
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Gonçalo Inácio regressa aos treinos do Sporting na terça-feira e será reavaliado pelo departamento médico, depois de ter cumprido 120 minutos no encontro entre a Seleção Nacional e a Dinamarca (5-2), relativo à segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações.
O pupilo de Rui Borges foi titular na partida da segunda mão dos quartos de final da Liga das Nações. Após o apito final, o central do Clube de Alvalade não conseguiu disfarçar os sinais de fadiga. Assim que o encontro terminou, o jogador solicitou de imediato um gel energético para tentar repor as energias.
O Sporting volta às sessões de trabalho, após Rui Borges ter dado três dias de folga aos jogadores, e depois de uma semana em que não pôde contar com mais de metade do plantel. Neste regresso, o treinador dos leões já vai começar a preparar a deslocação ao Estádio José Gomes, na Reboleira.
De recordar que Gonçalo Inácio já havia falhado a receção ao Famalicão para cumprir uma suspensão de cinco cartões amarelos. O lance aconteceu a abrir o encontro com o Casa Pia, aos 6 minutos, ainda com o marcador a zeros. O central dos leões, de forma involuntária, acertou com o braço em Jérémy Livolant numa disputa de bola, sendo admoestado por Hélder Malheiro, e, dessa forma, falhou o último encontro.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 32 encontros: 20 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.413 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Jogador brilhou com a camisola da Seleção Nacional, assinando dois golos na vitória frente à Dinamarca (5-2), que garantiu a qualificação de Portugal
|
Francisco Trincão brilhou com a camisola da Seleção Nacional, assinando dois golos na vitória frente à Dinamarca (5-2), que garantiu a qualificação de Portugal para a final four da Liga das Nações. A exibição do extremo do Sporting não passou despercebida além-fronteiras.
Depois de ter estado em evidência, o pupilo de Rui Borges é notícia em Inglaterra esta segunda-feira, dia 24 de março, ao ser colocado no radar de Arsenal, Newcastle e Manchester United, de acordo com o ‘Mirror’ que escreve que o extremo pode mesmo acabar a jogar num destes três clubes em 2025/26.
Segundo consta, Ruben Amorim quer voltar a trabalhar com o atleta, depois de já o ter treinado em Braga e no Clube de Alvalade, que conseguiu resgatá-lo ao Barcelona em 2022, muito por força da intervenção do técnico, pagando inicialmente 3 milhões de euros por um empréstimo válido por uma temporada.
No entanto, a Direção, liderada por Frederico Varandas quer renovar contrato com o internacional português, tendo-lhe oferecido a camisola 10 para que continue em Alvalade. Os contactos com o jogador e com o seu empresário, Jorge Mendes, têm vindo a ser intensificados.
Na presente temporada, entre Sporting e a Seleção Nacional, Francisco Trincão – avaliado em 27 milhões de euros – leva 46 encontros disputados. Nos 3.793 minutos que realizou, o comandado de Rui Borges apontou 11 golos e fez 13 assistências, estando a realizar a melhor época da sua carreira.
Na antevisão do jogo com a Gâmbia, referente à qualificação para o Mundial de 2026, questão sobre utilização do jogador foi levantada
|
Ousmane Diomande tem sido convocado com regularidade para a seleção da Costa do Marfim, mas não tem sido utilizado com frequência. Emerse Faé, selecionador, assumiu que não tem qualquer problema com o jogador do Sporting, assumindo que aprecia o jogador, embora o mesmo não seja uma opção no onze da seleção e pede mais empenho ao defesa.
A opção do técnico em não lançar o pupilo de Rui Borges com regularidade nas opções iniciais foi um dos temas comentados pelos jornalistas na antevisão do jogo com a Gâmbia, referente à qualificação para o Mundial de 2026, que será disputado esta tarde em Abidjan, e Faé garantiu que tem uma relação normal com o jogador.
"Não tenho qualquer problema com o Ousmane Diomande, assim como não tenho com qualquer outro jogador que selecionei. Se tivesse um problema com um jogador não o chamaria. O Diomande é um jogador que aprecio, ainda é um jovem, e já vinha à seleção com Jean-Louis Gasset (antigo selecionador). Não há qualquer problema", garantiu.
Emerse Faé pediu total empenho ao camisola 26 dos leões: "Há 11 lugares na equipa por isso é certo que 12 jogadores vão ficar no banco. E não é por ficarem de fora das primeiras escolhas que tenho problemas com eles. Todos têm de trabalhar para conquistarem o seu lugar e esperarem por uma oportunidade no próximo jogo", finalizou. Recentemente o pai de acolhimento do jogador abordou o momento de forma do filho (Saiba mais AQUI).
Na presente temporada, ao serviço do Sporting Ousmane Diomande - avaliado em 40 milhões de euros - foi utilizado em 37 partidas: 24 na Liga Portugal Betclic, nove na Liga dos Campeões, duas na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem de 21 anos disputou 2.958 minutos e marcou dois golos - seis desde que chegou a Alvalade, em 2022/23.
Jogador do Clube de Alvalade tem sido peça fundamental na equipa leonina, tendo já assinado contrato com os ingleses do Chelsea
|
Geovany Quenda está a brilhar na equipa do Sporting e já atrai atenções a nível internacional. Segundo um estudo do Observatório de Futebol do CIES, o extremo leonino é o segundo jogador sub-20 que mais evoluiu esta temporada fora das cinco principais ligas europeias, ficando apenas atrás de Estêvão, do Palmeiras.
O jovem português, que soma 44 jogos esta época, com dois golos e seis assistências, superou nomes como Jobe Bellingham (Sunderland), Jorrel Hato (Ajax) e Luka Vuskovic (Westerlo). No pódio da evolução, ao lado de Quenda, está ainda Kendry Páez, a jovem promessa do Independiente del Valle.
O estudo do CIES avalia a evolução dos jogadores com base no desempenho, minutos jogados e impacto dentro das suas equipas. No caso de Quenda, a ascensão tem sido notável, demonstrando que a aposta do Sporting na sua formação continua a dar frutos.
A crescente valorização de Quenda não passou despercebida e, juntamente com Dário Essugo, ambos já têm destino traçado para a temporada 2026/27, onde rumarão ao Chelsea, o que rendeu ao Sporting 74,4 milhões de euros. A venda de Quenda foi avaliada como uma das transferências registadas por clubes do futebol português. O jovem extremo tem sido peça fundamental na rotação da equipa leonina e, até lá, continuará a brilhar com a camisola do Sporting, deixando o clube português com a missão de aproveitar ao máximo o seu talento enquanto ainda faz parte do plantel.
Com o futuro garantido no gigante inglês, a dúvida agora é como o Sporting irá gerir a sua evolução até a transferência. A janela de transferências de verão de 2026 será crucial, já que Quenda tem demonstrado um crescimento impressionante, o que pode atrair ainda mais olhares para o seu futebol nos próximos anos.