Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Ricardo Esgaio de saída do Sporting? Relação de amor e ódio aproxima-se do fim

Segunda passagem do lateral português, de 31 anos, por Alvalade tem sido marcada por altos e baixos e tudo indica que estará prestes a terminar

Ricardo Esgaio começou por ficar de fora dos primeiros encontros da época, mas entretanto já voltou a somar minutos em campo
Ricardo Esgaio começou por ficar de fora dos primeiros encontros da época, mas entretanto já voltou a somar minutos em campo

  |

Icon Comentário0

Ricardo Esgaio tem sido, nos últimos dias, apontado à porta de saída do Sporting, ainda que o facto do clube ter atingido o limite de vagas de empréstimo tenha tornado mais complicado este cenário. Ao contrário do desejo de uma boa parte dos adeptos leoninos, o lateral poderá ficar, pelo menos, mais seis meses em Alvalade, o que prolongaria a relação de amor e ódio que tem existido desde julho de 2021, altura em que o jogador regressou à casa de partida, proveniente do Braga.


Foi, de resto, na Academia do Sporting que Ricardo Esgaio iniciou o seu percurso. Depois de uma passagem no GD Nazarenos, clube da terra onde nasceu, a Nazaré, juntou-se às camadas jovens do emblema verde e branco, nas quais chegou a jogar como médio-ofensivo. Iniciou a época 2011/12 com a equipa principal, realizando três particulares, mas acabou por juntar-se à equipa B, na Segunda Liga, cuja estreia aconteceu em 2012. Em dezembro do mesmo ano, foi chamado pelo treinador belga Frank Vercauteren à equipa principal, para um jogo da Liga Europa, contra o Videoton, tendo feito assim a sua estreia em jogos oficiais.


A saída de Vercauteren e a chegada de Jesualdo Ferreira relegaram Esgaio para a equipa B uma vez mais e só na equipa seguinte este passou a fazer parte, de forma regular, do primeiro escalão. Entretanto, em 2015, integrou a seleção nacional sub-21 que participou no Europeu e que conseguiu chegar até à final, perdida depois diante da Suécia, nas grandes penalidades (4-3).


Na temporada 2016/2017, ao serviço de Jorge Jesus, realizou somente 14 partidas e não conseguiu impor o seu futebol, o que o levou a ser transferido para o Braga. No Norte, foi-lhe confiada a braçadeira de capitão e venceu a Taça da Liga, em 2020, e a Taça de Portugal, um ano depois.

O regresso a Alvalade aconteceria em 2021. A transferência, levada a cabo por 5,5 milhões de euros, foi recebida com expetativa pelos adeptos do Sporting, até pelas exibições no emblema arsenalista, mas esta segunda passagem por Alvalade tem sido tudo menos linear. Apesar de ter sido utilizado em 138 jogos desde então (com dois golos e 15 assistências), nem sempre tem sido aplaudido a partir das bancadas por erros comprometedores e, esta temporada, Ricardo Esgaio começou por ficar de fora de grande parte dos primeiros encontros da época. Entretanto, voltou a somar minutos e, para já, leva nove partidas.


*Atualizada a 6 de fevereiro


Futebol

Geny Catamo brilha no Sporting e Varandas vai avançar para a compra do craque verde e branco

Extremo internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível com Rui Borges, e deve ser recompensado em breve pelos desempenhos

Geny Catamo, internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível no Sporting, e deve ser recompensado por Varandas
Geny Catamo, internacional pela seleção de Moçambique tem estado a grande nível no Sporting, e deve ser recompensado por Varandas

  |

Icon Comentário0

Geny Catamo tem sido um dos jogadores em grande destaque desde a chegada de Rui Borges ao Sporting. Com Frederico Varandas a preparar a próxima temporada, o dossier relativo ao moçambicano torna-se prioritário e os leões querem resolver a situação assim que possível.


Segundo o jornal A Bola, Frederico Varandas já decidiu e o Sporting vai mesmo avançar para a compra do remanescente do passe do internacional moçambicano. Relembrar que, quando os leões contrataram Geny Catamo ao Amora, em 2019, ficaram detentores de apenas 25% do passe do extremo verde e branco.


Os restantes 75% do passe ficaram na mão do Amora - sendo que dessa percentagem, 85% pertence, na verdade, à academia de futebol que formou Geny Catamo em Moçambique: a Academia Black Bulls, onde o jogador nasceu para o desporto. O Sporting não está para meias medidas e pretende adquirir os 75% do passe que não detém neste momento.


Relembrar que Geny Catamo chegou a reunir algum interesse no mercado de verão, com o Sporting a receber propostas de vários milhões de euros. O jogador tinha o seu lugar no plantel verde e branco, mas com Ruben Amorim a sua importância não era tão grande como é com o novo treinador dos leões, Rui Borges.

No verão passado, chegaram mesmo, pelo menos, duas propostas concretas por Geny Catamo a Alvalade, segundo conta o jornal A Bola. Da Arábia Saudita, uma oferta de 15 milhões de euros, e outra de 12, por parte do Valência. Frederico Varandas recusou as duas e apontou para a fasquia dos 25 milhões de euros para iniciar qualquer tipo de conversa.



Futebol

Álvaro Brito Cenalmor pode ser reforço do Sporting e já está em Alcochete!

Jogador tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno, destacando-se como defesa central

Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno. Pode reforçar o Sporting
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade por Portugal e Espanha, e ocupa as posições mais defensivas do terreno. Pode reforçar o Sporting

  |

Icon Comentário0

É uma surpresa no Universo do Sporting. A Direção dos leões, liderada por Frederico Varandas, vai preparando o futuro do Clube, com atenção a muitos jovens promissores. Um deles, que pode estar prestes a ser reforço de Rui Borges nos verdes e brancos é Álvaro Brito Cenalmor.


O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.


O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.


Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.

Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.



Futebol

Más notícias! Rui Borges continua com muitos problemas no meio campo do Sporting

Treinador verde e branco tem enfrentando várias ausências no miolo do terreno, situação que se deve manter nas próximas jornadas

Rui Borges, treinador do Sporting tem enfrentando várias ausências no miolo do terreno, situação que se deve manter nos próximos jogos
Rui Borges, treinador do Sporting tem enfrentando várias ausências no miolo do terreno, situação que se deve manter nos próximos jogos

  |

Icon Comentário0

Apesar de viver um grande momento a nível pessoal, Hidemasa Morita continua a dar muitas dores de cabeça a Rui Borges. O médio nipónico tinha tudo para se assumir como um dos mais importantes da equipa, mas as constantes dificuldades físicas têm dificultado a tarefa ao médio verde e branco.


O médio dos leões tinha voltado da seleção do Japão com um traumatismo no pé esquerdo que o impedia de treinar e jogar com máxima intensidade. Esteve de fora e recuperou do problema... Mas ainda não está apto. Isto porque, para além dessa lesão, Morita também estará a lidar com alguns problemas musculares.


Este também foi um problema que trouxe do Japão. quando esteve ao serviço da seleção, de onde regressou com mialgias. O departamento médico fez testes, na altura, mas preferiu centrar-se no traumatismo, uma vez que não viam nada nos exames que justificasse o incómodo para Hidemasa Morita.


No entanto, mesmo recuperado do traumatismo, a situação das mialgias ainda não melhorou totalmente, pelo que Morita ficará a fazer trabalho condicionado até estar recuperado por completo. Só aí vai ser considerado como opção válida para ajudar a equipa do Sporting.

Neste momento, é ainda impossível dizer se Hidemasa Morita vai estar disponível para ajudar o Sporting na próxima partida, frente ao Moreirense, na próxima sexta feira, dia 19 de abril. Ao todo, esta temporada, o importante médio centro já falhou um total de 17 jogos, número que pode continuar a subir.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Doping? Plantel do Sporting foi surpreendido e há novidades à vista
Futebol

Doping? Plantel do Sporting foi surpreendido e há novidades à vista

 

Icon Comentário0
Penálti de Otamendi no Benfica - Arouca: novas imagens acabam com choradeira (Vídeo)
Futebol

Penálti de Otamendi no Benfica - Arouca: novas imagens acabam com choradeira (Vídeo)

 

Icon Comentário0
Futebol na TV (14 de abril): Atlético - Valladolid e Bournemouth - Fulham para ver (e não só)
Futebol

Futebol na TV (14 de abril): Atlético - Valladolid e Bournemouth - Fulham para ver (e não só)

 

Icon Comentário0