Futebol
Estrela do Sporting sofre novo calvário; Já é a terceira lesão grave de Nuno Santos na carreira
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A equipa B do Sporting empatou, esta segunda-feira, dia 28 de outubro, frente ao Lusitânia (0-0), em partida a contar para a nona jornada da série B da Liga 3. Depois de dois empates nas ronda anteriores frente ao 1.º de Dezembro (1-1) e Belenenses (1-1), os leões somam o terceiro jogo consecutivo sem ganhar nas competições nacionais.
Numa partida disputada no Estádio Aurélio Pereira, em Alcochete, as duas equipas apresentaram-se em bom plano e realizaram um encontro de tração ofensiva, apesar da igualdade. A vitória a meio da semana diante do Crystal Palace (2-1) fez-se notar nos jogadores leoninos que não conseguiram ultrapassar a equipa liderada por Pedro Caneco.
Na etapa complementar, o golo poderia ter surgido para qualquer uma das equipas. A turma açoriana obrigou a defesa verde e branca a estar atenta, mas o encontro iria mesmo a terminar sem que qualquer uma das formações conseguisse desbloquear o nulo no marcador.
Com este empate - o quarto em 10 jogos na presente temporada - os comandados de João Pereira estão na quinta posição da tabela classificativa com 13 pontos amealhados, os mesmos do Caldas, primeira equipa em zona de subida. O próximo jogo está marcado para sexta-feira, dia 1 de novembro, frente ao Sporting da Covilhã, às 17h00, em Alcochete.
Onze inicial apresentado pelo emblema verde e branco na partida: Francisco Silva (Guarda-redes), Miguel Alves, Eduardo Felicíssimo, Rafael Besugo, Mauro Couto, Henrique Arreiol, Gabriel Silva, Manuel Mendonça, Nilton Cardoso, Lucas Taibo e Samuel Justo.
Antigo treinador dos leões tem sido alvo de bastantes críticas, mas este garante que essas mesmas pressões não tem sido justas por parte dos adeptos
|
0O antigo treinador do Sporting, Carlos Carvalhal, sido alvo de duras críticas nas últimas semanas, devido aos resultados e às exibições menos conseguidas por parte do Braga. A equipa bracarense acabou por vencer o encontro frente ao Farense (2-0) a contar para a nona jornada do campeonato, mas na antevisão do jogo contra a equipa do Tozé Marreco, o técnico de 58 anos refletiu um pouco sobre a pressão que tem sentido nas últimas semanas por parte dos adeptos, e diz que tem sido bastante penalizado
“Gostava de lançar um repto do grupo de trabalho aos associados que vierem ver o jogo”, afirmou Carvalhal. “A equipa tem demonstrado aqui e ali alguma imaturidade e sentiu a injustiça do último resultado, pois fez de tudo para ganhar. Muitos jogadores têm 18 ou 19 anos, e é preciso que os adeptos se coloquem na pele destes jovens. É importante que lhes seja dado um contexto favorável para crescerem”, frisou o treinador, que apelou à compreensão dos adeptos e ao seu apoio.
O técnico de 58 anos destacou também que a equipa, com muitos jovens e jogadores que ainda se estão a adaptar ao campeonato português, é ainda algo inexperiente. “A equipa é realmente muito jovem, com vários jogadores a descobrirem o nosso campeonato".
"No onze do último encontro isso não se viu, pois sabíamos da dificuldade acrescida e apostámos em Moutinho e Zalazar. Mas, em termos de atitude, lembro o jogo contra o Olympiacos, porque tanto com o Bodo/Glimt como com o Porto não houve falta de entrega. Contudo, em todos esses jogos houve momentos decisivos que determinaram o resultado”, analisou.
Carvalhal explicou ainda que o principal desafio tem sido o foco da equipa e que esta consistência mental não é fácil de alcançar com uma equipa tão jovem. “Precisamos de eliminar essas falhas de concentração e ter confiança de que já passámos essa fase de situações particulares que nos têm prejudicado nos jogos”, concluiu o treinador.
Pupilo formado no emblema verde e branco integrou onze inicial do líder do campeonato francês, numa partida marcada histórica do futebol gaulês
|
0Foi no passado domingo, dia 27 de outubro, que Nuno Mendes, ex Sporting, teve a oportunidade de ser titular pelo PSG, numa partida a contar para a nona jornada da liga francesa, no clássico com o Olympique de Marselha. A equipa de Luis Enrique somou mais uma vitória, por 3-0, isolando-se no campeonato.
Foi ainda dentro dos dez minutos iniciais do confronto, que João Neves desempatou o marcador, chegando à vantagem, por saber aproveitar uma defesa incompleta de Gerónimo Rulli. A vantagem aumentou aos 29 minutos, com um autogolo de Leonardo Balerdi. O PSG fechou o marcador na primeira parte com uma jogada da Bradley Barcola.
“Estou muito feliz, mas o mais importante é a equipa e a forma como jogamos. Fizemos o que tínhamos de fazer. Começámos bem o jogo e felizmente marcámos rapidamente e eles viram um cartão vermelho. Fomos a melhor equipa do princípio ao fim”, disse João Neves, eleito o melhor jogador da partida.
Em 2023/24, Nuno Mendes - avaliado em 55 milhões de euros - fez 14 jogos ao serviço do PSG: seis na Ligue 1, cinco na Liga dos Campeões e três na Taça de França. O jovem contribuiu com um golo e duas assistências, em 942 minutos realizados pelos parisienses. Esta época, leva uma assistência e um golo em oito jogos.
Nuno Mendes começou nos juniores do Sporting em 2011, onde se manteve até concluir a sua formação, tendo depois alinhado pelo plantel principal dos verdes e brancos de 2019 e 2021. De leão ao peito, o jovem de 21 anos lançado por Rúben Amorim fez 47 jogos, ao longo dos quais apontou um golo e assistiu por três ocasiões. No caminho, venceu uma Taça da Liga, uma Supertaça e um Campeonato Nacional.
Pupilo de Rúben Amorim continua em grande forma esta temporada e desperta cobiça por parte de grandes emblemas do futebol europeu
|
0Geovany Quenda tem sido um dos destaques neste início de temporada no Sporting. O ala do Clube de Alvalade assumiu-se como titular no onze inicial de Rúben Amorim e tem gerado a cobiça por parte do mercado internacional. O Manchester United continua na luta pela contratação do jogar.
Segundo avança o jornal ‘A Bola’, o tubarão britânico tem acompanhado o jovem nos últimos dias, em Alcochete. Além disso, não perderam a oportunidade de ver o extremo jogar, enviando emissários, que acompanharam toda a prestação do jogador na partida frente ao Famalicão.
Rúben Amorim terá dado permissão ao ala para trabalhar o lado ofensivo da equipa, permitindo-lhe diversas chegadas à área adversária e arriscando o remate. O resultado deste pedido foi concretizado com a excelente execução do lance do segundo golo, no jogo do passado sábado.
Em 2023/24, com a camisola do Sporting, Geovany Quenda realizou 33 encontros: 24 pelos sub-23 (2.142 minutos) e nove pela equipa B (398 minutos). Ao todo, o jovem extremo formado nos leões apontou 11 golos e fez sete assistências. A época quase acabou de uma forma perfeita, pois Quenda foi uma das principais figuras na caminhada da seleção portuguesa no Euro sub-17. Portugal fez um excelente torneio, mas acabou por perder a final frente à Itália por 3-0.
Geovany Quenda - avaliado em 15 milhões de euros - leva 14 partidas na presente temporada, nas quais disputou 930 minutos dentro das quatro linhas. O desequilibrador canhoto tem, para já, dois golos apontados. Na Supertaça, diante do Porto, e frente ao Famalicão.