Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Rui Borges é "voltado para o ataque"? O que dizem os números sobre o técnico do Sporting

Treinador verde e branco chegou a Alvalade em dezembro de 2024 e ainda não perdeu nas competições internas, mas tem sido um pouco criticado

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

03 Mai 2025 | 11:14 |

Icon Comentário0

Rui Borges chegou a Alvalade em janeiro de 2024, e ainda não perdeu para as competições internas. Já foi criticado por não ser treinador para uma equipa grande, mas os números não confirmam essa ideia: o Sporting está a caminho do segundo melhor ataque do século em 24/25, só não marcou por quatro vezes esta época (apenas duas com Rui Borges, contra o Dortmund, e tem 47 golos em 16 jogos disputados fora de casa.


Números que parecem demonstrar uma capacidade ofensiva bastante presente. O jornal A Bola falou com Lucas Rodrigues, jogador do Seoul, da Coreia do Sul, que foi treinado pelo técnico leonino no Mafra, e que por isso conhece bem Rui Borges. O jogador parece confirmar a vontade de ataque do transmontano.


"Ele é, de facto, um treinador voltado para o ataque, com variedade de estratégias e que privilegia sempre as boas tomadas de decisão. Quando fui treinado por ele [em 2022/2023, no Mafra] os treinos eram objetivos, intensos, de fácil compreensão e bastante prazerosos", começou por explicar Lucas Rodrigues.


Prosseguiu, com as qualidades que mais admirava no técnico: "Sempre o admirei pela sua postura, inteligência e competência. Estarei a torcer por ele e espero que consiga obter vitórias nos últimos três jogos, culminando a época com uma merecida conquista do campeonato".

Terminou, com a seguinte ideia: "Desde que fui treinado por ele, ficou evidente que era um treinador de outro nível. Quando assumiu a minha equipa [Mafra], tinha deixado um clube que estava no topo da tabela [Vilafranquense] e entrou como nosso treinador num momento crítico, quando estávamos na zona de descida e com todo o talento e habilidade conseguiu levar-nos até ao 6.º lugar, deixando marca na história do clube. É um treinador muito humano, compreensivo, preocupado e próximo dos jogadores", rematou Lucas Rodrigues, acerca de Rui Borges.



Futebol

20.º classificado da Premier League chega aos 35M para comprar jogador do Sporting

Ingleses vão voltar a tentar a contratação do futebolista em janeiro, embora ainda precise de obter luz verde interna para avançar financeiramente

Sunderland continua interessado em Geny Catamo e mantém o extremo do Sporting na lista de possíveis reforços para o mercado de inverno
Sunderland continua interessado em Geny Catamo e mantém o extremo do Sporting na lista de possíveis reforços para o mercado de inverno

26 Out 2026 | 10:24 |

Icon Comentário0

O Sunderland continua interessado em Geny Catamo e mantém o extremo do Sporting na lista de possíveis reforços para o mercado de inverno. O clube inglês poderá voltar a tentar a contratação do internacional moçambicano em janeiro, embora ainda precise de obter luz verde interna para avançar financeiramente.


De acordo com Sacha Tavolieri, da Sky Sport, os ingleses não pretendem ultrapassar os 35 milhões de euros pelo jogador, de 25 anos. No verão, o Sunderland estaria disposto a chegar aos 40 milhões, mas o Sporting exigiu o valor da cláusula de rescisão, fixada nos 60 milhões de euros, e o negócio acabou por não avançar.


O perfil de Geny Catamo agrada particularmente a Régis Le Bris. O treinador do Sunderland vê no extremo leonino características que podem reforçar o corredor direito e complementar o jogo de Malick Fofana, que atua preferencialmente no lado esquerdo.


Além da capacidade para desequilibrar no um para um, o jogador do Sporting destaca-se pela facilidade com que procura zonas interiores para criar perigo. As características encaixam nas soluções ofensivas que o emblema inglês pretende acrescentar à equipa.

Ainda assim, uma eventual proposta depende da decisão da direção do Sunderland, que deverá discutir internamente a disponibilização dos fundos necessários. A concorrência também promete ser significativa: o Newcastle companha o jogador, enquanto Everton, Leeds United, Bournemouth e Brentford terão observado recentemente as suas exibições.



Futebol

Rodrigo Roquette diz o que acha que vai acontecer a Rui Borges no Sporting: "Dificilmente...

Conhecido adepto do Clube de Alvalade comentou a continuidade do técnico no emblema leonino após a derrota com o Académico de Viseu

Rui Borges dificilmente irá continuar no Sporting dado à descrença dos adeptos e da própria equipa, diz Rodrigo Roquette
Rui Borges dificilmente irá continuar no Sporting dado à descrença dos adeptos e da própria equipa, diz Rodrigo Roquette

26 Out 2026 | 10:13 |

Icon Comentário0

O Sporting voltou a sofrer uma derrota em casa, desta vez frente ao Académico de Viseu, por 2-1, na nona jornada da Liga. O futuro de Rui Borges está em risco e Rodrigo Roquette não acredita na continuidade do técnico em Alvalade.


R. Roquette: "Dificilmente Rui Borges irá continuar no Sporting"


"Dificilmente Rui Borges irá continuar no Sporting. Há uma enorme descrença dos adeptos, mas parece haver também descrença da própria equipa", começou por escrever na sua conta na plataforma X (anteriormente Twitter), dando a entender que se perdeu a esperança no treinador.


Na mesma publicação, o conhecido adepto leonino entende que a equipa é nova, mas pedia-se mais rendimento. "É verdade que é uma equipa renovada, que requer tempo, mas há talento e jogadores para muito mais…Académico bem no jogo e no campeonato", pode ler-se.

Esta segunda-feira, a Academia Cristiano Ronaldo será o palco de uma reunião crucial entre o presidente leonino, Frederico Varandas, e Rui Borges. Em cima da mesa estará a discussão em torno do futuro do comando técnico e a definição da continuidade do treinador em Alvalade.


O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 27 de outubro, frente ao Marítimo. O encontro, a contar para os quartos de final da Taça da Liga, diante da turma orientada por Mitchell van der Gaag, jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.

Veja a publicação de Roquette:


Futebol

Futuro de Rui Borges em risco no Sporting: "Já foi expulso"

Comentador recorda que técnico tem vivido constantemente sob a comparação com Ruben Amorim, uma referência que considera difícil de igualar

Sérgio Krithinas considera que o futuro de Rui Borges no Sporting está em risco e que os adeptos já o expulsaram de Alvalade
Sérgio Krithinas considera que o futuro de Rui Borges no Sporting está em risco e que os adeptos já o expulsaram de Alvalade

26 Out 2026 | 09:57 |

Icon Comentário0

Sérgio Krithinas considera que o futuro de Rui Borges no Sporting está em risco, perante a contestação crescente dos adeptos leoninos. Numa análise ao momento da equipa, o comentador defende a importância da estabilidade nos clubes, mas entende que o técnico "já foi expulso" de Alvalade pelos próprios adeptos, após a derrota com o Académico (2-1).


"A estabilidade é a melhor conselheira dos clubes mas as bancadas são "bichos" difíceis de domar", começou por escrever no jornal 'Record', recordando que Rui Borges tem vivido constantemente sob a comparação com Ruben Amorim, uma referência que considera difícil de igualar.


"Rui Borges sempre viveu sob o signo da comparação com Amorim, com quem poucos saem a ganhar, e nunca foi amado pelos adeptos, nem com uma dobradinha a salvar uma temporada que chegou a parecer perdida e a melhor performance de sempre do clube na Liga dos Campeões", sublinhou, considerando que a contestação poderá estar perto de ter consequências para o treinador.


"Nesta altura, parece uma questão de tempo até que o chicote estale em Alvalade, estádio onde o treinador será já amanhã submetido a novo julgamento (diante do Marítimo, para a Allianz Cup), perante dezenas de milhar de advogados de acusação e nenhum advogado de defesa".

S. Krithinas: "Rui Borges já foi expulso de casa pelos adeptos"


Sérgio Krithinas recordou ainda as palavras de Frederico Varandas, que há cerca de um mês garantiu que não tomava decisões em função da contestação: "O presidente do Sporting já tem experiência suficiente para perceber que a contestação de um estádio inteiro é uma chama que nem o bombeiro mais experiente apaga com facilidade. Rui Borges já foi expulso de casa pelos adeptos; resta saber se o senhorio vai resistir à tentação de o meter na rua".


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Rui Borges pode sair do Sporting esta segunda-feira; Saiba tudo
Futebol

Rui Borges pode sair do Sporting esta segunda-feira; Saiba tudo

26 Out 2026 | 09:45

Icon Comentário0
Sai ou não, lenços brancos e luta pelo título; Tudo o que disse Rui Borges após Sporting - Académico
Futebol

Sai ou não, lenços brancos e luta pelo título; Tudo o que disse Rui Borges após Sporting - Académico

26 Out 2026 | 09:25

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Zeno Debast motiva reflexão profunda na estrutura do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Zeno Debast motiva reflexão profunda na estrutura do Sporting

25 Out 2026 | 14:58

Icon Comentário0