Futebol
Sporting não desiste de 'roubar' colega de Cristiano Ronaldo e existem novos detalhes
07 Jan 2026 | 12:42
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Mar 2025 | 10:17 |
Rui Borges chegou ao Sporting no final de 2024, numa altura complicada para o Clube: substituiu João Pereira no comando técnico da equipa, depois de uma séries de resultados negativos, e viu logo a sua equipa ficar com várias baixas devido a lesão. Mesmo assim, o treinador dos leões atingiu uma das melhores marcas da história verde e branca.
É o quinto melhor treinador de sempre após 10 jogos do campeonato. Ao fim da dezena de jornadas aos comandos dos leões, Rui Borges atingiu o registo de seis vitórias e quatro empates, o que significam um total de 22 pontos - o quinto melhor registo em Alvalade, apenas superado por Jorge Jesus (26), Sá Pinto (24) e Leonardo Jardim e Domingos Paciência (ambos com 23).
Quando chegou ao Sporting, a equipa verde e branca era segunda classificada, a um ponto da liderança. É, agora, líder isolado com três pontos de vantagem, ainda que com um jogo a mais. Marcou 24 golos e sofreu 12 num período que foi muito conturbado por problemas físicos constantes em alguns dos jogadores mais importantes do plantel.
Rui Borges pode, em muito, agradecer aos jogadores que tem à sua disposição, uma vez que já se viu obrigado a utilizar todos os 26 jogadores do plantel do Sporting, come exceção feita a Pedro Gonçalves - que já estava lesionado quando o técnico chegou, e ainda não recuperou - e Nuno Santos, que se lesionou até ao fim da época ainda em 2024. Por outro lado, apenas um jogador atuou em mais de 90% dos minutos disputados: Francisco Trincão, que também é o mais substituído - e com quem o Sporting pretende renovar contrato.
De resto, vale ainda a pena destacar que Rui Borges já utilizou 11 jogadores da formação do Clube desde que chegou ao comando técnico da equipa: Quenda, Gonçalo Inácio, Daniel Bragança, Eduardo Quaresma, Ricardo Esgaio e Afonso Moreira tinham sido lançados por Ruben Amorim. João Simões, Alexandre Brito, Eduardo Felicíssimo, Henrique Arreiol e José Silva entraram com Rui Borges.
Internacional sueco foi vendido ao Arsenal no último mercado de verão, por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, mas dividendos continuam a chegar
07 Jan 2026 | 14:27 |
Menos de seis meses depois de ter sido vendido ao Arsenal por um valor inicial de 65,7 milhões de euros, Viktor Gyokeres continua a render dividendos ao Sporting. No passado fim de semana, chegaram de Inglaterra novidades que agradaram à SAD liderada por Frederico Varandas.
Mikel Arteta voltou a apostar no avançado sueco como titular na vitória dos gunners frente ao Bournemouth (3-2), no Vitality Stadium, substituindo-o aos 66 minutos por Gabriel Jesus. Com essa utilização, Gyokeres atingiu a marca dos 20 jogos oficiais pelo Arsenal em que cumpriu, pelo menos, 45 minutos em campo.
Segundo revelou esta quarta-feira o portal britânico Football.London, este registo ativou o pagamento de mais 1,25 milhões de euros ao Sporting, uma vez que o acordo entre os clubes prevê um prémio desse valor por cada bloco de 20 jogos com tempo mínimo de utilização, até ao limite máximo de 5 milhões de euros.
A próxima tranche poderá ser desbloqueada ainda durante a temporada 2025/26, já que o Arsenal tem garantidos pelo menos mais 23 jogos entre Premier League, Liga dos Campeões, Taça de Inglaterra e Taça da Liga, número que poderá aumentar caso os londrinos avancem nas competições.
Com este novo encaixe, o negócio de Gyokeres já rendeu cerca de 67 milhões de euros ao Sporting, montante que pode chegar aos 76 milhões no cenário mais favorável, caso todos os bónus previstos sejam acionados. O contrato contempla ainda um prémio adicional de 500 mil euros por cada 20 participações diretas em golos (golos ou assistências), até um máximo de um milhão de euros - um objetivo mais exigente, tendo em conta que o sueco soma, para já, sete golos e nenhuma assistência.
Por fim, os leões terão também direito a 1 milhão de euros sempre que o Arsenal garantir o apuramento para a fase de liga da Liga dos Campeões, até um máximo de quatro milhões. Um cenário bastante plausível, tendo em conta que os gunners lideram a Premier League, com seis pontos de vantagem sobre Manchester City e Aston Villa.
Informação foi avançada no início da tarde desta quarta-feira, dia 7 de janeiro, confirmando notícias menos positivas para Rui Borges
07 Jan 2026 | 14:00 |
Eduardo Quaresma permanece internado no Hospital de Santo André, em Leiria, desde a noite de ontem, depois de se ter lesionado no encontro da meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães. Ao que tudo indica, o central pode ser operado ainda esta quarta-feira, 7 de janeiro.
De acordo com a informação divulgada pelo jornal Record, o 'camisola 72' dos leões continua a realizar exames complementares, estando já definida a necessidade de intervenção cirúrgica. O defesa será submetido a uma operação ao osso zigomático da face esquerda.
Eduardo Quaresma teve de deixar o relvado de maca depois de um violento choque com Samu, no decorrer da segunda metade da partida, acabando por sofrer um forte traumatismo na face. O tempo estimado de recuperação é do mínimo de seis meses, mas alguns casos podem chegar aos três meses.
No final do encontro, Rui Borges mostrou-se preocupado com a situação clínica do defesa dos leões: "Fiquei sentido com a saída dos dois [Ioannidis e Eduardo Quaresma]. Triste porque o Edu pode ter alguma gravidade", confessou em declarações à Sport TV.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem apenas 15 partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 1.088 minutos, somando um golo e duas assistências na conta pessoal.
Clube de Alvalade terá referenciado os jogadores de Shaktar Donetsk e Valencia, respetivamente, para resolver alguns problemas no plantel de Rui Borges
07 Jan 2026 | 13:04 |
O Sporting encontra-se a considerar a possibilidade de garantir a contratação de Javi Guerra (Valencia) ou Marlon Gomes (Shaktar Donetsk), com vista à necessidade encontrada de contratação um 'número 8' para o plantel orientado por Rui Borges.
A informação está a ser avançada pelo portal Visão de Mercado, desde a última terça-feira, 6 de janeiro, com novas atualizações sobre as intenções dos verdes e brancos neste mercado de transferências. A própria imprensa internacional vira o jogo para Marlon Gomes.
Segundo os mais recentes rumores, os responsáveis do Sporting equacionam "gastar bom dinheiro" numa eventual contratação do médio brasileiro de 22 anos, que se encontra a realizar a sua segunda temporada ao serviço do emblema ucraniano.
Esta necessidade surge devido ao facto de Giorgi Kochorashvili não ter encontrado o seu espaço na equipa de Rui Borges. João Simões ainda é considerado 'curto' para as funções necessárias, enquanto Hidemasa Morita está na fase final de contrato com o Sporting. O regresso de Daniel Bragança podia adiar a contratação de um médio, mas os leões querem precaver-se devido à incógnita em torno do físico do jogador.
Além de Javi Guerra e Marlon Gomes, vale lembrar, o Sporting também equacionou a contratação de Breno Bidon, médio do Corinthians. De acordo com a imprensa brasileira, os verdes e brancos ponderam apresentar uma proposta de 15 milhões de euros pelo canarinho.
Sporting não desiste de 'roubar' colega de Cristiano Ronaldo e existem novos detalhes
07 Jan 2026 | 12:42
Ruben Amorim no Sporting? Fernando Mendes não admite e defende Rui Borges
07 Jan 2026 | 11:59
Carlos Carvalhal faz revelação sobre passagem no Sporting: "Jogadores queimavam jornais"
07 Jan 2026 | 11:23