Futebol
Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão
23 Set 2026 | 15:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Mar 2026 | 08:21 |
Após vitória tranquila frente ao Alverca, por 4-1, Rui Borges, treinador do Sporting, fez a leitura do encontro em conferência de imprensa. O técnico dos leões comentou as recentes palavras de José Mourinho sobre a caminhada dos leões na Liga dos Campeões e ainda a estranha decisão de João Pinheiro para com Luis Suárez. Confira tudo o que disse.
Análise à partida
"Em relação ao jogo, acho que fomos melhores nos 90 minutos. Entrámos bem na primeira parte, conseguimos chegar ao golo e o Alverca a defender num bloco baixo, muito em cima da sua área. Depois do golo, entrámos num jogo de adormecimento, um jogo controlado, é certo, mas que nos podia expor numa perda de bola. Começámos a exagerar em jogo interior, onde não havia espaço, e o Alverca procura isso para sair em ataque rápido. Os três homens da frente já não defendiam muito já à espera do contra-ataque. Um jogo um bocadinho morno da nossa parte, principalmente com bola. Uma segunda parte totalmente diferente. Muito dinâmicos, ajustámos um ou outro comportamento para termos mais espaço, para fugir às referências individuais do Alverca. Perder bolas em zona onde tínhamos mais gente, onde podíamos reagir de frente e não correr 40 metros para trás e foi o que aconteceu na segunda parte. A equipa esteve muito dinâmica, com uma energia diferente da primeira parte, queria ir atrás do segundo golo. Não baixámos as linhas, tentámos andar sempre num bloco muito alto, em alguns momentos com algum risco até porque o Inácio tinha amarelo, mas muito bem nessa leitura também. Uma segunda parte muito boa, com bola e sem bola. A única ocasião de perigo que tem é o golo, em que faz o 3-1, e uma bola que passa à frente da nossa baliza"
Problemas físicos
"Pote foi cãibra. O Trincão foi pancada, foi pisado. O único lesionado, felizmente, é o Nuno"
'Simulação' de Luis Suárez"
"Não sei. Muito honestamente, não sei. Acho que agora há o cartão branco, era o exigível, era o que se devia ter dado. Mas não sei, tem que se perguntar ao árbitro ou ao videoárbitro. Uma situação estranha, mas é o que é, faz parte do jogo e não vou estar a comentar muito isso"
Incomodado com a resposta de Mourinho?
"Não, longe disso. Opinião sincera do míster, respeito"
Gostava que o Benfica fosse campeão europeu?
"Eu sou português, acima de tudo. Quero que os portugueses ganhem"
Tranquilo com a vitória?
"Estamos focados em nós, é o que importa. Sabemos o que temos de fazer nestes jogos agora na reta final do campeonato e é nisso que estamos focados, não estamos focados nos adversários diretos: seja o que vem à frente ou o que está atrás. Estamos focados no que controlámos, que é o nosso jogo. Sempre foi assim e a equipa deu essa resposta hoje em campo. O único foco é sobre nós e o que podemos fazer nos nossos jogos. Mais uma grande resposta, agora alguns vão para as seleções e nós vamos respirar um bocadinho nestes dias para preparar um mês intenso que vem pela frente"
Exploração da profundidade
"As mudanças não foram por aí, é natural que ele tenha feito mais ataques à profundidade. O Alverca subiu o seu bloco, não muito, mas um pouco mais, mas deu-nos esses espaços para essas diagonais e espaços de profundidade, mas mais do que isso foi a bola ser dinâmica, não adormecermos com bola e procurarmos sempre o homem livre. Andámos muito em corredores porque era o que tínhamos de fazer frente a uma equipa de ataque rápido. Nunca corremos para trás 40 metros em alta intensidade, olhámos sempre para a frente e isso é que era mais importante. O Alverca acabou a primeira parte a acreditar que poderia ferir o Sporting, mas na segunda parte a bola andou mais rápido e foi mais dinâmica e a qualidade individual dos jogadores veio ao de cima"
50.ª vitória pelo Sporting
"Fico feliz, é mais um marco no meu caminho e da minha equipa técnica. Tem sido um caminho muito bom, muito feliz, onde temos feito um grande trabalho. Tudo o que é qualidade de jogo e dados assim o demonstram. Mais do que os 50 jogos [vitórias], feliz por estes meses todos na liderança de um grande Sporting"
Lesão de Nuno Santos
"É muscular, não tem nada a ver com joelhos, graças a Deus. É natural. Um jogador que esteve 15 meses parados corre estes riscos, infelizmente. Quando volta, o corpo vai chiar em alguns sítios, como eu digo lá cima. Sei que é lesão, vai ser avaliado nos próximos dias, de certeza. Em relação ao jogo, estou ansioso por jantar com a minha família, a sério, e aproveitar que temos folga e uma semana mais tranquila em termos de relaxar mais um pouco".
Presidente leonino vê no técnico português um perfil que reúne características que considera importantes para liderar a equipa verde e branca
24 Set 2026 | 03:00 |
Leonardo Jardim é, neste momento, o treinador que mais agrada a Frederico Varandas para assumir o comando técnico do Sporting, caso Rui Borges deixe o cargo, sabe o Leonino. O Presidente leonino vê no técnico português um perfil que reúne características que considera importantes para liderar a equipa, mas a possibilidade de concretizar o regresso a Alvalade esbarra, nesta fase, em vários obstáculos.
Ao que o nosso Jornal apurou, o principal problema está no vínculo com o Flamengo. O treinador assinou contrato com o emblema brasileiro até dezembro de 2027, pelo que uma eventual regresso a Alvalade implicaria uma negociação com o clube do Rio de Janeiro e uma saída antecipada do técnico.
Além da questão contratual, o momento desportivo também dificulta qualquer tentativa imediata. O Brasileirão e a Libertadores entraram na fase decisiva da temporada e o Flamengo continua envolvido na luta pelo campeonato brasileiro e na principal competição sul-americana.
Neste contexto, Leonardo Jardim não pretende abandonar o Flamengo nesta altura da época. A prioridade passa por concluir o trabalho no clube brasileiro e disputar até ao fim as competições que ainda estão em aberto. Também Sérgio Conceição foi apontado aos leões, mas, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o mesmo não faz parte das opções.
Lembrar que Leonardo Jardim orientou o Sporting na temporada desportiva de 2013/2014, atingindo o segundo posto do Campeonato Nacional. Pelo emblema verde e branco, o técnico somou 23 vitórias, oito empates e quatro derrotas em 35 jogos disputados. Rumou ao Mónaco por 3 milhões de euros.
No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira
23 Set 2026 | 17:52 |
Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.
“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.
O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.
F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"
A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.
Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.
Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.
Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência
23 Set 2026 | 16:28 |
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.
Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.
O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".
R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"
Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.
Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.
Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão
23 Set 2026 | 15:55
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
23 Set 2026 | 15:35
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
23 Set 2026 | 13:47