Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Out 2025 | 06:52 |
Gonçalo Inácio só vai ser chamado para o próximo jogo do Sporting caso não corra qualquer risco de lesão. Os leões disputam, no próximo sábado, dia 18 de outubro, o jogo da terceira pré-eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Paços de Ferreira, e Rui Borges já é obrigado a pensar na gestão do plantel.
Gonçalo Inácio foi titular no primeiro jogo da Seleção nesta pausa para o futebol internacional, com a Irlanda. O defesa-central acabou por ser substituído, durante o encontro. Essa alteração de Roberto Martínez também se deveu a um condicionamento físico - um traumatismo, devido a uma pancada no gémeo esquerdo.
Esta situação não só tirou Gonçalo Inácio da segunda parte do encontro contra a Irlanda, como o afastou da segunda partida da Seleção, com a Hungria. Roberto Martínez decidiu dispensar o defesa-central do Sporting, uma vez que conta com outras opções e tem noção do desgaste a que o jogador tem sido sujeito.
Sendo assim, Gonçalo Inácio já é esperado esta quarta-feira em Alcochete, onde vai ser reavaliado pela equipa médica do Sporting, para perceber qual a sua condição física. O jogador tem sido de extrema importância para Rui Borges esta época - é o único totalista - pelo que o treinador não vai arriscar a sua presença com o Paços de Ferreira caso sinta que existe algum risco de agravar o traumatismo que sofreu na Seleção.
O cenário ganha ainda mais força tendo em conta que o Sporting vai entrar num ciclo infernal depois da pausa das Seleções, com direito a sete jogos num espaço de 20 dias. Por isso, a prioridade no jogo da Taça de Portugal será ter o plantel recuperado, e pronto para os desafios complicados que se seguem, com jogos para quatro competições distintas.
Confira, aqui, alguns dos melhores momentos de Gonçalo Inácio no Sporting:
Treinador do Clube de Alvalade orienta o último treino antes da meia-final da Taça da Liga nesta segunda-feira, 5 de janeiro, com novidades à vista
05 Jan 2026 | 07:20 |
Zeno Debast é a principal novidade esperada no treino do Sporting desta segunda-feira, dia 5 de janeiro, antes do embate frente ao Vitória de Guimarães, para a meia-final da Taça da Liga. Depois de cerca de dois meses e meio de lesão, o internacional belga deverá regressar às opções de Rui Borges.
Os verdes e brancos realizam a derradeira sessão de trabalhos pelas 10h30, com 15 minutos abertos à comunicação social, sendo que o jornal Record avança que o central de 22 anos está totalmente recuperado do problema ligamentar no joelho esquerdo que contraiu diante do Marselha, a 22 de outubro.
A recuperação de Debast chega numa fase em que o Sporting enfrenta muitas ausências no plantel, com vários lesionados e jogadores fora por compromissos internacionais. Rui Borges tinha apenas Eduardo Quaresma como único central disponível.
Nesta altura, os leões têm vários jogadores indisponíveis. Gonçalo Inácio, expulso de forma polémica frente ao Gil Vicente, está suspenso, numa altura em que há seis jogadores com problemas físicos (Pedro Gonçalves, Geovany Quenda, Daniel Bragança, Nuno Santos, Ricardo Mangas e Salvador Blopa), além de Geny Catamo e Ousmane Diomande que se encontram ao serviço das respetivas seleções na CAN.
Nesta temporada desportiva, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Jogador de 19 anos, que chega oriundo do West Ham, foi a primeira contratação dos verdes e brancos no mercado de inverno
05 Jan 2026 | 07:03 |
O Sporting formalizou junto da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), no último domingo, dia 4 de janeiro, a compra do passe de Luis Guilherme ao West Ham por 14 milhões de euros, montante que pode subir até aos 17M, mediante objetivos a serem cumpridos pelo jogador em Alvalade.
Além disso, os verdes e brancos ainda informaram que o emblema da Premier League terá direito a 15% de uma futura transferência do extremo brasileiro de 19 anos, que já deu as primeiras declarações enquanto jogador do Sporting.
No documento enviado à CMVM, é ainda explicado que tanto Sporting como West Ham vão dividir o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros. De resto, tal como anunciado pelos leões na sua apresentação, o vínculo é válido até junho de 2030 com uma cláusula de 80M.
Confira o comunicado em questão:
"A SPORTING CLUBE DE PORTUGAL – FUTEBOL, SAD (adiante Sporting SAD) vem, nos termos e para efeitos do cumprimento da obrigação de informação que decorre do disposto no artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de Abril, prestar a seguinte informação ao mercado:
A Sporting SAD chegou a acordo com o West Ham United Football Club Limited (adiante designado West Ham), com relação à aquisição, a título definitivo, dos direitos desportivos do jogador Luis Guilherme Lira dos Santos (adiante designado “Jogador”), pelo montante total fixo de 14.000.000,00 (catorze milhões de euros), ao qual poderá acrescer um montante total condicional de até €3.000.000,00 (três milhões de euros), mediante a verificação de determinados objectivos relacionados com a performance desportiva do Jogador e da Sporting SAD, tendo o West Ham garantido o direito a receber o montante correspondente a 15 % da mais-valia de uma eventual futura transferência do Jogador.
Mais se informa que o valor do mecanismo de solidariedade devido a clubes terceiros será suportado pela Sporting SAD e pelo West Ham em partes iguais.
Informa-se, ainda, que foi celebrado entre a Sporting SAD e o Jogador um contrato de trabalho desportivo válido até 30 de Junho de 2030, prevendo uma cláusula de rescisão no valor de € 80.000.000,00 (oitenta milhões de euros)".
Estrutura do Clube de Alvalade está decidida em garantir os serviços do jogador do Granada e terá apresentado uma nova proposta pelo extremo
05 Jan 2026 | 06:47 |
O Sporting prepara-se para subir a parada por Souleymane Faye. Depois de uma proposta inicial de 5,5 milhões de euros pelo extremo senegalês, a SAD leonina terá avançado com uma contraproposta junto do Granada que melhora as condições iniciais e aproxima ambas as partes de um acordo.
Segundo revela o jornal Record, os verdes e brancos estão a fazer um esforço para tentar fechar o negócio até ao final da semana, mas o emblema da segunda liga espanhola está a pedir 10 milhões de euros pelo jogador de 22 anos, o que é visto como incomportável para a Direção de Frederico Varandas.
Ainda assim, a mesma fonte revela que o Sporting tem vindo a intensificar conversas desde o último sábado e acredita que o negócio pode chegar a bom porto rapidamente, mas sempre com valores abaixo dos 10M pedidos pelo Granada por Faye.
Um dos pormenores que deverá vir a facilitar a contratação do senegalês é mesmo o salário. Segundo informações recentes, o Sporting está disposto a triplicar o valor que é auferido atualmente por Souleymane Faye em Espanha, sendo que o próprio se tem mostrado motivado para esta mudança.
Na presente temporada, Souleymane Faye — avaliado em 1,5 milhões de euros — já conta com 20 partidas oficiais com a camisola do Granada: 18 na segunda divisão espanhola e duas na Taça do Rey. Nos 1.574 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o jogador registou dois golos e seis assistências.