Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting tem marcado para dia 29 de dezembro o encontro da décima sexta jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Benfica. O treinador Rui Borges, que assumiu o comando da equipa no passado dia 26 de dezembro, pode estar prestes a receber ótimas noticias, relacionadas com o regresso do médio leonino Hidemasa Morita.
É que, segundo avança o jornal 'Record', o jogador verde e branco já terá treinado sem quaisquer limitações, e estará disponível para ser utilizado já no próximo jogo dos leões frente ao eterno rival, que vai ser disputado em Alvalade, às 20h30.
Relembrar que o médio nipónico não joga desde a derrota do Sporting frente ao Moreirense, por 2-1, no passado dia 5 de dezembro, pelo que o ritmo competitivo não será o mais elevado logo no retorno, e poderá envolver ainda alguma gestão por parte da equipa técnica. No entanto, as informações adiantadas são as de que reúne as condições físicas necessárias para ir a jogo no dérbi frente ao eterno rival.
Para Rui Borges, o regresso são boas notícias, uma vez que volta a ter opções para o meio campo - posição onde a equipa estava desfalcada há alguns jogos - e logo um jogador que tanto aprecia: numa entrevista concedida à ‘Voz de Trás os Montes’ destacou a capacidade “de ler e desbloquear o jogo” de Morita. Aliás, o responsável técnico até considerou mesmo o camisola 5 leonino a grande figura da equipa campeã de 2023/24.
Quem também corre para o dérbi é Daniel Bragança: o médio de 25 anos já está no relvado e aparenta estar sem limitações. Deverá realizar este sábado, dia 28 de dezembro, o derradeiro e decisivo teste para perceber se está pronto para o duelo: caso as sensações sejam positivas, estará na ficha de jogo, mas em caso de dúvida a equipa técnica não deverá arriscar.
Treinador leonino foi apresentado no dia 26 de dezembro, mas pode rapidamente alterar um aspeto importante acerca da equipa verde e branca
|
0Rui Borges foi apresentado como novo treinador do Sporting na passada quinta feira, dia 26 de dezembro, e tem marcado para o próximo dia 29 de dezembro o primeiro desafio como técnico dos leões. O novo comandante em Alvalade já terá falado com o grupo acerca de uma alteração importante que pretende: a mudança do sistema tático para um 4x3x3.
Quem avança esta informação é o jornal 'Record'. Rui Borges terá chegado ao Sporting sem medo de mudar e investido em dar o seu cunho pessoal à equipa. A novidade acerca da alteração já terá sido passada aos jogadores, sendo que muitos deles que vêm a jogar regularmente num sistema tático 3x4x3, usado por Ruben Amorim, e mantido por João Pereira.
O treinador de 43 anos não calcula, no entanto, que esta mudança tenha um grande impacto nos atletas, uma vez que considera que existirem várias parecenças entre a sua ideia e as dinâmicas que a equipa trazia: tanto na construção - muitas vezes feita a três homens - como na pressão, rápida e com a ambição de recuperar a bola num prazo máximo de 5 segundos após a perda.
A grande dúvida é, então, se Rui Borges planeia introduzir estas alterações já no próximo jogo, o dérbi de Lisboa frente ao Benfica. O 'Record' avança que poderá ser possível observar, logo nesse primeiro encontro, momentos em que o Sporting apresente uma linha de quatro defesas: por um lado, para baralhar a preparação feita por Bruno Lage, e por outro lado, para ir preparando gradualmente a transição para a ideia de jogo do novo técnico.
Relembrar que este não é um fenómeno inédito, uma vez que também João Pereira procurou introduzir algumas nuances próprias numa equipa dos leões habituada a outras rotinas. O antigo técnico de Alvalade nunca conseguiu convencer os adeptos, mas a verdade é que o grupo de trabalho terá recebido bem o novo treinador, e está disposto a abraçar as suas ideias já num curto prazo.
Estrutura dos leões já reuniu e decidiu abrir mão de futebolista durante o próximo mercado de janeiro, com vista a uma evolução futura
|
0O Sporting vai emprestar Samuel Justo, sabe o Leonino. O médio tem sido escolha assídua na equipa B dos leões, mas o contexto competitivo da Liga 3 é demasiado baixo para uma evolução profícua das qualidades do futebolista de 20 anos.
Segundo informação apurada pelo nosso Jornal, junto de fonte próxima do processo, os responsáveis verdes e brancos vão tentar encontrar colocação para o jogador já no próximo mercado de janeiro. Um empréstimo a uma equipa da Liga Portugal Betclic é, para já, o principal objetivo.
Apesar de o campeonato português ser visto como cenário ideal, a cedência de Justo a um clube estrangeiro não está descartada, depois do brilharete de Dário Essugo com a camisola do Las Palmas. Certo é que a estrutura do Sporting espera que o centrocampista possa dar o salto para patamares superiores.
Na temporada passada, a Direção de Frederico Varandas negociou um empréstimo ao Casa Pia. No entanto, em 2024/25, Samuel Justo só alinhou pela equipa B do Clube de Alvalade. No total, o internacional jovem português soma 13 jogos, tendo disputado 728 minutos.
Com contrato até 2026, o médio não entra nos planos para esta temporada, mas é visto como trunfo de futuro. A saída em janeiro poderá permitir maior utilização ao atleta, de modo a que consiga voltar ao Sporting e vingar no meio-campo verde e branco.
Extremo uruguaio que se juntou aos leões no fim da última janela de transferências falou com a imprensa e abordou o dérbi diante dos encarnados
|
0O Sporting defronta, no próximo domingo, dia 29 de dezembro, o Benfica, em jogo a contar para a Liga Portugal Betclic. Maxi Araújo concedeu uma entrevista à Betano Mag, onde abordou, entre outros temas, o dérbi de Lisboa que se avizinha.
"Vamos fazer tudo para ganhar o dérbi. Sinto-me preparado. Queremos sempre jogar esses jogos importantes, esses clássicos. Sinto-me muito bem e preparado. Estou a trabalhar dia a dia para poder jogar todos os jogos e, depois, estar preparado para este tipo de encontros, que são muito importantes para a cidade, para o clube e também para cada um de nós", começou por dizer.
O ala verde e branco garantiu viver "todos os jogos como se fossem o último", admitindo que "este tipo de encontros são diferentes, são especiais, e quando chegar a hora, penso que vai ser uma partida muito bonita", disse o 'camisola 20' dos leões.
Comparando o dérbi ao que se vive no Uruguai, país natal do jogador este refere que "os dois têm muita história, é um clássico. É também como o Nacional e o Peñarol... São jogos diferentes, especiais. Penso que vai ser um jogo muito bonito. Agradecer-lhes pelo apoio de sempre, é incrível ter-vos e vai ser um jogo muito bonito, cada um de nós vai dar o máximo para alcançar a vitória".
Por último, Maxi abordou as celebrações no fim do campeonato e do objetivo do plantel: "Sim, falaram da festa no Marquês, é uma loucura. Vi um vídeo do Paulinho, o Franco também me mostrou, o Trincão também. É uma loucura e nem imagino o que é estar lá. Se Deus quiser, seria muito lindo estar lá no final da época", rematou o jogador de 24 anos.