Futebol
Domingos Soares Oliveira atrapalha negócios do Sporting e congela transferência de craque dos leões
27 Ago 2026 | 15:39
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
06 Jan 2025 | 07:57 |
Rui Borges chegou ao Sporting a 26 de dezembro do ano passado, e, como tal, vive a primeira janela de transferências como treinador dos leões, e tem a primeira oportunidade para começar a desenhar a equipa à sua imagem. Segundo avança o jornal 'Record', é isso mesmo que quer fazer, e a primeira posição para melhorar é a de lateral-direito.
Tal acontece, em primeira instância, porque com as alterações que o novo treinador verde e branco vem impondo no sistema tática da equipa, o papel de ala (usado no 3x4x3) se extingue, para dar lugar ao lateral-direito (num 4x4x2). Esta mudança tática pede também características diferentes aos jogadores que ocupam aquela posição, e é nesse sentido que Rui Borges acredita que o plantel beneficiaria de um reforço.
O pedido vem, também, no sentido de dar profundidade ao plantel: Geovany Quenda e Gany Catamo deixaram de contar para a posição - devido à alteração daquilo que o treinador leonino pede ao lateral no seu sistema - e Iván Fresneda parece cada vez mais na porta de saída do Clube verde e branco, com a mudança a dever efetivar-se depois da Taça da Liga.
Os jogadores que têm ganho espaço com a mudança são, naturalmente, Ricardo Esgaio, mas também Eduardo Quaresma, que Rui Borges já tinha elogiado naquele papel especifico: "O Quaresma é um central de raiz mas tem caraterísticas para ser um grande lateral – não esquecendo que é um grande central. É competente duelos defensivos e ofensivamente é ‘abusado’, no sentido de ser dinâmico".
O treinador do Sporting - que até já tinha admitido ir 'pescar' ao antigo clube - disse, de resto, as seguintes palavras na antevisão à partida em Guimarães: "Agarro-me sempre aos jogadores que tenho e não me queixo de nada. Se o mercado nos der alguma coisa, ótimo; se não der, ótimo na mesma, vamos com os que temos, e seremos muito competentes com os que temos".
Confira as declarações de Rui Borges relativamente à possibilidade de ir buscar jogadores do Vitória SC no mercado de Inverno:
Fase de liga arranca no dia 8 de setembro e os oito primeiros classificados garantem diretamente um lugar nos oitavos de final da prova
27 Ago 2026 | 17:56 |
O Sporting já conhece o caminho na fase de liga da Champions League 2026/27. Os leões vão receber Barcelona, Manchester United, Galatasaray e LASK, enquanto terão de deslocar-se aos terrenos de Manchester City, Roma, Shakhtar Donetsk e Lens.
O duelo de maior cartaz será a receção ao Barcelona, numa noite que promete encher Alvalade. Também em casa, o Sporting terá pela frente o Manchester United, enquanto Galatasaray e LASK completam os encontros no reduto verde e branco. Do outro lado, as deslocações a Manchester e Roma surgem como os compromissos de maior dificuldade, com o City a representar provavelmente o obstáculo mais duro de todo o sorteio.
A visita ao Etihad será, aliás, um dos grandes momentos da caminhada europeia. O Sporting já tem experiência recente frente ao conjunto inglês. A deslocação a Roma também exigirá uma prestação de alto nível, enquanto Shakhtar e Lens aparecem como adversários perante os quais a equipa leonina poderá procurar somar pontos importantes para a classificação.
Em termos de equilíbrio, os leões recebem dois adversários de cada um dos quatro potes, como determina o formato atual da prova, e terá quatro jogos em casa e outros quatro fora. A presença de Barcelona e Manchester City torna o percurso particularmente exigente, mas os confrontos com Shakhtar, LASK e Lens podem revelar-se decisivos para as contas finais.
A fase de liga arranca a 8 de setembro e os oito primeiros classificados garantem diretamente um lugar nos oitavos de final, enquanto as equipas que terminarem entre o nono e o 24.º lugar terão de disputar um play-off. Na última edição, os leões ficaram no 7.º lugar com 16 pontos.
Analista entende que contratação assume contornos especiais pela história do médio e pelo facto de os leões também terem tentado contratação
27 Ago 2026 | 16:43 |
Nuno Vieira, diretor de 'O Jogo', considera que a transferência de João Palhinha para o Benfica deixou o Sporting particularmente afetado, sobretudo pela longa ligação do médio aos leões. O analista resume o impacto da mudança de forma contundente.
N. Vieira: "Palhinha deixa Alvalade a arder"
"Palhinha deixa Alvalade a arder. 10 anos de ligação ao Sporting e nunca ninguém suspeitou que o médio era, afinal, sócio do Benfica. Não bastava aos leões terem perdido a corrida para os rivais e levam agora com esta pancada de onde menos se esperava. O duelo desta época promete ser bem quentinho", pode ler-se no diário desportivo.
O especialista entende que a contratação assume contornos especiais pela história do internacional português e pelo facto de o Sporting também ter procurado garantir o seu regresso: "As trocas de clube dos jogadores são o prato do dia no futebol nacional e internacional, mas o resgate de João Palhinha por parte do Benfica tem requintes de malvadez ao vizinho e rival histórico da Segunda Circular. É público que o Sporting também lutou pelo regresso do internacional português a Alvalade, onde passou dez anos da sua carreira e casa que serviu de trampolim para outros voos, como a Premier League e o colosso Bayern Munique". Nuno Vieira acrescenta que os leões "só não esperavam que um filho da casa assinasse precisamente pelo adversário de sempre, principalmente porque dispunha de outras opções muito interessantes para prosseguir a carreira."
A apresentação de Palhinha no Benfica trouxe ainda outra surpresa, com a divulgação do cartão de sócio das águias: "A apresentação demorou, mas chegou com estrondo por causa de... um cartão de sócio. Palhinha foi do Alta de Lisboa ao Sacavenense, entretanto prestou provas no Benfica, mas acabou por não ficar e ter o Sporting como destino no escalão de juniores".
Foi precisamente em Alvalade que Palhinha se desenvolveu antes de dar o salto para o futebol internacional: "Cresceu e fez-se homem em Alvalade, onde caiu como uma bomba a exibição encarnada do cartão de associado do novo craque da equipa de Marco Silva. Obviamente que cada um sabe da sua vida e das paixões de criança e adolescência, mas o cenário altamente inesperado apenas serve para acicatar ainda mais os ânimos em relação ao futebolista".
Por fim, Nuno Vieira aponta já ao reencontro entre Palhinha e o Sporting, que acontecerá em Alvalade na penúltima jornada do campeonato: "O dérbi de Alvalade só chega no segundo fim de semana de maio e até lá Palhinha terá, certamente, muita influência nas águias. Resta saber como estarão as contas nessa penúltima jornada para se perceber como será o regresso do médio à casa que o formou. Até lá tudo promete ser bem quentinho".
Verdes e brancos voltam a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, em partida válida para a 4.ª jornada da Liga Portugal Betclic
27 Ago 2026 | 16:05 |
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta quinta-feira, dia 27 de agosto, a equipa de arbitragem nomeada para a 4.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Bruno Costa foi o escolhido para apitar o encontro entre Rio Ave e Sporting.
O juiz da Associação de Futebol do Viana do Castelo foi eleito árbitro principal do duelo e contará com Luís Costa e João Morte como assistentes. Já o quatro juiz será João Afonso, enquanto que o VAR contará com o contributo de Rui Soares. Márcio Azevedo será o AVAR.
Bruno Costa não traz boas memórias à massa associativa do Sporting. A primeira vez em que arbitrou os leões, a turma verde e branca - na altura orientada por Ruben Amorim - saiu derrotada frente ao Varzim (1-0), na edição 2022/23 da Taça de Portugal.
A turma poveira alinhava na Liga 3 e conseguiu eliminar o Clube de Alvalade com um golo solitário marcado por João Faria aos 70 minutos. O encontro foi jogado no Estádio Cidade de Barcelos e, dos atletas utilizados no encontro, permanecem no plantel Gonçalo Inácio, Nuno Santos e Pedro Gonçalves.
O emblema leonino volta a entrar em campo na próxima sexta-feira, dia 28 de agosto, frente ao Rio Ave. O encontro, a contar para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por Sotiris Sylaidopoulos, jogar-se-á às 20h15, em Vila do Conde.
Ruben Amorim ficou muito frustrado no final do jogo: