Futebol
Flamengo de Leonardo Jardim vence após ser assobiado... antes da partida começar
27 Mai 2026 | 09:57
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
19 Jan 2025 | 11:31 |
Zeno Debast foi titular na vitória do Sporting, por 3-0, diante do Rio Ave. O belga alinhou a médio, num duplo-pivot com Morten Hjulmand. Aa exibição do 'camisola 6' encheu o olho aos adeptos, que viram o defesa começar a temporada de forma irregular, com um desempenho algo desastrado na Supertaça, frente ao Porto.
Durante o jogo com os vilacondenses, Debast destacou-se especialmente pela sua eficácia no passe, acertando 42 das 44 tentativas realizadas. Esta precisão foi fundamental para garantir a fluidez do jogo ofensivo do Sporting, contribuindo também para os desequilíbrios criados no ataque. Além disso, o central não só ajudou na construção ofensiva como também se revelou eficaz no drible, registando três tentativas bem-sucedidas, o que deu maior profundidade e dinamismo à equipa.
Na vertente defensiva, Zeno mostrou-se igualmente comprometido, realizando cinco recuperações de bola importantes para anular as investidas do Rio Ave. A exibição em Vila do Conde reforçou a confiança na sua versatilidade, mostrando que o jovem belga poderá ser uma mais-valia no plantel de Rui Borges.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 24 milhões de euros - cumpriu 24 encontros. Nos 1.592 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o central fez duas assistências e, ainda, um golo na Champions League - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.
Antigo presidente do Clube de Alvalade foi duro na análise ao desaire na final da Taça de Portugal, terminando a época sem títulos
27 Mai 2026 | 14:18 |
Pedro Santana Lopes, antigo presidente do Sporting, analisou a derrota dos leões frente ao Torreense por 2-1 na final da Taça de Portugal realizada domingo no Jamor. O atual presidente da Câmara da Figueira da Foz diz que o desaire foi uma grande vergonha.
Santana Lopes: "Para os sportinguistas foi uma vergonha"
"É um mérito para o Torreense, mas para os sportinguistas foi uma vergonha. O Torreense tem bons jogadores, mas foi muito mau, mau demais. Estou farto de pensar no que terá causado aquilo", disparou, em declarações no canal Now.
O antigo primeiro-ministro supõe que os rumores em torno do mercado de transferências desestabilizaram o grupo de trabalho. "Não sei se o facto de ter sido anunciada a venda de metade do plantel possa ter afetado o balneário. Os jogadores estavam com a cabeça noutros sítios", reforçou.
Santana Lopes: "Jogaram mesmo pouco"
Pedro Santana Lopes voltou a afirmar a fraca exibição leonina. "Jogaram mesmo pouco. Criaram poucas oportunidades. É uma mancha que não se apaga. O Torreense jogou quarta-feira, o Sporting estava descansado. Não há desculpas", concluiu.
Outra figura conhecida do universo sportinguista que fez críticas à equipa de Rui Borges foi Manuel Moura dos Santos, num Exclusivo Leonino. "Houve mérito do Torreense, como é óbvio, soube aproveitar as circunstâncias do jogo. Mas houve muito demérito do Sporting. O Sporting que jogou ontem já vi jogar com o AFS SAD e com o Tondela", falou.
Mercado de técnicos em Portugal continua ao rubro e há uma decisão que promete mexer com o panorama do futebol da elite nacional
27 Mai 2026 | 13:57 |
João Gião está prestes a dar um passo importante na sua carreira e a assumir o comando técnico do Nacional, sucedendo a Tiago Margarido no banco dos insulares. A decisão está praticamente fechada e deverá ser oficializada nas próximas horas, depois de o treinador ter sido o nome escolhido por Rui Alves para liderar o novo ciclo do clube madeirense.
O técnico de 39 anos chega a este novo desafio depois de uma época em evidência ao serviço do Sporting B, onde o seu trabalho na 2.ª Liga e na UEFA Youth League não passou despercebido e acabou por colocá-lo na órbita de clubes da Liga principal. A evolução da equipa secundária dos leões e a competitividade apresentada ao longo da temporada foram determinantes para a sua valorização no mercado.
No Nacional, João Gião vai encontrar um contexto diferente, mas ambicioso, já que a direção pretende garantir estabilidade e um projeto consistente para se afirmar na Liga Portugal Betclic. A aposta num treinador jovem surge como continuidade da política recente do clube, que já tinha surpreendido ao lançar Tiago Margarido em 2023.
A mudança para a Madeira traz também uma reestruturação na equipa técnica, uma vez que todos os adjuntos que acompanhavam João Gião no Sporting B irão igualmente seguir o treinador nesta nova etapa, reforçando a continuidade do trabalho desenvolvido anteriormente.
Com o acordo praticamente fechado, resta apenas a formalização para que João Gião seja apresentado como novo treinador do Nacional, iniciando assim um novo capítulo na sua carreira depois da experiência positiva ao serviço do conjunto secundário do Sporting.
Mercado continua a mexer e há um dossiê que permanece totalmente indefinido, obrigando Frederico Varandas a tomar novas decisões no mercado de verão
27 Mai 2026 | 13:35 |
O Basileia continua sem comunicar ao Sporting se pretende ou não avançar para a contratação definitiva de Koba Koindredi. O médio francês, de 24 anos, terminou recentemente a temporada ao serviço do campeão suíço, mas, segundo informações apuradas pelo jornal A Bola, o clube helvético ainda não informou os leões sobre a intenção de ativar a opção de compra incluída no empréstimo.
Koindredi chegou ao Sporting em 2024 proveniente do Estoril, numa operação que custou aos cofres leoninos 4,25 milhões de euros, podendo ainda atingir mais 1,75 milhões mediante objetivos. Apesar da expectativa criada na altura da contratação, o médio nunca conseguiu afirmar-se verdadeiramente em Alvalade e acabou por ser sucessivamente emprestado para ganhar espaço competitivo.
Depois de uma primeira cedência ao Lausanne, onde realizou 36 jogos, marcou um golo e fez cinco assistências, Koindredi voltou a ser emprestado na última temporada, desta vez ao Basileia. Na Suíça, o francês somou 40 partidas oficiais distribuídas entre campeonato, taça, qualificação da Liga dos Campeões e Liga Europa, registando ainda dois golos e uma assistência.
Os números acabam por revelar uma utilização consistente do jogador ao longo da época, tendo acumulado 1.537 minutos em campo. Ainda assim, o Basileia continua sem avançar oficialmente para a compra do passe do médio, embora mantenha margem para comunicar a decisão até meados de junho.
Recorde-se que Koba Koindredi tem contrato válido com o Sporting até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 60 milhões de euros. Enquanto aguarda novidades vindas da Suíça, a SAD liderada por Frederico Varandas continua a definir o futuro de vários jogadores que poderão deixar Alvalade neste verão.
Flamengo de Leonardo Jardim vence após ser assobiado... antes da partida começar
27 Mai 2026 | 09:57
Varandas prepara revolução total no Sporting e há 10 mudanças a caminho
27 Mai 2026 | 11:40
Imprescindível do Sporting pode ser recompensado com melhoria salarial se não sair
27 Mai 2026 | 12:28