikos no verão de 2022, por cerca de 4 milhões de euros, Sotiris chegou a Alvalade com a missão de substituir Matheus Nunes. Contudo, o grego nunca conseguiu afirmar-se de leão ao peito e somou apenas 14 jogos oficiais pela equipa A. Seguiram-se empréstimos ao Olympiacos, ao Standard Liège e ao Fortuna Düsseldorf.

O médio, de 24 anos, tem contrato com o Sporting até ao final da temporada 2026/27, pelo que o tempo começa a pesar na resolução do dossiê. A rescisão amigável continua a ser uma possibilidade para encerrar a ligação entre as partes, mas as dificuldades em alcançar um entendimento mantêm o impasse.



Futebol

Técnico do Sporting chama diamante de 17 anos em vésperas do dérbi com o Benfica na Luz

Treinador prepara uma surpresa nos trabalhos numa semana decisiva, com o confronto frente ao eterno rival cada vez mais perto

Micael Sequeira chama Ariana Monteiro, defesa de 17 anos, aos treinos da equipa feminina de futebol, a poucos dias do dérbi com o Benfica
Micael Sequeira chama Ariana Monteiro, defesa de 17 anos, aos treinos da equipa feminina de futebol, a poucos dias do dérbi com o Benfica

22 Out 2026 | 17:30 |

Icon Comentário0

A preparação do Sporting para o dérbi frente ao Benfica trouxe uma novidade aos trabalhos da equipa feminina de futebol. Micael Sequeira voltou a chamar uma jovem promessa da formação leonina para treinar com o plantel sénior, numa sessão realizada esta quarta-feira, com os olhos postos no próximo desafio das leoas.


A protagonista é Ariana Monteiro, defesa de apenas 17 anos, que voltou a integrar os trabalhos da equipa principal. A jovem futebolista continua, assim, a merecer a confiança do técnico leonino, que lhe proporciona mais uma oportunidade para ganhar experiência junto de jogadoras mais experientes e num contexto competitivo mais exigente.


Esta não é a primeira vez que Ariana Monteiro é chamada aos treinos da equipa sénior do Sporting. A aposta na jovem da formação permite-lhe continuar a evoluir e a contactar de perto com as exigências do futebol de alto nível, numa fase em que a equipa se prepara para um dos encontros mais aguardados da temporada.


A chamada acontece depois da vitória frente ao Torreense, resultado que permitiu às leoas virar rapidamente as atenções para o dérbi. O próximo compromisso será diante do Benfica, num encontro que promete emoções fortes e que será disputado no Estádio da Luz - com bilhetes a 4 euros.

O dérbi entre Benfica e Sporting está marcado para sábado, 24 de outubro, às 15h30, na casa das encarnadas. Com a preparação já em marcha, Micael Sequeira continua a trabalhar com o grupo e a dar oportunidades às jovens da formação leonina, com Ariana Monteiro a voltar a estar em destaque antes do importante duelo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Calafate faz avaliação negativa de figura nuclear do Sporting: "Tem imensas lacunas"
Futebol

Rui Calafate faz avaliação negativa de figura nuclear do Sporting: "Tem imensas lacunas"

22 Out 2026 | 17:27

Icon Comentário0
Imprensa espanhola arrasa Sporting e chama "desorientado" a jogador dos leões
Futebol

Imprensa espanhola arrasa Sporting e chama "desorientado" a jogador dos leões

22 Out 2026 | 16:28

Icon Comentário0
Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho
Futebol

Chelsea e Man United querem levar pérola do Sporting e janeiro pode dar molho

22 Out 2026 | 15:54

Icon Comentário0