Futebol
Prodígio dinamarquês apontado ao Sporting: "Seria estranho escolher o Benfica"
03 Dez 2025 | 14:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Dez 2025 | 17:25 |
Pedro Gonçalves continua o regresso à melhor forma, e voltou a treinar sem qualquer limitação, a apenas dois dias do Benfica - Sporting, dérbi a contar para a 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O médio português esteve lesionado recentemente, mas já somou alguns minutos na última partida, com o Estrela da Amadora.
Rui Borges voltou a orientar um treino do plantel principal do Sporting, esta quarta-feira, dia 3 de dezembro, depois de uma folga concedida aos jogadores verdes e brancos. Em relação a boas notícias, Pedro Gonçalves foi o grande destaque, uma vez que não apresentou qualquer retrocesso na recuperação da lesão que sofreu recentemente.
Por outro lado, Fotis Ioannidis continua de fora das opções de Rui Borges, o que deixa mais perto a confirmação da sua ausência no Benfica - Sporting. O avançado helénico lesionou-se na mesma partida que Pedro Gonçalves, mas ainda não recebeu o 'ok' para voltar à competição.
Sendo assim, Fotis Ioannidis juntou-se a Zeno Debast, Nuno Santos e Daniel Bragança, no lote de jogadores do Sporting entregues à Unidade de Performance do Clube de Alvalade. De resto, Rui Borges pode contar com todos os jogadores, naquele que vai ser o penúltimo treino antes do jogo com o Benfica.
O Sporting faz, na próxima quinta-feira, dia 4 de dezembro, o último treino com vista ao Benfica - Sporting. Depois disso, Rui Borges vai estar perante os jornalistas, para a conferência de imprensa de antevisão ao dérbi da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic, marcado para a próxima sexta-feira, 5 de dezembro, pelas 20h15, no estádio da luz.
Extremo moçambicano e defesa-central costa-marfinense são baixas para os leões em breve, e estão quase a abandonar Alvalade, após decisão da FIFA
03 Dez 2025 | 16:27 |
Geny Catamo e Ousmane Diomande vão deixar o Sporting no próximo dia 15 de dezembro, caso vejam confirmadas as suas convocatórias para a Taça das Nações Africanas (CAN). Tanto Moçambique como a Costa do Marfim tem as suas presenças garantidas na competição que arranca a 21 de dezembro.
A decisão vem diretamente da FIFA. O organismo que tutela o futebol mundial emitiu um comunicado, onde obriga os clubes a libertar os jogadores convocados para a CAN no próximo dia 15 de dezembro, exatamente uma semana antes do arranque da competição continental.
"Seguindo a abordagem adotada para o Mundial'2022, o período para dispensa dos jogadores será reduzido em sete dias e começa em 15 de dezembro", explicou a FIFA, numa medida tomada para minimizar o impacto da ausência dos atletas nos emblemas que representam.
A FIFA incentiva, ainda, clubes, jogadores e federações a negociarem, com uma base de boa-fé, o libertar dos jogadores para as respetivas seleções nacionais. O organismo presidido por Gianni Infantino reserva para si o poder de decisão, em caso de conflitos onde uma resolução entre as três partes não é possível.
Para o Sporting de Rui Borges, isto significa que tanto Geny Catamo - presença garantida na Seleção de Moçambique - e Ousmane Diomande - que ainda tem a sua presença na competição em dúvida - vão deixar o clube a meio de dezembro, e falhar um período crítico para a temporada verde e branca.
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol anunciou, recentemente, que está disposta a avançar com decisão que pode para o futebol nacional
03 Dez 2025 | 15:44 |
A Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF) anunciou, através de um comunicado emitido recentemente, intitulado “Cartão Vermelho à Violência Verbal”, que está disposta a avançar com uma paragem total das equipas de arbitragens no futebol português. O propósito da organização, sabe-se agora, é intensificar os protestos, e a ameaça pode ter grande impacto na realização do Benfica - Sporting - para o qual António Nobre foi anunciado como árbitro principal.
A APAF começa por explicar que teve, recentemente, uma reunião com vários membros da Liga Portugal, incluindo o Presidente Reinaldo Teixeira, para discutir algumas problemáticas relacionadas com os árbitros. Após receberem resposta insatisfatória em relação às suas reivindicações, a organização ameaça intensificar as ações de protesto.
Depois, a APAF ameaça mesmo uma paragem total dos árbitros de futebol. O organismo escreve, de seguida: "Exigimos que este tema seja finalmente encarado com a seriedade e profundidade que merece e que seja devidamente debatido na Liga Portugal, tanto em sede de Assembleia Geral como na Cimeira de Presidentes, marcada para o próximo dia 4 de dezembro".
Relembrar que dia 4 de dezembro é, exatamente, a véspera do Benfica - Sporting, o jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro entre leões e águias pode, assim, ficar em risco, caso a APAF não veja as suas exigências resolvidas, e decida tornar realidade as ameaças que faz no seu comunicado.
"É fundamental que as alterações regulamentares e disciplinares estejam, de forma clara, em cima da mesa, e que exista uma verdadeira vontade de ajustar o regulamento em benefício das competições", explica a APAF, na parte final do comunicado emitido esta quarta-feira, dia 3 de dezembro.
Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quarta-feira, 3 de dezembro, o escolhido para arbitrar o dérbi de Lisboa
03 Dez 2025 | 15:24 |
António Nobre foi o escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para ser o árbitro principal do Benfica - Sporting. A decisão vai contra a opinião dos especialistas, que apontavam João Pinheiro como o grande favorito ao jogo grande da 13ª. jornada da Liga Portugal Betclic.
O árbitro português vai ser acompanhado por Nélson Pereira e Francisco Pereira, os dois juízes que vão servir como assistentes de António Nobre no Benfica - Sporting, um encontro muito importante para a definição da tabela classificativa, na reta final da primeira volta da Liga Portugal Betclic.
Ainda parte da equipa de arbitragem que vai estar presente no Benfica - Sporting, comandada por António Nobre, estarão Miguel Nogueira, como quarto árbitro, e Rui Costa, nas funções de VAR. Por último, Paulo Brás está nomeado para AVAR do dérbi da segunda circular.
Esta é uma notícia que deverá agradar a Frederico Varandas. Depois dos leões verem João Pinheiro e Fábio Veríssimo apontados ao dérbi, António Nobre acaba por ser o nomeado para a partida dos leões, um nome que, até hoje, tem sido sinónimo de vitórias verdes e brancas.
António Nobre já apitou, na sua carreira, 19 partidas do Sporting. Os leões contam com apenas uma derrota sob o juízo do árbitro português - na última época, por 2-1, com o Moreirense. De resto, há ainda a destacar um empate, com o Sevilha, no troféu Cinco Violinos, sendo que nos restantes 17 jogos, o Sporting venceu sempre.