Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro do ano passado, e, como tal, vive a primeira janela de transferências como treinador dos leões, e tem a primeira oportunidade para começar a desenhar a equipa à sua imagem. Segundo avança o jornal 'Record', é isso mesmo que quer fazer, e a primeira posição para melhorar é a de lateral-direito.
Tal acontece, em primeira instância, porque com as alterações que o novo treinador verde e branco vem impondo no sistema tática da equipa, o papel de ala (usado no 3x4x3) se extingue, para dar lugar ao lateral-direito (num 4x4x2). Esta mudança tática pede também características diferentes aos jogadores que ocupam aquela posição, e é nesse sentido que Rui Borges acredita que o plantel beneficiaria de um reforço.
O pedido vem, também, no sentido de dar profundidade ao plantel: Geovany Quenda e Gany Catamo deixaram de contar para a posição - devido à alteração daquilo que o treinador leonino pede ao lateral no seu sistema - e Iván Fresneda parece cada vez mais na porta de saída do Clube verde e branco, com a mudança a dever efetivar-se depois da Taça da Liga.
Os jogadores que têm ganho espaço com a mudança são, naturalmente, Ricardo Esgaio, mas também Eduardo Quaresma, que Rui Borges já tinha elogiado naquele papel especifico: "O Quaresma é um central de raiz mas tem caraterísticas para ser um grande lateral – não esquecendo que é um grande central. É competente duelos defensivos e ofensivamente é ‘abusado’, no sentido de ser dinâmico".
O treinador do Sporting - que até já tinha admitido ir 'pescar' ao antigo clube - disse, de resto, as seguintes palavras na antevisão à partida em Guimarães: "Agarro-me sempre aos jogadores que tenho e não me queixo de nada. Se o mercado nos der alguma coisa, ótimo; se não der, ótimo na mesma, vamos com os que temos, e seremos muito competentes com os que temos".
Confira as declarações de Rui Borges relativamente à possibilidade de ir buscar jogadores do Vitória SC no mercado de Inverno:
Ex árbitro internacional analisou os principais casos polémicos da jornada 17 da Liga Portugal Betclic e avaliou decisão no jogo dos azuis e brancos
|
0Iturralde González analisou os principais casos da jornada 17 da Liga Portugal Betclic e, ao jornal Record, o ex-juiz falou "expulsão claríssima" cometida pelo médio Rodrigo Mora no Nacional - Porto e refere que este era um lance para cartão vermelho direto.
"É uma expulsão claríssima. Um pisão no tornozelo, numa zona super perigosa, sem intenção nem qualquer possibilidade de jogar a bola. É uma evidência: vermelho, mas vermelho dos livros. Claríssimo. Não sei o que o árbitro viu para só dar amarelo. É uma entrada por trás, muito dura e perigosa. É vermelho claro", escreveu.
À passagem dos 3 minutos, o pupilo de Vítor Bruno teve uma entrada muito perigosa sobre o tendão de Aquiles de Djibril Soumaré perto do meio-campo da equipa azul e branca. Tiago Martins parou o jogou e foi analisar as imagens do VAR. Depois de avaliar a entrada do jovem médio dos dragões sobre o futebolista insular, o árbitro considerou que a abordagem do criativo portista foi apenas "negligente".
Neste momento, os comandados de Rui Borges estão na liderança da Liga Portugal Betclic, com 41 pontos, mas podem ser ultrapassados. O Porto é segundo com 40, mas tem menos um jogo. Já o Benfica no terceiro posto com 38 pontos. O Braga é quarto com 31.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a Taça da Liga. Os leões voltam a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, frente ao Porto, em jogo das meias-finais da competição. O encontro diante da turma liderada por Vítor Bruno jogar-se-á às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Emblema italiano entra na corrida por futebolista cobiçado pelo emblema verde e branco; Atleta tem estado em destaque na presente temporada
|
0Alberto Costa, lateral direito do Vitória de Guimarães, que está na mira do Sporting, tem sido apontado como possível reforço da Roma neste mercado de transferências de inverno. A formação orientada por Claudio Ranieri já terá apresentou mesmo uma proposta na ordem dos oito milhões de euros, mais um valor em bónus, pelo jogador.
A notícia é avançada pelo jornal 'O Jogo', que adianta que as conversações entre clube transalpino e a SAD do emblema vimaranense deverão avançar nos próximos dias. Além de romanos e Clube de Alvalade, também o Porto e o Benfica já manifestaram no internacional sub-20 português.
Também emblemas transalpinos como a Juventus, de Thiago Motta, e a Atalanta, de Gian Piero Gasperini, estão igualmente atentos aos desenvolvimentos do atleta que tem estado em destaque esta temporada desportiva de 2024/25, agora orientada por Daniel Sousa.
Até ao momento, não existe quaisquer proposta oficial feita pelo Sporting, num momento ainda inicial do mercado de transferências de janeiro. Foi Rui Borges, antigo treinador dos minhotos, quem apostou no jovem de 21 anos na equipa principal dos vimaranenses esta época.
O atleta tem uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros no contrato renovado em outubro até 2028. Formado no Vitória de Guimarães, Esta temporada, Alberto Costa leva 20 jogos, 15 como titular, pela primeira equipa dos vimaranenses, somando um golo e duas assistências.
Leões enfrentam rival azul e branco na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, em partida válida para as meias-finais da da final four da Taça da Liga
|
0O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, frente ao Porto, em jogo relativo às meias-finais da final four da Taça da Liga. O encontro diante da turma liderada por Vítor Bruno jogar-se-á às 20h15, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.
Por esta altura, o Clube de Alvalade procura assim erguer o quinto troféu na competição. A última conquista da prova aconteceu na temporada desportiva de 2021/22 numa final onde os leões - orientados por Ruben Amorim - bateram o Benfica por 2-1 com golos de Gonçalo Inácio (49') e Pablo Sarabia (78')
Franco Israel; Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande e Matheus Reis; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Geny Catamo, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial de Rui Borges diante da formação adversária.
A baliza não terá alterações, com Franco Israel a ser a escolha principal dos verdes e brancos. O quarteto defensivo não terá, muito provavelmente, nenhuma mexida, uma vez que Gonçalo Inácio, apesar de ter recuperado recentemente de lesão, é provável que ainda não seja lançado no onze frente aos azuis e brancos.
No miolo, Morten Hjulmand e Hidemasa Morita voltam a fazer dupla habitual no meio-campo dos verdes e brancos, com as alas a voltarem a ser entregues a Geovany Quenda e Geny Catamo. No ataque, Francisco Trincão ficará no apoio ao goleador Viktor Gyokeres.
Informações: Terça-feira – 6 de janeiro – 19h45 – Estádio Dr. Magalhães Pessoa (SIC)
Quem está fora: Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Nuno Santos (lesão)
Dúvidas: Marcus Edwards
Equipa de Arbitragem: Árbitro: António Nobre; Assistentes: Luciano Maia e Nélson Pereira; 4.º árbitro: Miguel Nogueira; VAR: André Narciso; AVAR 1: Vasco Santos; AVAR 2: João Bessa Silva