Futebol
Bicada ao Porto, golos aos 90' e não só: Tudo o que disse Rui Borges antes do Moreirense - Sporting
20 Fev 2026 | 13:43
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Fev 2026 | 16:54 |
Pote está fora das opções de Rui Borges, por castigo, mas o treinador tem à sua disposição Geny Catamo. O extremo internacional moçambicano entra nas opções para o duelo entre Sporting e Moreirense, que se disputa este sábado, 21 de fevereiro.
A caminho da melhor época nos leões, Geny Catamo foi suplente no jogo contra o Famalicão, mas é praticamente um dado adquirido que será titular amanhã, em Moreira de Cónegos, contra o Moreirense. O extremo terá renovado contrato com o Sporting até 2029 .
O extremo moçambicano recupera assim a titularidade e deverá surgir no corredor direito, atirando Luís Guilherme para o lado contrário. A ausência de Geny Catamo contra o Famalicão teve a ver com a gestão da sua condição física, uma vez que o jogador apresentou queixas após o embate contra o Porto.
O departamento clínico dos leões suspeitava que a situação fosse mais delicada, apontando para um prazo de recuperação na ordem das duas a quatro semanas. No entanto, o pior cenário não se verificou e Geny Catamo acabou mesmo por ir para o banco de suplentes frente à equipa minhota e só participou na partida porque os leões demoraram a encontrar a chave para o triunfo, carimbado aos 82 minutos por Daniel Bragança.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma 28 partidas. Nos 1.648 minutos que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto, que tem contrato até junho de 2028, conta com seis golos e assistiu os companheiros de equipa em quatro ocasiões.
Atleta do Clube de Alvalade foi anunciado como reforço de equipa que terminou como 19.º nono classificado da Liga dos Campeões
20 Fev 2026 | 16:22 |
Oficial: O Club Brugge, da Bélgica, apresentou oficialmente nas suas redes sociais Chris Grombahi, extremo costa-marfinense que iniciou a formação no Sporting em 2017, que vai prosseguir a carreira no futebol europeu, mas na equipa secundária.
O atacante, de 17 anos, na fase inicial vai representar o Club NXT, a equipa B do clube de Brugge que alinha na 2ª Liga, onde jogará por empréstimo até ao final da época. Refira-se que o acordo assinado entre os dois emblemas inclui uma cláusula de opção.
O negócio inclui uma opção de compra de 2 milhões de euros, valor que poderá aumentar em mais 500 mil euros mediante o cumprimento de objetivos. O jovem atacante foi utilizado no triunfo por 5-1 frente ao Alverca, a contar para a Allianz Cup.
No final desse encontro, o treinador Rui Borges não poupou elogios ao jogador de 17 anos, chegando mesmo a apelidá-lo de 'Geovany Quenda II' numa clara referência ao potencial e às semelhanças com outro dos jovens talentos emergentes da formação leonina. De resto, o jogador publicou uma mensagem de despedida, mas foi obrigado a apagar a mesma.
Nesta temporada, Chris Grombahi disputou 24 partidas oficiais, dividido em equipa A, equipa sub-23 e juniores: 15 na Liga Revelação, quatro na UEFA Youth League, duas na I Divisão sub-19, duas na Premier League International Cup e uma na Taça da Liga. Nos 1.596 minutos jogados, o jogador marcou seis golos e somou uma assistência.
Recorde este golo de Chris Grombahi:
Antigo guarda redes dos cónegos falou sobre o encontro entre cónegos e leões, a acontecer no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas
20 Fev 2026 | 15:34 |
Em vésperas do confronto entre Moreirense e Sporting. Kewin Silva, guarda-redes que defendeu a baliza dos cónegos durante cinco temporadas, recorda as noites grandes vividas no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas e acredita que os leões terão tarefa complicada.
K. Silva: "Sporting vai ter dificuldades"
"Durante os cinco anos em que estive no Moreirense, todos os 'grandes' tiveram dificuldades ali. É uma equipa muito competitiva em casa, num estádio pequeno, que deixa os adversários desconfortáveis. Certamente que o Sporting vai ter dificuldades", afirmou, em entrevista ao jornal Record.
O guardião brasileiro, de 31 anos, não esquece a vitória da época passada frente aos leões. "Nesta casa, tudo pode acontecer. No meu tempo eliminámos o Benfica da Taça da Liga e, na última temporada, vencemos o Sporting. É realmente uma partida aberta", expressou.
K. Silva: "Sporting é favorito"
Kewin Silva, ainda assim, reconhece o momento atual da equipa leonina. "O Sporting é favorito. Está numa boa sequência de vitórias, muito confiante e a mostrar um nível alto em todas as competições, incluindo na Champions", concluiu.
Vale lembrar que Rui Borges, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo diante do Moreirense, foi questionado sobre o boletim clínico para a partida que se disputa já este sábado, dia 21 de fevereiro. O treinador dos leões alimentou alguma esperança sobre um eventual regresso de Fotis Ioannidis.
Clube de Alvalade tem feito a diferença numa fase muito específica dos jogos e os números com Rui Borges deixam poucas dúvidas
20 Fev 2026 | 14:00 |
O Sporting soma e segue na reta final dos jogos e vai conquistando pontos com a veia goleadora tardia. Já são 16 os golos marcados no final da partida, sendo que oito deles foram assinalados até aos 90 minutos e os restantes durante o período de descontos.
O melhor ataque da Primeira Liga já pertence à formação liderada por Rui Borges, com um total de 56 tentos marcados nas 22 jornadas disputadas, e a coleção de golos tardios tem ajudado aos números. Luis Suárez é o melhor marcador dos leões no campeonato com 19 tentos, sendo que quatro deles surgiram já depois dos 75 minutos (contra Moreirense, Arouca, Nacional e Porto).
Em contrapartida, o Moreirense é uma das equipas que mais sofre durante o mesmo período. Por isso, a formação de Moreira de Cónegos é a vítima perfeita para o Sporting, na medida em que sofreu nove golos nos últimos 15 minutos de jogo no campeonato português.
Com apenas cinco golos marcados a 15 minutos do fim, é no capítulo defensivo que os cónegos mais têm pecado. Entre os 75 e os 90, a equipa comandada por Vasco Botelho da Costa deixou-se sofrer em sete ocasiões, tendo ainda sofrido dois golos no período de compensação.
Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 21 de fevereiro, frente ao Moreirense. O encontro, a contar para a 23.ª jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á às 18h00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos.
Bicada ao Porto, golos aos 90' e não só: Tudo o que disse Rui Borges antes do Moreirense - Sporting
20 Fev 2026 | 13:43