Futebol
Editor d’A Bola questiona projeto de Varandas no Sporting: "E se se chamava Ruben Amorim?"
05 Nov 2026 | 12:48
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Mar 2024 | 22:23 | Por Redação
Gonçalo Inácio, central do Sporting, esteve em declarações após a derrota do Clube de Alvalade em Bérgamo. O camisola 25 dos leões mostrou-se desiludido pelo resultado conquistado que ditou a eliminação dos verdes e brancos nos oitavos-de-final da Liga Europa.
“Fomos para intervalo a ganhar, sabíamos que a Atalanta na segunda parte ia à busca do resultado e acabaram por fazer dois golos no início da segunda parte. Sabíamos que ia ser complicado e eles conseguiram a vitória”, começou por dizer aos microfones da SIC
E prosseguiu: “Obviamente que queríamos passar a eliminatória, trabalhámos para isso, sabíamos que ia ser um jogo muito complicado e agora o foco está no campeonato. Queríamos ganhar e passar a eliminatórias, mas como disse agora é para focarmos na Liga”.
Com esta derrota – a quinta em 42 jogos esta temporada – os comandados de Rúben Amorim estão eliminados da Liga Europa. O triunfo em Bérgamo permitiu à Atalanta – que tinha empatado no Estádio José Alvalade (1-1) – avançar para os quartos-de-final da prova secundária da UEFA.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para o campeonato nacional e volta a entrar em ação no próximo domingo, dia 17 de março. Os verdes e brancos vão defrontar o Boavista, em partida válida para a jornada 26 da Liga Portugal Betclic. O receção aos axadrezados está marcada para as 20h30.
Esta temporada, Gonçalo Inácio, jovem central dos leões – avaliado em 40 milhões de euros – regista 37 jogos (2.769 minutos) pelo Sporting, tendo feito o gosto ao pé em quatro ocasiões – frente ao Vitória de Guimarães, um bis diante do Sturm Graz, e ainda um último frente ao Young Boys, ambos na Liga Europa. Para já não soma assistências.
Gonçalo Inácio, recorde-se, renovou com o Clube de Alvalade no passado mês de agosto. O novo vínculo, que tem duração até junho de 2027, viu uma subida na cláusula anteriormente estipulada no contrato, que era apenas de 45 milhões de euros. Ainda assim, a subida não afasta os tubarões europeus, que veem os 60M como um preço apetecível pelo defesa.
Conhecido comentador dissecou quais considera serem as principais diferenças da alteração dos leões ao leme do comando técnico
05 Nov 2026 | 17:31 | Por Redação
Paulo Fonseca está de regresso à Liga portuguesa dez anos depois de ter deixado o Braga rumo ao Shakhtar e Luís Freitas Lobo acredita que o novo treinador do Sporting poderá introduzir mudanças importantes sem provocar uma revolução. O comentador perspetiva uma equipa com mais posse de bola, maior equilíbrio e um sistema próximo do 4-2-3-1, com recurso a um duplo pivô no meio-campo.
Freitas Lobo: "Paulo Fonseca vai atrás de um equilíbrio defensivo"
Numa análise ao novo ciclo leonino, Luís Freitas Lobo considera que Paulo Fonseca deverá afastar-se de algumas ideias utilizadas por Rui Borges na reta final da passagem por Alvalade. “Acredito que vai procurar estabilizar um sistema de 4-2-3-1, fazendo uso de duplo pivô. Vai atrás de um equilíbrio defensivo, mas também de uma equipa com mais posse de bola”, explicou, acrescentando que espera uma formação “mais subida” e próxima da identidade apresentada pelo Sporting no início da temporada.
Freitas Lobo: "Tem de criar líderes no grupo"
A gestão do balneário surge, porém, como uma das principais prioridades identificadas pelo comentador, sobretudo depois da saída de várias referências do plantel. “Há uma questão fundamental, ele tem de criar líderes no grupo. Nesta altura não detecto que existam aqueles perfis indiscutíveis que comandem o grupo, depois de várias saídas de referência, a começar no Hjulmand”, afirmou Freitas Lobo, que acredita que Paulo Fonseca encontrará um grupo que se manteve unido e fiel a Rui Borges.
Também na comunicação externa o novo treinador poderá representar uma mudança. Freitas Lobo destaca a experiência acumulada em clubes como Milan, Lyon ou Shakhtar e entende que Paulo Fonseca está mais preparado para lidar com a exposição própria de um clube grande. “Acho que vai fazer melhores exibições do que o antecessor nas conferências de Imprensa”, referiu, descrevendo o técnico como alguém que privilegia pontes com jogadores e estrutura e evita uma postura de conflito.
No plano individual, o comentador destacou Flávio Gonçalves e Rodrigo Zalazar como dois jogadores que podem beneficiar da mudança. “Pode crescer com o Paulo Fonseca, após ter começado bem e ter sido desaproveitado”, disse sobre Flávio, antes de apontar também para o uruguaio: “Há a questão do Zalazar, que acredito que será melhor utilizado”. Para Freitas Lobo, a definição de uma identidade clara e a criação de líderes dentro do grupo serão os principais desafios de Paulo Fonseca no arranque da nova etapa no Sporting.
Treinador foi apresentado na última quarta-feira e hoje já começou a preparar oficialmente a 11.ª jornada da Liga Portugal Betclic, frente ao Moreirense
05 Nov 2026 | 16:57 | Por Maria Pinto Jorge
Paulo Fonseca orientou, esta quinta-feira, o primeiro treino como treinador do Sporting, um dia depois de ter sido oficialmente apresentado em Alvalade. A sessão decorreu na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, já com a preparação da receção ao Moreirense, marcada para sábado.
O novo técnico leonino encontrou um grupo de jogadores bem disposto, numa sessão marcada também pelos aplausos de Paulo Fonseca ao longo dos trabalhos. O encontro da 11.ª jornada coloca no caminho do Sporting o atual nono classificado da Liga, que soma 11 pontos, fruto de três vitórias, dois empates e cinco derrotas.
Ainda sem subir ao relvado continuam Zeno Debast e Nuno Santos. O defesa belga prossegue a recuperação de queixas musculares, mantendo-se afastado do trabalho com os restantes companheiros nesta fase inicial de Paulo Fonseca à frente dos verdes e brancos.
Nuno Santos encontra-se na fase final do plano de fortalecimento físico, depois de uma paragem prolongada devido à rotura total do tendão rotuliano do joelho direito sofrida em outubro de 2024. O ala foi submetido a cirurgia e tem vindo a cumprir um processo de recuperação de longa duração.
O Sporting volta a treinar na manhã de sexta-feira, novamente na Academia, antes da estreia oficial de Paulo Fonseca no banco leonino. Às 13h00, o treinador fará a conferência de imprensa de antevisão ao duelo com o Moreirense, primeiro compromisso desde que assumiu o comando técnico dos leões.
Treinador português foi um dos nomes apontados aos verdes e brancos antes de Paulo Fonseca assumir oficialmente o comando técnico
05 Nov 2026 | 16:15 | Por Redação
Sérgio Conceição pode estar perto de regressar ao ativo, depois de ter sido associado ao Sporting como possível sucessor de Rui Borges. O treinador português, atualmente livre no mercado, surge agora como um dos nomes fortes para assumir o comando do Nápoles caso Massimiliano Allegri deixe o cargo.
Segundo o jornalista Santi Aouna, Aurelio De Laurentiis aprecia bastante o perfil de Sérgio Conceição e vê no português uma solução séria para o futuro. O treinador já esteve, de resto, muito perto de assumir o Nápoles em duas ocasiões anteriores, primeiro em 2021 e depois em 2023.
O interesse surge numa altura em que Conceição mantém a intenção de regressar apenas para um projeto que lhe permita competir ao mais alto nível. De acordo com informação avançada pelo ‘Bola na Rede’, o técnico quer aguardar por uma oportunidade numa das cinco principais ligas europeias, cenário em que o Nápoles encaixa perfeitamente.
Sérgio Conceição também esteve recentemente muito associado ao Fenerbahçe, mas as negociações não chegaram a bom porto. Entretanto, o nome do treinador foi igualmente relacionado com o Sporting durante o processo que acabou por levar Paulo Fonseca até Alvalade.
Livre para escolher o próximo passo da carreira, Sérgio Conceição poderá assim encontrar em Nápoles uma oportunidade alinhada com aquilo que procura. Para já, tudo dependerá do futuro de Massimiliano Allegri, que comanda o emblema italiano desde julho de 2026.
Confira a publicação:
Editor d’A Bola questiona projeto de Varandas no Sporting: "E se se chamava Ruben Amorim?"
05 Nov 2026 | 12:48
Silas Andersen recebe grande prémio após três titularidades pelo Sporting
05 Nov 2026 | 13:22
Cristiano Ronaldo despede-se da Seleção e 'rebenta' Loja Verde do Sporting
05 Nov 2026 | 13:32