
Futebol
João Pinheiro apresenta queixa pelo Benfica - Sporting e já tem resposta: "Não agredi ninguém"
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting joga mais do que o título na última jornada do campeonato: enfrenta um adversário com um incentivo financeiro escondido para travar os leões. O Vitória Guimarães, que visita Alvalade no próximo fim de semana - e a partida já tem horário oficial - , tem direito a um bónus até 1 milhão de euros caso o Benfica seja campeão, segundo o que apurou o jornal Record. Esta cláusula está associada à venda de Manu Silva aos encarnados, em janeiro.
O negócio envolveu 12 milhões de euros fixos, mas há mais 2M em objetivos. Um deles está diretamente ligado ao sucesso coletivo das águias, o que inclui a conquista do campeonato. Ou seja, mesmo afastado da luta pelo título, o emblema Minhoto poderá lucrar caso trave o Sporting.
Manu Silva, recorde-se, foi contratado a pedido de Bruno Lage e fez apenas três jogos pelos encarnados antes de sofrer uma lesão grave. Ainda assim, o possível bónus mantém-se em vigor. No plano desportivo, o Vitória de Guimarães luta pelo quinto, depois de ter perdido em casa com o Farense (2-1).
Rui Borges mostrou-se consciente da seriedade do desafio. Depois do empate na Luz, o técnico elogiou o profissionalismo do seu antigo clube, mas também deixou um alerta: “Vi jogadores do Vitória a levarem amarelo para jogarem contra o Sporting”, disse, referindo-se a Tiago Silva e Telmo Arcanjo, que foram suspensos frente ao Farense para estarem disponíveis na última ronda.
O Sporting entra em campo a depender apenas de si para ser campeão, mas os dados estão lançados. Benfica e leões estão empatados, mas a vantagem no confronto direto sorri aos verdes e brancos, que têm apenas de igualar o resultado que o rival fizer em Braga.
Equipa da capital da Arábia Saudita joga pouco depois do Al Hilal, confrontos que podem ser decisivos para determinar, já hoje, o campeão deste país
|
A segunda-feira desportiva começa com destaque para a Saudi Pro League, onde o Al-Hilal, já sem Jorge Jesus ao comando, defronta o modesto Al-Orobah. Em Itália, o Venezia recebe a Fiorentina para a Serie A (SportTV 1), jogo crucial para ambas as equipas por motivos distintos.
Mais tarde, às 19h00, será a vez do Al-Nassr entrar em ação diante do Al-Akhdoud, ainda que, de acordo com a imprensa saudita, o jogo aconteça sem a presença de Cristiano Ronaldo, que deverá ser poupado, isto numa altura em que a sua renovação tem sido mais discutida do que nunca.
O dia fecha com um verdadeiro duelo de gigantes em Bérgamo, onde a Atalanta recebe a Roma. Ambas as formações estão em luta direta por vagas nas competições europeias, e este confronto direto poderá ter influência decisiva nos lugares de acesso à Liga dos Campeões.
Confira, abaixo, a lista completa de jogos agendados para esta semana, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Al-Hilal - Al-Orobah: 17h05, Liga Saudita, SportTV
• Venezia - Fiorentina: 17h30, Serie A, SportTV 1;
• Al-Akhdoud - Al-Nassr: 19h00, Liga Saudita, SportTV 3;
• Atalanta - Roma: 19h45, Serie A, SportTV 1;
Aproveite e carregue aqui para ver a programação semanal completa.
La Liga aproxima-se cada vez mais do final, mas um pouco por todo o mundo há mais competições a terminar, ainda com os vencedores por definir
|
Os próximos dias estão repletos de jogos de elevado interesse, com destaque para os duelos das competições sul-americanas e a reta final das grandes ligas europeias. Na Taça Libertadores, o embate entre Flamengo e LDU Quito e o confronto entre River Plate e Independiente del Valle são dois dos jogos de maior peso, envolvendo clubes historicamente dominantes. Também o Botafogo defronta os argentinos do Estudiantes, enquanto o Palmeiras recebe o Bolívar.
Na Europa, as atenções dividem-se entre a La Liga, onde o clássico catalão entre Espanyol e Barcelona poderá ter implicações tanto na luta pelo título, com o Real Madrid - Mallorca a ser igualmente determinante. Em Portugal, destaque para a Taça Revelação, com Benfica, Estoril, Famalicão e Gil Vicente a lutarem por um lugar na final da principal competição sub-23. Já em Itália, o AC Milan enfrenta o Bologna na Taça de Itália.
Na Saudi Pro League, os jogos de Al-Hilal, Al-Nassr e Al-Ittihad Jeddah continuam a atrair atenção mundial, com estrelas como Cristiano Ronaldo e Mitrović a estarem igualmente perto de encerrar o campeonato. Em Inglaterra, os holofotes acendem-se para dois grandes confrontos da Premier League: Aston Villa - Tottenham e Chelsea - Manchester United.
Confira, abaixo, a lista completa de jogos agendados para esta semana, bem como o canal em que poderá vê-los:
SEGUNDA-FEIRA, 12 DE MAIO
• Al-Hilal - Al-Orobah: 17h05, Liga Saudita, SportTV
• Venezia - Fiorentina: 17h30, Serie A, SportTV 1;
• Al-Akhdoud - Al-Nassr: 19h00, Liga Saudita, SportTV 3;
• Atalanta - Roma: 19h45, Serie A, SportTV 1;
TERÇA-FEIRA, 13 DE MAIO
• Sheffield United - Bristol City: 20h00, Championship, SportTV 6;
• River Plate - Barracas Central: 00h30, Apertura (Argentina), SportTV 2;
• Valladolid - Girona: 18h00, La Liga, DAZN 1;
• Real Sociedad - Celta de Vigo: 19h00, La Liga, DAZN 2;
• Sunderland - Coventry City: 20h00, Championship, SportTV 1;
• Sevilla - Las Palmas: 20h30, La Liga, DAZN 1;
• Grêmio - Godoy Cruz: 23h00, Copa Sul-Americana, SportTV 1;
QUARTA-FEIRA, 14 DE MAIO
• Fortaleza - Atlético Bucaramanga: 01h30, Libertadores, SportTV 1;
• Lanús - Vasco: 01h30, Copa Sudamericana, SportTV 2;
• Portugal - Grécia: 11h15, Torneio Sub-15 UEFA, Canal11;
• Portugal - França: 16h00, Torneio Sub-16 Feminino UEFA, Canal11;
• Villarreal - Leganés: 18h00, La Liga, DAZN 1;
• Alavés - Valencia: 18h00, La Liga, DAZN 2;
• Trabzonspor - Galatasaray: 18h45, Taça da Turquia, SportTV 7;
• FC Groningen - Ajax: 19h00, Eredivisie, SportTV 4;
• PSV - Heracles Almelo: 19h00, Eredivisie, SportTV 6;
• AC Milan - Bologna: 20h00, Taça de Itália, SportTV 1;
• Aberdeen - Celtic: 20h00, Premiership Escocesa, SportTV 3;
• Leixões - Feirense: 20h15, Liga Portugal 2, SportTV 1;
• Real Madrid - Mallorca: 20h30, La Liga, DAZN 1;
• Fluminense - Unión Española: 23h00, Copa Sudamericana, SportTV 1;
QUINTA-FEIRA, 15 DE MAIO
• Botafogo - Estudiantes: 01h30, Libertadores, SportTV 1;
• São Paulo - Libertad: 01h30, Libertadores, SportTV 2;
• Cruzeiro - Palestino: 01h30, Copa Sudamericana, SportTV 3;
• Benfica - Est. Amadora: 14h00, Taça Revelação, Canal11;
• FC Famalicão - Académico/Estoril Praia: 16h30, Taça Revelação, Canal11;
• Osasuna - Atlético de Madrid: 18h00, La Liga, DAZN 1;
• Rayo Vallecano - Real Betis: 18h00, La Liga, DAZN 2;
• Al-Raed - Al-Ittihad Jeddah: 19h00, Liga Saudita, SportTV 4;
• Espanyol - Barcelona: 20h30, La Liga, DAZN 1;
• Getafe - Athletic Bilbao: 20h30, La Liga, DAZN 2;
• Palmeiras - Bolívar: 23h00, Libertadores, SportTV 1;
• Racing - Corinthians: 23h00, Copa Sudamericana, SportTV 2;
SEXTA-FEIRA, 16 DE MAIO
• Flamengo - LDU Quito: 01h30, Libertadores, SportTV 1;
• Atlético Mineiro - Caracas FC: 01h30, Copa Sudamericana, SportTV 3;
• River Plate - Independiente del Valle: 01h30, Libertadores, SportTV 2;
• Inglaterra - Portugal: 13h45, Torneio Sub-15 UEFA, Canal11;
• Gil Vicente - FC Vizela: 16h30, Taça Revelação, Canal11;
• Al-Fateh - Al-Hilal: 16h55, Liga Saudita, SportTV 5;
• Al-Nassr - Al-Taawoun: 19h00, Liga Saudita, SportTV 5;
• Aston Villa - Tottenham: 19h30, Premier League, DAZN 2;
• Chelsea - Manchester United: 20h15, Premier League, DAZN 1.
Rui Borges e Frederico Varandas querem fechar reforço para a próxima temporada, mas situação não está favorável aos verdes e brancos
|
O Sporting ainda sonha com a possível chegada de Alberto Costa, que vê com bons olhos a mudança para Alvalade na próxima temporada. No entanto, o lateral-direito tem vários pretendentes que tentam aproveitar o facto de o jogador não estar a ser aposta na Juventus.
Segundo informação avançada por Nicolò Schira - jornalista italiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - Génova e Valência tentaram, nas últimas semanas, negociar o empréstimo do atleta, enquanto Brighton e Fulham procuram uma contratação em definitivo.
No entanto, a mesma fonte adianta que Alberto Costa deseja vingar com a camisola da vecchia signora e fará os possíveis para conseguir ser presença assídua no onze inicial da equipa agora comandada por Igor Tudor, que substituiu Thiago Motta no comando técnico do emblema de Turim.
Alberto Costa foi lançado na equipa principal do Vitória de Guimarães por Álvaro Pacheco, mas começou a ser aposta frequente com Rui Borges. Aquando da mudança para Alvalade, o técnico tentou trazer consigo o jovem defesa, mas a Juventus conseguiu negociar com os Minhotos uma transferência de 12,5 milhões de euros, aos quais acresceram 1,3M em "encargos adicionais" e que prevê o pagamento de mais 2,5M, mediante o cumprimento de objetivos.
Até ao momento, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – soma apenas oito jogos pela Juventus, num total de 223 minutos disputados. Pela turma vimaranense, o internacional sub-20 português fez 21 partidas, tendo marcado um golo e apontado duas assistências.
Confira a publicação: