Futebol
Atenção! A horas do Clássico frente ao Porto, Sporting deixa aviso importante
22 Abr 2026 | 09:50
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Dez 2025 | 11:26 |
Rui Borges terá de tomar algumas decisões para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Rui Malheiro acaba por 'auxiliar' o técnico dos leões nesta tarefa e acredita que Pote deveria iniciar o encontro do banco de suplentes, uma vez que não está apto para fazer o jogo completo.
Rui Malheiro: "Pote? Quenda merecia mais"
"O Quenda merecia, mas, caso esteja apto para mais de 60 minutos, Pote será sempre titular", referiu o analista do jornal Record, prosseguindo: "Se o Pote só der para 60 minutos, creio que fazia mais sentido manter o Quenda como titular e apostar no Pote mais tarde, nem que seja no início da segunda parte se Rui Borges entender que há algo a melhorar".
Rui Malheiro: "Geny cai ser titular com Fresneda"
No entanto, Rui Malheiro ainda recorda que Pedro Gonçalves e Quenda podem jogar no mesmo onze, no entanto, lembra que Rui Borges tem apostado na dinâmica de Iván Fresneda com Geny Catamo: "Olhando aos clássicos anteriores, Geny vai ser titular com Fresneda. Outra hipótese é colocar Quenda nessa posição, mas aí seria Vagiannidis a jogar. Não creio que vá haver uma metamorfose tão profunda".
Rui Malheiro: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas..."
A outra escolha que o treinador do Sporting terá de fazer para o dérbi será entre João Simões e Hidemasa Morita. Neste caso, Rui Malheiro acredita que deveria ser o jogador da formação dos leões a ter o lugar: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas, nos jogos mais complicados, Rui Borges tem optado por João Simões, que tem correspondido. Falta-lhe só ter a perceção em termos de desmarcação, quando a equipa precisa de criar superioridades numéricas, que é o que Morita faz, ao abrir mais no corredor esquerdo. A tendência de João Simões é atuar mais pelo corredor central, saltando uma linha para surgir nas entrelinhas. Em alguns jogos também chegou a zonas de finalização. jogando na mesma posição, oferecem coisas diferentes".
"Ainda não dá para perceber muito bem onde pode chegar, mas tem capacidade para ser titular no Sporting como 8. Pode melhorar na tomada de decisão, ao nível do passe, mas tem uma capacidade de desdobramento ofensivo que lhe permite surgir em zonas de finalização. Também tem um papel deliberativo na pressão coletiva", vincou ainda, sobre João Simões.
Desta vez contando para a segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, leões e dragões defrontam-se em mais um decisivo e notável embate
22 Abr 2026 | 10:47 |
Sporting e Porto voltam esta quarta-feira, 22 de abril, a medir forças num clássico decisivo, com o histórico entre as duas equipas a ganhar destaque na antecâmara do duelo. No total de 257 encontros oficiais, os dragões somam mais sete vitórias do que os leões, num registo que mostra equilíbrio, mas ligeira supremacia azul e branca.
Desvantagem para os leões, pois o Porto contabiliza 94 triunfos contra 87 do Sporting, sendo que se registam ainda 75 empates. No entanto, curiosamente, no capítulo dos golos, os verdes e brancos apresentam vantagem, com 358 tentos apontados, contra 343 dos dragões.
Apesar do histórico global desfavorável, o Sporting chega ao Dragão em vantagem na eliminatória da Taça de Portugal, depois de ter vencido a primeira mão, em Alvalade, por 1-0. Um golo de penálti de Luis Suárez foi suficiente para colocar os leões na frente e mais próximos da final do Jamor.
Os duelos desta temporada refletem esse equilíbrio: uma vitória para cada lado e um empate, com três golos marcados por cada equipa. No último encontro no Dragão, para o campeonato, os leões resgataram o empate já nos descontos, precisamente por intermédio de Luis Suárez.
No recorte mais recente, desde 2023/24, o Sporting apresenta um saldo ligeiramente positivo, com mais vitórias do que o rival. Contudo, analisando a presente década, o Porto mantém vantagem, o que reforça a dificuldade histórica que os leões enfrentam neste tipo de confrontos.
Também na prova rainha, os números favorecem os dragões, que somam 17 vitórias contra 14 do Sporting, além de registarem mais golos marcados na prova. Ainda assim, os leões sabem que um empate no Dragão será suficiente para garantir a presença na final.
Recorde-se que o emblema verde e branco entra em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.
Jogador do Clube de Alvalade não faz parte da comitiva leonina que rumou até ao Porto e também não esteve no dérbi eterno frente ao Benfica
22 Abr 2026 | 10:32 |
Souleymane Faye ficou de fora da convocatória do Sporting para o Clássico frente ao Porto, sem que tenha sido apontado qualquer problema físico. Tal já havia acontecido no dérbi com o Benfica, da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, com o jogador a assistir ao encontro da bancada.
Na antevisão ao encontro, Rui Borges não deu qualquer indicação de lesão do jogador, pelo que a ausência do senegalês se explica por opção técnica, numa partida decisiva da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal.
A última vez que Souleymane Faye foi opção para os verdes e brancos foi no início deste mês, a 3 de abril. O extremo senegalês saltou do banco e somou 21 minutos na vitória do Sporting diante do Santa Clara (4-2). Desde então, não foi utilizado em três partidas (Arsenal - casa e fora - e Estrela da Amadora), não entrando nos convacados pela segunda vez consecutiva.
A verdade é que, já este mês, o jogador admitiu não estar satisfeito com o tempo de jogo desde que chegou ao Sporting: "Não posso dizer que estou satisfeito enquanto não estiver a jogar muito. Sei que posso fazer melhor se tiver mais minutos”.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — tem 29 partidas oficiais: 19 na La Liga 2 e dois na Copa del Rey (Granada), cinco na Liga Portugal Betclic, duas na Liga dos Campeões e uma na Taça de Portugal. Nos 1.804 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências pelo seu antigo clube, tendo servido os colegas apenas uma vez em Alvalade.
Extremo brasileiro seguiu com a restante comitiva dos verdes e brancos para o norte do país, depois de de estar afastado por um período de 38 dias
22 Abr 2026 | 10:07 |
Luís Guilherme é a principal novidade nos convocados do Sporting para o duelo frente ao Porto, que decide um lugar na final da Taça de Portugal. O extremo brasileiro, de 20 anos, recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e seguiu com a equipa para o Norte.
Reforço de inverno proveniente do West Ham United, o 'camisola 31' esteve afastado durante 38 dias, período no qual falhou sete jogos. Após regressar aos treinos no relvado nos últimos dias, recebeu agora luz verde para integrar as opções de Rui Borges.
No encontro do Estádio do Dragão, Luís Guilherme poderá ser utilizado entre 20 a 30 minutos, surgindo como alternativa ofensiva, a par de Geovany Quenda. Já Souleymane Faye ficou de fora das escolhas para este jogo decisivo.
Vale lembrar que o Sporting está em vantagem na eliminatória. Na partida da primeira mão, a turma orientada por Rui Borges venceu no Estádio José Alvalade, por 1-0, com o único golo da jogo a ser marcado por Luis Suárez, de grande penalidade, aos 61 minutos.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima quarta-feira, dia 22 de abril, frente ao Porto. O encontro, a contar para segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, diante da turma orientada por Francesco Farioli, jogar-se-á no Estádio do Dragão, pelas 20h45.
Atenção! A horas do Clássico frente ao Porto, Sporting deixa aviso importante
22 Abr 2026 | 09:50