Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Arvid De Koster foi um dos primeiros treinadores de sempre de Zeno Debast, reforço do Sporting para esta temporada que acabou por iniciar a época 2024/25 com o pé esquerdo e envolvido em bastantes críticas depois do encontro frente ao Porto, para a Supertaça. Ainda assim, o técnico que o recebeu no Anderlecht, com apenas sete anos de idade, acredita que o jogador irá acabar por regressar ao onze titular.
"A única coisa que ele precisa é de se adaptar ao novo ambiente, ao novo contexto. Tem a mentalidade necessária e as coisas vão acontecer naturalmente. Vai mostrar a sua qualidade de forma natural e voltar ao onze", começou por dizer, em declarações ao jornal A Bola, voltando um pouco atrás na 'fita'.
"No Anderlecht tínhamos alguns miúdos franceses e outros neerlandeses e vários já lá estavam desde os seis anos. Ele chegou à equipa com sete e era um rapaz novo no grupo, quando os restantes já se conheciam bem. Mas dentro do campo era um líder… muita qualidade técnica e tática, via coisas no relvado que os outros não conseguiam ver. Fora do campo era um pouco introvertido, porque não falava muito inicialmente, mas dentro do campo era extrovertido e mostrava-o através das suas qualidades. Tomava sempre a iniciativa, era um jogador que queria bater os livres, tentava marcar de longa distância, tentava driblar os adversários...", reforçou ainda.
Para terminar, De Koster falou ainda do psicológico de Debast: "Quando se sente bem e está num ambiente confortável tem a confiança para dar a volta à situação, não sentirá a pressão. Quando as coisas não estão a correr bem à equipa, ele sozinho não consegue contrariar a situação. Tecnicamente tem tudo para estar no mesmo nível que os outros ou até acima. Como disse antes, vê coisas no campo que outros não veem. Ele apenas continuará a fazer o que faz de melhor e, se assim for, regressará com naturalidade ao onze. Não precisa de lutar, apenas tem de ser paciente, confiar no processo e o tempo mostrará que o Sporting tomou a decisão certa ao contratá-lo e ele tomou a decisão certa em ir para o Sporting", concluiu.
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.
Recorde-se que o Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.
Avançado sueco do emblema verde e branco alcançou uma nova meta dentro das Ligas Europeias, ultrapassando substancialmente o antigo detentor do indicador
|
0Viktor Gyokeres tem somado quase semanalmente novos recordes com a camisola do Sporting ao peito e esta semana não foi diferente. O avançado sueco foi o primeiro jogador das Ligas Europeias a chegar à marca dos 100 passes progressivos recebidos com sucesso na época de 2024/25.
Ultrapassando Kylian Mbappé, internacional francês, que possuía deste indicador até ao ano passado, o avançado dos leões soma já mais de 22, em relação ao francês, mesmo que este conte com mais 50 minutos jogados.
Segundo o ‘GoalPoint’ a marca é já sinónimo dos 18% do total atingido por Gyokeres na época transata, onde registou 541 recebidos em apenas 33 jornadas, a melhor marca europeia, com 128 acima do segundo classificado, Ollie Watkins, do Aston Villa.
Gyokeres já é um dos destaques da época e faz mira em recordes históricos. Na época atual, o Sporting já se destaca com 27 golos, 11 celebrados por Gyokeres a juntar a três assistências, seguindo-se Pedro Gonçalves com cinco golos e Francisco Trincão, com três.
Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em sete encontros (750 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.
Confira aqui a publicação:
Após bastantes mexidas frente ao AVS, Rúben Amorim tem um novo desafio à passagem pela sétima jornada da Liga Portugal Betclic
|
0Franco Israel; Zeno Debast, Ousmane Diomande e Gonçalo Inácio; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Daniel Bragança e Nuno Santos; Francisco Trincão, Conrad Harder e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial dos leões diante da formação adversária.
Apesar de Vladan Kovacevic já ter regressado de lesão, Franco Israel vai manter a titularidade na baliza leonina, tal como nos últimos três jogos, nos quais não sofreu qualquer golo, confirmou Amorim. À sua frente, o novo 'camisola 1' dos verdes e brancos terá Debast pela direita, Diomande ao meio e Inácio à esquerda. Matheus Reis deverá regressar ao banco de suplentes, após ter rendido o internacional português frente ao AVS.
No centro do terreno, Hjulmand faz dupla com Daniel Bragança, que se mantém no onze inicial detrimento de Hidemasa Morita. As alas devem, como aconteceu no último encontro, ficar entregues a Geovany Quenda e Nuno Santos.
O trio ofensivo terá, novamente, de ser adaptado por Rúben Amorim. Pedro Gonçalves e Marcus Edwards seguem entregues ao departamento médico e, por isso, Harder deverá voltar a assumir a titularidade – depois de uma boa exibição frente ao AVS -, juntando-se a Trincão e Gyokeres.
O Sporting volta a entrar em campo já esta sexta-feira, dia 27 de setembro, frente ao Estoril, em jogo relativo à sétima jornada do Campeonato Nacional. O encontro diante do emblema canarinho jogar-se-á às 20h15, no Estádio António Coimbra da Mota.
De momento, os leões ocupam o primeiro lugar da tabela na Liga Portugal Betclic, com 18 pontos, em seis jogos. Porto (15) e Benfica (13) fecham o pódio da prova, com o mesmo número de encontros disputados. O Estoril, adversário desta ronda, é o 13.º classificado, com seis pontos.
Jogador chegou ao Clube de Alvalade recentemente, mas já vai deixando algumas certezas às ordens de Rúben Amorim
|
0Jean Kindermans, responsável por levar Zeno Debast ao Anderlecht em 2020/21, mostrou-se confiante em relação à contratação do jovem central pelo Sporting. O antigo diretor da academia do emblema belga classificou a transferência, avaliada em 16 milhões de euros, como uma boa oportunidade e afirmou que os leões poderão lucrar significativamente no futuro.
"16 milhões de euros? Foi um presente. Tenho a certeza que daqui a duas ou três épocas, o Sporting vai conseguir vendê-lo por duas ou três vezes mais", começou por dizer, em declarações ao jornal O Jogo, sobre o valor da contratação do jogador leonino, que ouviu das boas no início da temporada.
"Críticas? Isto é futebol profissional, do mais alto nível, na seleção belga, no clube. Ele tem de fazer o melhor jogo possível. Tem de ultrapassar as dificuldades. Já não é sobre evoluir. É sobre apresentar qualidade em todos os jogos. Ele é inteligente o suficiente para analisar os erros cometidos e rapidamente corrigi-los. Aos 21 anos não é um jogador feito. Tem de ultrapassar os pequenos erros que tem cometido", continuou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast - avaliado em 18 milhões de euros - cumpriu o total de sete encontros. Nos 411 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o central fez uma assistência, diante do Nacional, e um golo frente ao Lille - o primeiro da carreira.
O defesa internacional belga assinou um contrato válido por cinco épocas, com uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. A SAD do Sporting pagou pelo seu passe 15,5 milhões de euros, num negócio que pode chegar aos 21 milhões mediante o cumprimento de objetivos.