
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
|
A equipa de basquetebol do Sporting vai iniciar a próxima edição da Liga portuguesa em casa dos algarvios do Imortal, na cidade de Albufeira, numa primeira jornada marcada para o dia 5 de outubro, ditou o sorteio realizado esta sexta-feira, dia 5 de julho, em Odivelas.
Ficou também definido que leões têm o primeiro Clássico agendado para a semana seguinte, com a receção ao Porto, no Pavilhão João Rocha. Já o primeiro dérbi da época frente ao Benfica está marcado para a 10.ª jornada, no Pavilhão da Luz, com a data provisória de 29 de dezembro. A primeira fase terá 22 jornadas, com um total de 12 equipas.
Os maus resultados de 2023/24 são irrepetíveis para Frederico Varandas, que vai operar uma pequena 'revolução' na equipa. O Presidente dos verdes e brancos prepara-se fechar a contratação novos atletas, como Sérgio Silva, André Silva, Bruno Araújo e Filip Gewert, sendo que é esperado que vários atletas abandonem o Clube de Alvalade nas próximas semanas.
Além do mais, e como noticiou o Leonino, em exclusivo, também a estrutura vai sofrer alterações. Tozé Coelho vai substituir Nuno Baião como diretor do basquetebol, depois de uma altercação com Miguel Afonso (saiba mais AQUI). A equipa de basquetebol do Sporting revelou-se menos triunfante na época passada, não tendo alcançado a final de nenhuma das provas disputadas.
Em 2023/24, os leões somaram 42 encontros disputados – 24 na Liga Portuguesa, 10 na FIBA Europe Cup, seis na Taça da Liga e dois na Taça de Portugal. Ao longo de todos estes, venceu 25 e foi derrotado 17 vezes, o que perfaz uma percentagem de 60% triunfos.
Frederico Varandas manda beijos aos adeptos do Porto:
Confira o calendário:
1.ª jornada Imortal – Sporting (5 de outubro)
2.ª jornada Sporting – Porto (12 de outubro)
3.ª jornada Esgueira – Sporting (19 de outubro)
4.ª jornada Sporting – Queluz (2 de novembro)
5.ª jornada Ovarense – Sporting CP (9 de novembro)
6.ª jornada Sporting– Galitos (16 de novembro)
7.ª jornada Póvoa – Sporting (7 de Dezembro)
8.ª jornada Sporting – Galomar (14 de dezembro)
9.ª jornada Sporting – Vitória (21 de dezembro)
10.ª jornada Benfica – Sporting (29 de dezembro)
11.ª jornada Sporting – Oliveirense (4 de Janeiro)
12.ª jornada Sporting - Imortal (11 de janeiro)
13.ª jornada Porto – Sporting (25 de janeiro)
14.ª jornada Sporting - Esgueira (2 de fevereiro)
15.ª jornada Queluz – Sporting (15 de fevereiro)
16.ª jornada Sporting – Ovarense (8 de março)
17.ª jornada Galitos - Sporting (15 de março)
18.ª jornada Sporting - Póvoa (29 de março)
19.ª jornada Galomar - Sporting (5 de abril)
20.ª jornada Vitória - Sporting (12 de abril)
21.ª jornada Sporting – Benfica (19 de abril)
22.ª jornada Oliveirense - Sporting (26 de abril)
Clube de Alvalade triunfou no seu reduto sem grandes dificuldades; Rival encarnado permanece no primeiro lugar do Campeonato Nacional
|
A equipa de basquetebol do Sporting venceu frente a Ovarense por 100-91, este sábado, dia 8 de março, em jogo da 16.ª jornada da Liga Placard. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões triunfaram frente à turma orientada por João Tiago Silva, depois da vitória na semana passada na Taça Hugo dos Santos.
Na Casa das modalidades, o Clube de Alvalade entrou bem na partida e, no final do primeiro período, vencia por 24-17. No segundo período, a formação da casa superiorizou-se e, ao intervalo, registava-se no marcador uma diferença de oito pontos (47-39).
No terceiro parcial, o Sporting permitiu a aproximação do adversário e entrou nos últimos 10 minutos do duelo com apenas mais dois pontos do que a Ovarense (72-70). No último quarto, o conjunto leonino conseguiu ampliar a vantagem e somou uma vitória importante na Liga.
O melhor marcador no encontro foi Cat Barber. O norte-americano fez 22 pontos, dois ressaltos e duas assistências. Já Isaiah Jeremiah Bailey também esteve em evidência e somou 20 pontos, oito ressaltos e uma assistência, números que valeram o triunfo.
Com esta vitória - a 17.ª em 28 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães estão na terceira posição com 27 pontos, a quatro do Benfica (primeiro com 31). No próximo sábado, dia 15 de março, em encontro referente à 17 jornada do Campeonato Nacional, os leões visitam o Galitos, às 18h00, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro.
Jogador do Clube de Alvalade mostrou-se confiante para a partida; Leões procuram chegar às cinco vitórias seguidas na temporada desportiva
|
A equipa de basquetebol do Sporting volta a jogar no Pavilhão João Rocha, este sábado, dia 8 de março, às 18h30, tendo pela frente a Ovarense, numa partida referente à 16.ª jornada da fase regular da Liga. Em declarações aos meios de comunicação do Clube, Jeremiah Bailey mostrou-se confiante para a partida, um mês depois do último jogo disputado na Casa das modalidades.
"Tem sido muita a dedicação diária nos treinos. Queremos continuar a ganhar e mostrar que somos uma equipa de topo na Liga", apontou, realçando a importância que o aspecto defensivo tem tido na forma: "Agarramo-nos todos a isso porque ajuda-nos muito também no ataque, sobretudo a conseguir e selecionar lançamentos mais fáceis", detalhou.
Jeremiah Bailey conhece bem o próximo adversário, uma vez que representou a formação de Ovar na passada temporada: "É um excelente clube, com uma boa equipa técnica e temos de ter isso em mente. Sabemos que vêm cá com tudo para tentar vencer, mas nós sabemos o que temos de fazer, estamos bem fisicamente e preparados para dar tudo pela vitória", salientou
O jogador norte-americano de 26 anos diz estar motivado para a reta final da época: "Vai ser bom voltar a jogar em casa, perante os nossos adeptos, para recuperar essa boa energia. É o momento de fazer com que todos estejam entusiasmados e prontos para a parte final da temporada", referiu.
Jeremiah Bailey revelou ainda que não está totalmente satisfeito com os resultados da equipa - apesar do triunfo no último jogo - e diz que "é possível fazer mais, seja a nível individual como coletivo. Estamos a ganhar jogos e um bom ímpeto, por isso sinto que estamos na direção certa", completou o pupilo de Luís Magalhães.
Internacional português não tem tido o rendimento desejado pela estrutura do Clube de Alvalade e Frederico Varandas já terá tomado decisão
|
Arnette Hallman deverá sair do Sporting no final da temporada. Tal como revela o nosso Jornal neste Exclusivo Leonino, o extremo internacional português não entra nas contas dos responsáveis do basquetebol verde e branco para 2025/26, e deixa Alvalade após duas temporadas.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, a idade (37 anos) e a falta de impacto no jogo a turma comandada por Luís Magalhães deverão ditar a saída do 'camisola 22' do Sporting, com a estrutura a procurar soluções para a vaga deixada por Hallman.
O extremo é reconhecido como sendo um jogador Com Formação Basquetebolística Portuguesa (CFBP) aos olhos da Federação, depois de ter representado vários escalões jovens e ter estado vários anos ao serviço de equipas da Liga - como Benfica, Académica e Oliveirense -, pelo que o Sporting deverá procurar substituto com nível equivalente.
Esta temporada, Arnette Hallman participou em 19 dos 26 jogos dos verdes e brancos. No total, soma médias de 2.1 pontos, 2.8 ressaltos e 0.7 assistências por partida, tendo sido utilizado em apenas cinco encontros dos últimos 11 disputados pelos comandados de Luís Magalhães.
O basquetebol do Sporting volta a jogar apenas no próximo dia 8 de março (sábado), diante da Ovarense. A partida válida para a jornada 16 da fase regular da Liga Betclic - veja AQUI a classificação detalhada - jogar-se-á às 18h30, no Pavilhão João Rocha.