
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Portugal - Dinamarca terminou com vitória lusa, por 5-2. Apesar do resultado, a seleção nacional sofreu para não ser eliminada em casa e conseguiu triunfar graças a um bis de Francisco Trincão, que saltou do banco aos 81 minutos. No final do jogo, Roberto Martínez abordou o desempenho do extremo do Sporting e teve uma saída infeliz sobre Geovany Quenda.
Questionado sobre o brilharete do 'camisola 17' dos leões, o espanhol garantiu que "não é fácil entrar no espaço da seleção", apesar de Trincão "já estar a trabalhar muito bem desde os estágios do ano passado.. Isso é importante e mostrou que está preparado... Foi um prazer ver o Trincão marcar e trabalhar muito e mostrar o talento que tem", atirou, à RTP 3.
"Trincão? Não é fácil entrar no espaço da seleção"
Convocado mais uma vez para não sair do banco, Quenda foi um dos temas quentes na conferência de imprensa. Roberto Martínez admitiu que "o futebol moderno mudou muito", pois "há 10 anos falávamos sempre de um onze inicial e as equipas hoje em dia não são só o onze inicial... O Quenda tem estado a trabalhar muito bem, tem crescido muito, tem um potencial incrível. Mas o que eu gosto é de jogadores que, quando entram, dão tudo o que esperamos dos jogadores na seleção".
Para o técnico, o mais importante são "os valores, a luta" e "não é a primeira vez que os jogadores que entram fazem a diferença". No fim, o que Martínez consegue concluir é que "ver o Quenda a desfrutar da festa e a aprender com jogadores com 100 internacionalizações (Bernardo Silva) é ouro futebolístico".
"Ver o Quenda a desfrutar da festa é ouro futebolístico"
No entanto, vale recordar que o treinador das quinas se negou a lançar o jovem diante da Croácia, com possibilidade de bater o recorde de mais novo de sempre a jogar por Portugal. No entanto, Bernardo Silva foi titular frente à Dinamarca porque 'tinha' de realizar a 100.ª internacionalização.
Confira alguns dos melhores momentos de Geovany Quenda:
Clube de Alvalade é, a par do Benfica, o maior representante da equipa das quinas para os próximos compromissos internacionais
|
Francisco Neto apresentou, esta segunda-feira, dia 24 de março, a convocatória para os jogos da Liga das Nações diante da Espanha. Ana Borges, Beatriz Fonseca, Joana Martins, Ana Capeta, Diana Silva e Telma Encarnação (que bisou frente ao Benfica (3-2) foram as futebolistas da do Sporting convocadas pelo selecionador para os próximos compromissos internacionais.
As seis jogadoras vão integrar o estágio da equipa das quinas com vista ao duplo confronto, a contar para as terceira e quarta jornada da fase de grupos da Liga das Nações. O conjunto nacional recebe Espanha no dia 4 de abril, às 19h45, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Quatro dias depois, a 8 de abril, a Seleção Nacional viaja até ao Municipal de Balaídos, em Vigo, onde volta a medir forças com as hispânicas, desta feita às 18h00 de Portugal.
As navegadoras lideram o grupo A3 com quatro pontos, os mesmos do que a campeã europeia Inglaterra, com quem conseguiram um empate (1-1). Já com Bélgica somaram um triunfo (1-0), feitos alcançado em fevereiro de 2025, seguindo-se, agora, a seleção espanhola, inclusive na mesma competição.
Francisco Neto antevê uma jornada difícil contra as campeãs do mundo: "Uma jornada de nível de adversidade altíssimo, contra uma seleção dominadora nos últimos tempos. Temos de apresentar a nossa melhor versão. Vão ser desafios muito intensos e altamente competitivos. Irá colocar problemas diferentes dos que temos vindo a enfrentar nos últimos tempos", afirmou o timoneiro Seleção Nacional.
O treinador definiu a estratégia da equipa: "O objetivo para a Liga das Nações está traçado e muito bem coordenado com toda gente. Queremos consolidar Portugal na Liga A. Sabemos que estamos mais próximo das equipas do topo, mas temos a nossa humildade e vamos jogar contra as campeãs do mundo", concluiu.
Aos 51 minutos, pupilo de Rui Borges recebeu um grande passe e, sozinho, na cara de Max Weib, atirou para o fundo das redes da equipa germânica
|
A Seleção Nacional de Sub-20 empatou (1-1) com a Alemanha, com golo de Afonso Moreira, esta segunda-feira, dia 24 de março, em encontro da Liga de Elite Sub 20, no Estádio Karl-Liebknecht, em Potsdam-Babelsberg. A equipa das quinas realizou, assim, o seu segundo jogo neste momento de trabalho, depois do empate diante da Inglaterra (1-1), no Estádio Municipal de Leiria.
O duelo não teve grandes oportunidades de golo nos primeiros 45 minutos, com as duas nações a entrarem ainda em modo de estudo, sem muitos riscos, mas com a certeza de que o encontro se iria desenrolar. A segunda parte arrancou de maneira diferente da primeira, com festejos para Portugal. Aos 51 minutos, Diego Rodrigues descobriu Afonso Moreira, que sozinho, na cara de Max Weib, inaugurou o marcador.
A Alemanha foi ameçando, com Francisco Silva a brilhar na baliza portuguesa, até que chegou o minuto 76, para o conjunto anfitrião igualar o marcador. Justin Diehl centra para o miolo da área, com Mattes Hansen imperial nas alturas, de cabeça, a fazer baloiçar as redes lusas.
Sem mais alterações no resultado, os comandados de Oceano Cruz terminam este estágio com dois pontos somados no torneio de preparação da Liga de Elite Sub-20. Assim, Portugal é quarto classificado, com 11 pontos, numa tabela liderada pelos germânicos, com 16 pontos, mais um que a Inglaterra (15).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - leva 25 encontros: 14 na Liga 3, seis na UEFA Youth League, dois na Premier League International Cup, um na Liga dos Campeões, um na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal. Ao todo, nos 1.447 minutos, o extremo marcou seis golos e fez duas assistências, sendo uma das grandes figuras da equipa B leonina. O atleta de 19 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Futebolista pede mais empatia por parte dos adeptos e reflete sobre os últimos desafios que equipa verde e branca tem enfrentado recentemente
|
A derrota do Sporting frente ao Benfica, que ditou a eliminação das leoas da Taça de Portugal (3-2), deixou Brenda Pérez visivelmente abalada. A jogadora utilizou as redes sociais para fazer um apelo aos adeptos e para responder às críticas recebidas após a partida, deixando claro que as jogadoras são as primeiras a sofrer com os resultados negativos.
Brenda começou por expressar o quanto a derrota afetou a equipa. "Sim, estamos tristes, estamos f..., muito mais que ninguém", afirmou, revelando o quanto a derrota a incomodou pessoalmente. "Somos nós que treinamos todos os dias, somos nós que queremos ganhar tudo, mas, às vezes, não conseguimos atingir os nossos objetivos. É difícil para vocês, mas acreditem que é igualmente difícil para nós." A jogadora também fez questão de sublinhar a dedicação da equipa, lembrando que, apesar de todas as dificuldades, o compromisso com o clube é inquestionável.
Além disso, Brenda criticou aqueles que julgam a equipa de fora, sem entender a complexidade do que é ser profissional do desporto. "É muito fácil julgar de fora – seja no futebol ou na vida – mas apenas os corajosos ficam nos maus momentos e acrescentam energia positiva", disse. A atleta explicou que, muitas vezes, a equipa é obrigada a abrir mão de momentos pessoais para estar focada no seu trabalho. "Acham que não gostávamos de estar presentes nos aniversários dos nossos, nos momentos difíceis dos nossos, nos momentos em que precisam de nós e não conseguimos estar perto? Ainda assim, pomos o nosso profissionalismo acima de qualquer coisa porque foi a nossa escolha", desabafou.
Brenda também aproveitou para pedir empatia. "O futebol traz todos os sentimentos à flor da pele mas só vos peço uma coisa: lembrem-se que também somos pessoas que sentem, que ficam tristes e que ficam frustradas quando não alcançam as metas a que se propõem", pediu a jogadora, destacando ainda a importância do apoio dos adeptos, lembrando que a equipa continua a lutar por vitórias e que, no futuro, as conquistas virão.
A mensagem de Brenda termina com um apelo à união da equipa e dos adeptos: "É momento de refletir, de nos unirmos mais do que nunca e de acreditar que, mais cedo ou mais tarde, isto vai mudar. Merecemos muito e vocês também. Obrigada pelo apoio", concluiu a jogadora, reforçando a importância da força coletiva e do apoio incondicional dos sportinguistas.