Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Zeno Debast foi suplente não utilizado na vitória do Sporting, por 3-1, diante do Rio Ave. O central belga perdeu a titularidade, depois de uma exibição desastrosa na Supertaça, mas Rúben Amorim explicou que foi apenas opção e em nada se deveu aos erros do jogador. Bernardo Ribeiro crê que será uma luta intensa pelo lugar na defensiva leonina.
"Ao sentar Debast o técnico criou um tema, pois trata-se do central mais caro da história do clube, mas que não assinou com certeza com a garantia de que ia ser titular. Diomande vai lutar pelo posto e mesmo sem a inteligência competitiva e a segurança de Coates, fez bem o lugar. A luta na defesa vai ser dura. Até porque Quenda também está a jogar muito na ala direita", assegurou o diretor do jornal Record.
Quanto ao encontro inaugural do campeonato, afirmou que o "Rio Ave não é o Porto, mas a dúvida no arranque da liga em Alvalade era o comportamento da equipa orientada por Rúben Amorim após o estrondoso falhanço em Aveiro. E pode dizer-se que o leão saiu com nota bem positiva, num jogo potente, sem dar hipóteses à formação de Luís Freire. De Pote a Gyokeres, mas essencialmente numa excelente exibição coletiva, o Sporting espantou alguns fantasmas e limpou a cabeça".
Em 2023/24, ao serviço do Anderlecht, Zeno Debast – que está avaliado em 18 milhões de euros – realizou 40 encontros: 37 no Campeonato Nacional e três na Taça. Ao todo, nos 3.530 minutos que disputou, o defesa-central assumiu-se como peça fundamental da turma orientada pelo técnico Brian Riemer.
Recorde-se que o Clube de Alvalade negociou com o Anderlecht 15,5 milhões de euros pela compra do seu passe, uma quantia que pode atingir mais 5,5 milhões de euros, caso atinja determinados objetivos desportivos. Para que se cumpram na íntegra as referidas variáveis, o jogador terá de completar quatro séries de 30 jogos (até aos 120) com pelo menos 45 minutos de utilização, além de conquistar o título nacional.
Recorde a estreia de Debast em Alvalade, diante do Athletic Bilbau: