
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O número de cartões mostrados aos jogadores do Sporting CP é muito superior ao dos seus principais rivais, sendo mesmo a terceira equipa que vê mais cartões na Liga NOS, com um total de 64 cartões: 62 amarelos e dois duplos amarelos, com respetiva expulsão. Por jogo, os leões levam 3,4 cartões, em média.
Sebastian Coates é o jogador do Sporting CP que vê mais cartões, um total de sete, onde se inclui um dos duplos amarelos, sendo o nono jogador da Liga NOS que vê mais cartões.
Se compararmos com os nossos rivais, o SL Benfica é a segunda equipa que vê menos cartões, com um total de 42 nos 19 jogos, o que dá 2,2 cartões por jogo. A equipa encarnada já viu 40 cartões amarelos, e dois jogadores seus expulsos, um por duplo amarelo e outro com vermelho direto. O jogador mais admoestado é Adel Taarabt, com cinco amarelos e uma expulsão, com vermelho direto.
Já o FC Porto, ocupa a 11.ª posição neste ranking. Os dragões já viram 50 cartões, 48 dos quais amarelos, e tal como o Benfica dois jogadores seus expulsos, um por duplo amarelo e outro com vermelho direto. Ivan Marcano é o jogador que vê mais cartões, com um total de seis, todos amarelos. A equipa de Sérgio Conceição vê 2,6 cartões por jogo.
O Boavista FC é a equipa que vê mais cartões na Liga NOS, um total de 69, onde se incluem três vermelhos diretos. Já o Rio Ave FC é a equipa que vê menos cartões amarelos, 39, mas também já viu três jogadores seus serem expulsos com vermelho direto.
Al Gharafa vai apresentar proposta por jogador acompanhado de perto pelos verdes e brancos e fator financeiro tem grande peso na decisão
|
O Al Gharafa, do Qatar, está interessado em contratar Clayton, alvo do Sporting para a próxima temporada. O emblema árabe, orientado por Pedro Martins, vai apresentar uma proposta oficial dentro de pouco tempo, sabendo já de antemão o valor pedido pelo Rio Ave.
Segundo informação avançada pelo jornal O Jogo, os qataris vão formalizar a oferta brevemente, mas o preço exigido pela SAD dos vilacondenses ronda os 15 milhões de euros, algo que não será problema face à realidade vivida no campeonato em questão.
A mesma fonte recorda que, além do Al Gharafa, Zenit e Torino estão interessados, sendo que os italianos foram, para já, o único clube, incluindo Sporting, Benfica e Porto, que terá apresentado uma proposta concreta junto da direção do Rio Ave, mas o valor não agradou.
Clayton: "Fico feliz por ser cobiçado"
Em entrevista recente, Clayton foi abordado sobre o facto de estar associado a vários clubes e não escondeu: “Sou muito grato pelo que tenho no Rio Ave. Trabalho o ano inteiro para conseguir objetivos. Quando conseguimos isso é natural os clubes maiores cobiçarem-nos. Fico feliz por isso”.
Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.
Internacional pela Bélgica ainda não tomou decisão concreta, mas planos iniciais deixam adeptos verdes e brancos algo ansiosos
|
Zeno Debast vai fazer uma tatuagem relacionada com a temporada que viveu no Sporting. Ainda em dúvida, o internacional belga - agora reunido no seu país para compromissos internacionais - pondera utilizar a língua portuguesa, mas o destaque é para a estreia a marcar.
Zeno Debast: "Vou fazer uma tatuagem da época do Sporting"
"Com certeza que sim. Já tenho algumas ideias em mente [risos]. Talvez algo relacionado com o meu golo na Liga dos Campeões contra o Lille, a data, ou algo assim. Além disso, talvez algumas palavras em português ou um troféu. Mas só será depois do verão. Ainda preciso pensar um pouco", disse, ao HLN.
O golo diante dos franceses foi o primeiro de toda a carreira profissional de Zeno Debast, que se mostrou muito emocionado após marcar. Em Alvalade, o belga viria a fazer o gosto ao pé por mais uma ocasião - na Taça de Portugal, frente ao Gil Vicente.
No mesmo momento, o 'camisola 6' do Sporting revelou que ainda mantém contacto com Ruben Amorim e que o antigo treinador dos verdes e brancos deixou uma mensagem especial, após os leões terem conseguido conquistar o Bicampeonato Nacional.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Zeno Debast – avaliado em 30 milhões de euros – fez 48 encontros: 32 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, seis na Taça de Portugal, dois na Taça da Liga e um na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.306 minutos que disputou, o internacional belga fez dois golos e quatro assistências.
Clube de Alvalade ataca mercado de transferências de verão e alternativa ao internacional português vai juntar-se ao plantel de Rui Borges
|
Pote é dos jogadores mais influentes do Sporting, desde que assinou com os leões em 2020/21. O avançado é muito importante em Alvalade, mas não tem um substituto direto no onze inicial. Assim sendo, os leões já decidiram e vão contratar um extremo-esquerdo destro.
Biel chegou no mercado de janeiro para ser o substituto de Pote, mas a adaptação revelou-se um grande problema para o brasileiro, que está de saída após não ter convencido Rui Borges. Desta forma, abre-se espaço à chegada de outro jogador com características semelhantes.
O Sporting quer um avançado para o corredor esquerdo, mas que jogue de pé direito de modo a pisar terrenos interiores e aparecer em situações de finalização, atrás do ponta de lança. É também importante que o escolhido seja capaz de ligar jogo e tenha compromisso defensivo.
Durante a ausência de Pote, vários foram os nomes que passaram pela posição. Maxi Araújo, Geny Catamo, Geovany Quenda e Conrad Harder foram usados a extremo-esquerdo, com a particularidade de serem todos canhotos, oferecendo características diferentes das do 'camisola 8' do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves – avaliado em 30 milhões de euros – foi utilizado em 20 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, três na Liga dos Campeões, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.222 minutos disputados, o internacional português marcou seis golos e fez seis assistências.