Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
23 Jul 2024 | 12:29 |
Desde o início do arranque dos trabalhos do Sporting, no início do mês de julho, que Rúben Amorim tem aproveitado a oportunidade para testar diferentes combinações e realizar diversas experiências, entre elas colocar Iván Fresneda e Ricardo Esgaio na posição de central direito. Foi logo no primeiro jogo de preparação com o Estoril (0-0), ainda na Academia Cristiano Ronaldo, que este teste foi efetuado, com cada um dos jogadores a realizar 35 minutos no lugar (durou cerca de 70’).
O português e o espanhol foram ainda avaliados na ala que, vale lembrar, é a posição de origem de ambos. No que concerne ao 'camisola 47', é importante salientar que a sua continuidade no emblema verde e branco continua longe de assegurada, com diversos interessados na sua contratação, sendo que poderá sair neste mercado de transferências.
Iván Fresneda reforçou o Clube de Alvalade, em 2023, para ocupar o lugar deixado a arrefecer por Pedro Porro, que foi rumo a Inglaterra para reforçar o Tottenham. O lateral espanhol assinou contrato com o Sporting até junho de 2028, com uma cláusula de rescisão que ronda os 80 milhões de euros. No que diz respeito a Ricardo Esgaio, o lateral regressou ao Sporting no início da temporada 2021/22 depois de ter representado o Braga por quatro épocas consecutivas.
Em 2023/24, ao serviço do Sporting, Iván Fresneda – avaliado em 9 milhões de euros – contou apenas com 10 encontros na equipa A (200 minutos): quatro na Liga Europa, cinco na Liga Portugal Betclic e um na Taça de Portugal, contabilizando ainda um duelo na turma secundária verde e branca (90 minutos), com uma assistência na conta pessoal.
Em 2023/24, Ricardo Esgaio – com valor de mercado a rondar a casa dos 3 milhões de euros – já realizou 47 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga Europa, sete na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 2.540 minutos em que esteve em campo, o ala dos leões fez quatro assistências para os companheiros de equipa.
Responsáveis leoninos mostram-se atentos às movimentações do mercado de transferências e podem acabar por lucrar muito em breve
22 Mai 2026 | 12:37 |
Flávio Nazinho está muito perto de voltar a render dinheiro ao Sporting. O lateral-esquerdo de 22 anos, atualmente ao serviço do Cercle Brugge, tem praticamente tudo acertado para reforçar o AS Monaco na próxima temporada.
Segundo apurou o jornal A Bola, a transferência do antigo jogador leonino permitirá aos verdes e brancos encaixar mais cerca de 1 milhão de euros. Isto porque, quando vendeu Nazinho ao Cercle Brugge em 2024/25 - depois de um período inicial de empréstimo - o Sporting salvaguardou uma percentagem de futura venda no negócio.
O lateral, que passou grande parte da formação na Academia Cristiano Ronaldo, realizou apenas 11 jogos pela equipa principal dos leões entre 2021 e 2023, mas valorizou-se significativamente no futebol belga, tornando-se uma das figuras da equipa de Bruges.
A transferência para o Monaco deverá rondar os 5 milhões de euros, permitindo assim novo retorno financeiro ao Clube presidido por Frederico Varandas, numa altura em que o Sporting também prepara importantes encaixes através do mercado.
Além deste negócio, os leões sabem igualmente que irão receber mais 6 milhões de euros pela saída de Rodrigo Ribeiro para o Augsburgo. O emblema da Bundesliga decidiu acionar a cláusula de compra incluída no empréstimo do jovem avançado formado em Alvalade.
Estrutura do Clube de Alvalade continua forte no mercado de transferências e pode estar perto de fechar mais um reforço para Rui Borges
22 Mai 2026 | 12:10 |
Silas Andersen continua muito bem colocado para reforçar o Sporting no próximo mercado de verão e já recolhe elogios de quem conhece bem o futebol nórdico. O médio-defensivo do BK Häcken foi destacado esta quinta-feira por Anders Andersson, antigo jogador de Benfica e o Belenenses.
Em declarações à Rádio Renascença, o antigo internacional sueco traçou um perfil muito competitivo e chegou mesmo a compará-lo a Morten Hjulmand, atual capitão leonino: “É um jogador que investe muito nas emoções, no jogo. É um jogador que os adeptos do Sporting vão adorar, e que os adeptos de Porto e Benfica vão odiar”, afirmou Andersson, entre risos, antes de explicar que Silas “fala com os árbitros e faz muito barulho em campo”, à semelhança do capitão leonino.
O antigo médio destacou ainda a personalidade forte do internacional jovem dinamarquês e acredita que o jogador poderá assumir papel importante no futuro. “O Hjulmand é um líder do Sporting, agora, não é? Não era assim, se calhar, quando chegou, mas o Silas Andersen também pode ser um líder em campo. Não sei se vai ser capitão. Investe muitas emoções, e, se calhar, por vezes, é melhor ficar mais tranquilo”, explicou.
Andersson acredita também que o médio já demonstrou capacidade para competir em contextos exigentes, sobretudo pelas experiências europeias ao serviço do Häcken. “Ele já demonstrou na Europa que pode fazer isso. Mentalidade, ele tem. Não tem medo de nenhum jogador. Tem qualidades extraordinárias”, sublinhou.
O médio dinamarquês soma cinco golos e quatro assistências em 49 jogos pelo Häcken e é um dos nomes mais fortes na lista leonina para reforçar o meio-campo de Rui Borges, numa fase em que os leões preparam profundas alterações no setor para 2026/27.
Futebolista que atua no emblema espanhol tem sido recorrentemente associado ao Clube de Alvalade e responsável teceu-lhe vários elogios
22 Mai 2026 | 11:35 |
José María Gallego falou esta quinta-feira o forte interesse em torno de Sergi Altimira, médio que continua associado ao Sporting para reforçar o meio-campo de Rui Borges na próxima temporada. À margem da apresentação do livro Futebol SA, o dirigente do Betis e antigo proprietário da SAD do Amora foi questionado diretamente sobre uma eventual abordagem leonina pelo jogador de 24 anos. Apesar de evitar confirmar contactos formais, deixou vários elogios ao internacional espanhol.
Gallego: "É normal que muitos clubes estejam interessados nele"
“Altimira é um jogador com contrato, um grandíssimo jogador. É normal que muitos clubes estejam interessados nele, mas neste momento ainda não estamos na fase de planear entradas ou saídas para o próximo ano. Depois veremos o que acontece no verão”, afirmou José María Gallego.
Gallego: "Não temos a urgência de vender como aconteceu noutras ocasiões"
O dirigente espanhol reconheceu ainda que a qualificação do Betis para a Champions League fortalece significativamente a posição do clube no mercado. “Não se trata de sermos mais duros ou mais brandos. Trata-se de que temos ativos importantes e, felizmente, não temos a urgência de vender como aconteceu noutras ocasiões”, explicou.
Questionado sobre a possibilidade de Sergi Altimira encaixar no futebol português e especificamente no Sporting, Gallego voltou a destacar as qualidades do médio. “Pode encaixar perfeitamente em ligas como a Alemanha, Inglaterra, Espanha ou Portugal. É um jogador fantástico, com uma projeção enorme e isso faz com que, logicamente, os clubes não deixem passar despercebido um jogador com este perfil.”
Sergi Altimira é visto em Alvalade como uma solução muito interessante para o meio-campo leonino, sobretudo pela intensidade competitiva, capacidade física e qualidade na construção de jogo. O médio realizou uma época consistente ao serviço do Betis, somando 40 jogos, dois golos e três assistências, números que aumentaram a atenção de vários clubes europeus sobre o jogador.