Clube
Movimento Hoje e Sempre Sporting deixa aviso sobre eleições dos leões: "Vigilantes"
19 Nov 2025 | 08:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Clube
01 Jan 2024 | 17:00 |
Com o ano de 2023 a terminar, o Leonino reuniu os cinco momentos menos positivos do Sporting no presente ano civil. Apesar de o Clube de Alvalade ter tido motivos para sorrir em muitos aspetos, por outro lado, houve acontecimentos que deixaram os adeptos um tanto ou quanto desagradados. Do futebol às modalidades, confira e recorde os escolhidos.
Escândalo na final da UEFA Futsal Champions League (07/05/2023)
A equipa de futsal do Sporting perdeu a final da UEFA Futsal Champions League frente ao Palma, nas grandes penalidades, após empate a uma bola no tempo regulamentar, num encontro marcado por vários erros de arbitragem que impediram os leões de conquistar a competição pela terceira vez na sua história.
No derradeiro duelo disputado no Velòdrom Illes Balears, em Palma de Mallorca, aos 35 minutos, Anton Sokolov marcou aquele que poderia ter sido o golo da vitória leonina, mas o árbitro assinalou uma falta do russo. Contudo, não houve qualquer infração do jogador, mas foi anulado um golo limpo ao Clube de Alvalade.
O trabalho ‘'habilidoso' dos apanha-bolas também foi uma nota negativa da partida. Sempre que a bola saía para reatamento a favor do Sporting, demoravam eternidades a dar o esférico aos atletas verdes e brancos. Da marca dos castigos máximos, a equipa espanhola venceu por 5-3.
No final da partida, Nuno Dias criticou o golo invalidado ao Sporting: “Na altura em que passamos para a frente com um lance desses, sempre que os árbitros quiserem marcar falta aos pivots, os jogos vão ter 25 faltas por parte. Se marcaram este da maneira como marcaram, quando estão os dois a agarrar, é penalizaram-nos”.
Quarto lugar na Liga portuguesa (21/05/2023)
Com o empate (2-2) em Alvalade entre Sporting e Benfica, em dérbi da 33.ª jornada da Liga portuguesa, os leões viram confirmado o quarto lugar e ficaram arredados da Liga dos Campeões e, por sua vez, foi confirmado na fase de grupos da Liga Europa em 2023/24.
Após a partida, questionado sobre a "margem reduzida" que iria ter na época seguinte, Rúben Amorim explicou que sente o "apoio de toda a gente no Clube" e que tem "uma confiança enorme" no seu trabalho, mas reforçou a ideia de que tudo fica mais complicado após "uma época com objetivos falhados”.
“Sabendo que o futebol é como é, depois de uma época difícil, torna a outra época mais difícil, com menos crédito. Mas eu acredito que nós vamos dar a volta, portanto esse cenário não está na minha cabeça neste momento", sublinhou.
O Sporting terminou a temporada fora do pódio com 74 pontos e ficou a quatro do Braga, terceiro classificado (78). O Benfica terminou líder do Campeonato Nacional com 87 pontos. Já o Porto ficou no segundo posto com 85 pontos somados.
Atuação do VAR em jogos do Sporting
Os jogos recentes do Sporting contra o Vitória de Guimarães e o Porto mereceram duras críticas por parte do Clube de Alvalade defende que “foi por demais evidente como o VAR adotou critérios opostos”, sublinhando que “em ambos foi o Sporting que saiu prejudicado”.
De recordar que os verdes e brancos perderam frente aos vimaranenses por 3-2, João Pinheiro foi protagonista no encontro, ao transformar um segundo amarelo por simulação de Ricardo Magas numa grande penalidade para os minhotos.
Hugo Miguel, VAR da partida, não chamou o juíz para ver as imagens. O erro grosseiro prejudicou os leões de forma direta que, em vez de saírem dos primeiros 45 minutos com vantagem - no marcador e numérica - se viram descompensados com um empate e um adversário que ficou com um jogador ‘a mais’.
No mais recente Clássico entre Sporting e Porto (2-0), os leões tiveram dois golos invalidados por ação do VAR. No primeiro lance, numa jogada magistral de Eduardo Quaresma, o vídeo-árbitro invalidou o golo por suposta falta do central leonino sobre João Mário. Já nos descontos, Paulinho ainda fez o 3-0, mas, mais uma vez, o árbitro anulou o lance por um toque de Daniel Bragança em Fran Navarro.
“O VAR é uma ferramenta essencial para uma maior justiça e transparência das competições. Quem não defende o VAR, não defende a busca da verdade desportiva. O Sporting apela por isso a que haja urgentemente uma uniformização de entendimento do protocolo VAR por parte dos árbitros. Ganham os árbitros, ganham os clubes, ganha a verdade desportiva”, escreveram os leões em comunicado.
Violência da polícia contra adeptos do Sporting
O Clássico (2-0) entre Sporting e Porto ficou ainda marcado pela intervenção da PSP antes da partida. Os incidentes ocorreram nas imediações do Estádio de Alvalade. A atuação do corpo de intervenção da polícia de segurança pública resultou em vários feridos.
De resto, foram vários os adeptos a acusarem as forças de autoridade de carga excessiva e desproporcional antes do encontro e foram vários os Sportinguistas a partilharem as agressões de que foram alvo no cruzamento da Alameda das Linhas de Torres com a Rua António Stromp.
As cenas foram registadas e colocadas nas redes sociais. Um dos adeptos agredido promete fazer queixa no Ministério da Administração Interna, alegando que estava de braços no ar e mesmo assim foi alvo de um dos agentes.
Tiros de bala de borracha foram disparados sobre adeptos que asseguram que nada fizeram para merecer tal tratamento. O adepto Sportinguista em causa apresentou a sua versão dos factos, denunciando bastonadas que o deixaram a sangrar da cabeça.
Polémicas com claques
A relação do Sporting com as claques do Clube de Alvalade, nomeadamente com a Juve Leo, continua pelas ruas da amargura. O último capítulo desta novela aconteceu na mítica gala dos Rugidos de Leão, com os verdes e brancos a quererem meter a claque na ‘porta dos fundos’.
“Havia uma mesa reservada para um conjunto de Sportinguistas que pertencem à Juve Leo, que era suposto ficar sensivelmente no meio da sala. Acontece que a mesma foi, sem qualquer explicação mudada de sítio”, disse uma fonte ao nosso Jornal
Um outro aspeto que agravou a relação entre as partes foi o silêncio do Clube de Alvalade relativamente à adepta dos leões que foi agredida na deslocação dos leões ao reduto do Benfica: “Quando é para atacar os nossos, são comunicados atrás de comunicados. Aplica-se o mesmo ao Porto. Para o nosso eterno rival a conversa é outra”, finalizou a mesma fonte.
Desde que assumiu as rédeas do Sporting, a atual Direção fez do relacionamento com as claques um dos seus principais cavalos de batalha, denunciando aquilo que, no seu entendimento, não são práticas aceitáveis. Em janeiro, Mustafá exigiu a demissão de Frederico Varandas, acusando o atual Presidente de "incapacidade de liderança" e de estar a destruir o Clube.
Presidente do Clube de Alvalade deu uma entrevista ao diário 'Bild', na qual abordou a evolução dos leões no decorrer das últimas temporadas
09 Dez 2025 | 07:21 |
Frederico Varandas viajou para a Alemanha antes da restante equipa do Sporting, que se prepara para o embate frente ao Bayern Munique, para a sexta jornada da Liga dos Campeões. O Presidente dos leões abordou a evolução do Clube nas últimas temporadas, em entrevista ao diário 'Bild', tendo ainda analisado o caminho dos verdes e brancos e comparado a equipa de Rui Borges com outros emblemas da Liga dos Campeões.
Frederico Varandas: "Bayern Munique - Sporting? Só temos a ambição e sonhos dos jogadores"
"O nosso clube está a provar atualmente que consegue competir com grandes clubes europeus, apesar de não termos os mesmos recursos financeiros. Para mim, o Bayern é atualmente uma das três melhores equipas no Mundo. E marcar um golo na Allianz Arena é provavelmente um dos maiores desafios para qualquer equipa atualmente no Mundo. Será um jogo em que o Bayern é um claro favorito. Da nossa parte, só temos a ambição e sonhos dos nossos jogadores", começou por dizer o líder dos leões.
Frederico Varandas: "Sporting atravessava uma grande crise"
De seguida, Frederico Varandas recordou a forma como chegou à presidência leonina em 2018: "O Sporting atravessava uma grande crise na sua história na altura. Não só porque o clube não ganhava um campeonato desde 2002, mas também porque ocorreu um ataque de 'hooligans' no centro de treinos no qual vários jogadores foram agredidos e, consequentemente, terminaram os contratos. O presidente da altura foi demitido pelo membros da direção e nós estávamos numa forte crise financeira e desportiva".
"Naquela altura, já tinha sete anos de experiência no clube como diretor clínico e, por isso mesmo, conhecia o lado do futebol muito bem. Apesar de ter apenas 38 anos, tinha grande confiança nas minhas capacidades de liderança e no meu conhecimento do clube e da indústria do futebol", explicou ainda Frederico Varandas.
Além disso, o Presidente do Sporting afirmou que, desde então, "nunca mais" voltou a trabalhar como médico, à exceção do período da Covid-19. Fora isso, Varandas destacou o momento atual do Clube de Alvalade, seja ao nível de títulos ou de evolução dos mais variados parâmetros.
Frederico Varandas: "Sporting vive um dos melhores períodos da sua história"
"O Sporting vive um dos melhores períodos da sua história. Ganhámos não só três dos últimos cinco campeonatos, mas também seis taças desde 2018. Somos o clube número um em Portugal, algo que não acontecia há décadas. O clube tem sido rentável em cinco dos últimos seis anos. O único ano em que não fomos sucedeu durante a Covid. O nosso estádio está quase sempre esgotado e mais de 10.000 pessoas estão na lista de espera para comprar lugar anual. O estádio foi completamente renovado e modernizado. O segredo para o sucesso é a visão e o talento das pessoas à minha volta", ressalvou.
Quando questionado sobre se, a curto ou médio prazo, a SAD do Sporting pretende concretizar uma nova venda avolumada - como Bruno Fernandes e até Viktor Gyokeres -, Frederico Varandas não andou em rodeios: "De acordo com o Transfermarkt, temos o plantel mais valioso fora das cinco principais ligas europeias. Isto é resultado do nosso trabalho de excelência da nossa academia e do departamento de scouting. Não quero destacar um nome em particular, mas não temos dúvidas de que muitos clubes europeus de topo estão a monitorizar vários jogadores do nosso plantel".
Novidade foi lançada nas plataformas oficiais do Clube de Alvalade nesta sexta-feira, dia 28 de novembro, já a pensar nas festividades
28 Nov 2025 | 10:59 |
O Sporting anunciou, esta sexta-feira, dia 28 de novembro, uma edição especial de Natal em colaboração com a Nike. A novidade, que conta com uma nova camisola, foi apresentada e explicada nos meios de comunicação oficiais dos verdes e brancos.
Este produto é intitulado como 'Christmas Kit' e, de acordo com o comunicado dos leões, "pretende homenagear simultaneamente a quadra festiva e a identidade única do Sporting", mostrando que a época natalícia "vai além das luzes e dos presentes".
"Este equipamento especial reflete o calor dos reencontros familiares, o brilho das memórias partilhadas e a ligação que, de geração em geração, une os Sportinguistas em torno do seu Clube", pode ainda ler-se na explicação dada pela turma leonina.
De resto, o Sporting anunciou que o Christmas Kit em questão já se encontra disponível para venda e poderá ser adquirido em lojaverde.pt, na Loja Verde do Estádio José Alvalade, Colombo, Almada, e nos quiosques do Vasco da Gama, Ubbo e Cascais.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo domingo, dia 30 de novembro, frente ao Estrela da Amadora, em jogo relativo à 12.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por João Nuno jogar-se-á às 18h00, em Alvalade.
Confira:
Glória do Clube de Alvalade morreu aos 83 anos; Além do Presidente leonino, também Salgado Zenha e André Bernardo marcaram presença no velório
24 Nov 2025 | 19:49 |
Frederico Varandas, Presidente do Sporting, deslocou-se, este domingo, dia 24 de novembro, à Basílica da Estrela para marcar presença no velório de Júlio Rendeiro, antigo hoquista e figura histórica do emblema de Alvalade e da Seleção Nacional, que faleceu na última quarta-feira, aos 83 anos.
Além do presidente da Direção, marcaram presença Francisco Salgado Zenha, André Bernardo e vários elementos do Conselho Diretivo e dos restantes Órgãos Sociais do Sporting. Aos canais do Clube, Frederico Varandas prestou uma homenagem ao antigo atleta, treinador e dirigente leonino.
F. Varandas: "Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting"
"Júlio Rendeiro é uma das glórias do nosso Sporting. É um desportista de eleição que representou o Sporting e a Seleção Nacional ao mais alto nível. Foi duas vezes Campeão do Mundo, cinco vezes Campeão da Europa, Campeão Europeu pelo nosso Sporting, ganhou vários títulos nacionais. Dentro do clube, foi um atleta de eleição, treinador, vice-presidente. Parte uma das grandes glórias da nossa história", disse.
F. Varandas: "Perdemos um amigo"
Frederico Varandas recordou a convivência com o ex-atleta: "Do ponto de vista pessoal, perdemos um amigo. Era uma pessoa que vivia o Sporting intensamente, mas sempre com muita racionalidade. Tinha bom senso, era inteligente. Tivemos a sorte de nos cruzarmos com ele quando decidimos avançar para este projeto e foi uma pessoa que apoiou este Sporting deste 2018. Foi nosso mandatário nas duas eleições e, mesmo antes de partir, sei que estava muito orgulhoso e feliz por ver o Sporting como está. Era o grande amor da sua vida. Colocava o Sporting acima de qualquer outra coisa".
Nascido no Porto, Júlio Rendeiro chegou ao Sporting em 1971 e passou sete anos de leão ao peito. Foi tetracampeão nacional, venceu duas Taça de Portugal e uma Liga dos Campeões. Ao serviço de Portugal foi bicampeão mundial e pentacampeão europeu.