Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
06 Mar 2025 | 13:16 |
A equipa de Andebol do Sporting, liderada por Ricardo Costa, está à beira de fazer história para o Clube de Alvalade, isto se alcançar pela primeira vez os quartos de final da Liga dos Campeões da modalidade. Para isso os leões necessitam de apenas um empate na Polónia, frente ao Wisla Plock, em encontro da última jornada da fase regular da prova milionária.
Em caso de vitória ou empatem a formação capitaneada por Salvador Salvador irá passar em segundo lugar no grupo atrás do histórico Vezprém e à frente dos poderosos PSG e Funche de Berlim. A equipa verde e branca tem um percurso imaculado na prova em casa no João Rocha, com vitórias sobre os sete adversários na fase de grupos, e a menos que perca por uma diferença superior a cinco golos fechará a primeira fase com vantagem no confronto direto com todas as equipas.
Caso garanta o 2º lugar o Sporting irá avançar diretamente para os quartos de final e ficará à espera de adversário que chegará do play off de acesso aos quartos de final. Porém, num cenário mais desfavorável, ou seja, em caso de derrota e de vitória de um dos perseguidores mais diretos, a equipa dos irmãos Costa tem em todo o caso, tem garantido a continuidade em prova e será cabeça de serie na fase do play off.
A turma verde e branca viajou para a Polónia com uma baixa de peso, trata-se do melhor jovem do último mundial, Francisco Costa, que anunciou recentemente na sua conta do instagram que está lesionado e ficará de fora por tempo indeterminado, não vai poder dar o seu contributo.
O jogo entre os comandados de Ricardo Costa e a formação do Wisla Plock está marcada para esta quinta feira, dia 6 de março às 19h45, hora portuguesa. O jogo terá transmissão televisiva do canal oficial do Clube de Alvalade, a Sporting TV, e poderá ser histórico para o emblema verde e branco.
Com a pré-temporada a aproximar-se, os verdes e brancos ficaram a conhecer as equipas que terão pelo caminho no percurso europeu
26 Jun 2026 | 17:16 |
Decorreu, esta sexta-feira, o sorteio da fase de grupos da EHF Champions League 2026/2027. Numa fase inicial foram anunciados os vencedores dos prémios, sendo que Kiko Costa, do Sporting, se consagrou como Best Young Player of the Year, referente à temporada 2025/26. Após este momento, a EHF definiu a composição dos seis grupos da principal competição europeia de clubes, que esta temporada se apresentará num novo formato.
A fase inicial será composta por seis grupos de quatro equipas, ao contrário do formato anterior de dois grupos com oito formações, com os dois primeiros classificados de cada grupo a seguirem para a Main Round. Os terceiros e quartos classificados transitam para a Liga Europeia.
Assim, na Main Round, as 12 equipas apuradas serão divididas em dois grupos de seis, com os quatro primeiros a avançarem para os quartos de final. Os vencedores dos quartos de final garantem presença na Final Four. Os quintos classificados serão relegados para os oitavos de final da Liga Europeia.
Entre os conjuntos sorteados, estarão presentes duas equipas portuguesas. O Sporting, que se encontra no primeiro pote, terá pela frente a Pick Szeged (Hungria), GOG (Dinamarca) e IFK Kristianstad (Suécia) no Grupo C. O Porto, que também estará presente, jogará diante do Veszprém (Hungria), Fuchse Berlin (Alemanha) e Partizan (Sérvia) no Grupo A.
O conjunto orientado por Ricardo Costa - que o presidente do Porto acusou de mentir - não defrontou nenhum destes adversários na campanha da última temporada, que terminou nos quartos-de-final, fruto de uma derrota pela margem mínima frente ao Aalborg, impedido a qualificação para a tão desejada Final Four.
Entidade em causa está atualmente a analisar o caso após a receção de um pedido de informações relacionado com a situação
25 Jun 2026 | 17:29 |
A decisão do Sporting de terminar com os escalões de formação feminina de andebol continua a gerar polémica e já motivou uma participação junto da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, que confirmou estar a acompanhar o processo.
A entidade está atualmente a analisar o caso após a receção de um pedido de informações relacionado com a situação: "O tratamento de eventuais queixas obedece ao previsto no Código do Procedimento Administrativo, designadamente, para efeito de pronúncia, no exercício do direito ao contraditório pelas entidades visadas".
A decisão do Clube foi justificada, ao Jornal de Notícias, com base na estratégia definida para a modalidade de andebol, nomeadamente a ligação entre a formação e o escalão sénior: "Não fazia sentido manter equipas de formação sem a existência de uma equipa sénior que assegurasse a continuidade do percurso desportivo das atletas".
O Sporting garantiu ainda que a aposta no desporto feminino se mantém firme noutras modalidades, reforçando a continuidade do investimento em diferentes frentes. O Clube fala em "aposta clara no desenvolvimento do desporto feminino, através do investimento e da participação ao mais alto nível em modalidades como o basquetebol, a natação, o atletismo, a ginástica ou o voleibol, áreas onde continua a alcançar resultados que evidenciam o seu compromisso com a promoção e valorização".
No entanto, surgem críticas de pessoas ligadas ao processo, que afirmam ter sido apresentadas alternativas para evitar o fim da formação, mas sem sucesso: "Propusemos encontrar outras soluções que passassem por patrocínios, mas foi recusado". Outras fontes acrescentam que "os andebolistas não pagam mensalidades e as femininas sim" e que poderia ter existido "uma tentativa de maior equilíbrio", proposta que, segundo as mesmas fontes, não foi aceite.
Treinador dos leões e o jogador sentiram-se indispostos antes do início do encontro na Dragão Arena e tiveram de receber assistência médica
21 Jun 2026 | 15:23 |
André Villas Boas concedeu uma entrevista, onde abordou a relação do Porto com os seus principais rivais e voltou a criticar duramente o Sporting. O presidente portista falou do polémico clássico de andebol, alegando que tudo não passou de uma invenção do Sporting.
De recordar que o treinador dos leões, Ricardo Costa, e o jogador Christian Moga sentiram-se indispostos antes do início do encontro e tiveram de receber assistência médica. Também uma delegada presente no local necessitou de apoio dos bombeiros, o que levou ao atraso do jogo em cerca de 15 minutos (Recorde AQUI).
A. Villas Boas: "Caso inventado pelo Sporting"
"O Sporting ultrapassou todos os limites do razoável. O Porto já deu todos os documentos bem sustentados ao Ministério Público, e o mais provável é acontecer um arquivamento desse caso inventado pelo Sporting. E, a partir daí, o Porto irá com tudo contra o Sporting", disse ao jornal 'O Jogo'.
Sobre a relação com o Benfica, o presidente portista destacou o respeito institucional existente entre ambos os clubes: "Houve mais exageros da minha parte, enquanto presidente do Porto, no sentido de Rui Costa, do que o contrário. Até já fiz recentemente um 'mea culpa'. Tento retratar-me sempre que posso e faço-o novamente aqui. Há uma rivalidade histórica com o clube líder no número de campeonatos nacionais - não no número de títulos nacionais e internacional de futebol, que esse é nosso - mas que o Porto quer ultrapassar o mais rapidamente possível".
Relativamente ao Clube de Alvalade, o líder azul e branco deixou fortes críticas à direção leonina: "A liderança do Sporting, neste momento, entra por um patamar de injúria, calúnia e vitimização com o Porto que nós não podemos tolerar. E, apesar de haver alguma unificação do ponto de vista estratégico sobre o que o futebol português precisa, a realidade é que, fruto dessa vitimização permanente, das calúnias, das injúrias que semanalmente invocam contra o Porto, não há relação possível, nem pode haver relação possível".