Futebol
Surpresa! Lage fica para trás e Pote está perto de sair do Sporting para rumar a outro emblema
26 Jul 2026 | 11:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Jul 2026 | 13:15 |
Depois de Ibrahima Ba, o Sporting tem intenção de contratar Oliver Provstgaard, jovem central dinamarquês da Lazio. O atleta com 1,94 metros de altura e 89 kg tem vindo a adquirir uma preponderância cada vez maior junto da equipa principal dos italianos. Por isso mesmo, Frederico Varandas não terá missão fácil.
O jornal italiano La Repubblica sublinha que os responsáveis do 9.º classificado da passada temporada desportiva de 2026/27 da Serie A terão feito saber de imediato à direção leonina que não têm qualquer tipo de intenção de negociar o passe do internacional dinamarquês.
Depois de falhar o apuramento para as competições europeias, a formação romana não teve alternativa a não se vender para equilibrar a vertente financeira. No entanto, ao que tudo indica, a saída de Mario Gila para o Milan, de Ruben Amorim, por uma verba na ordem dos 30 milhões de euros, supriu praticamente todas as necessidades identificadas.
Natural de Copenhaga, Oliver Provstgaard deu os primeiros passos no mundo do futebol ao serviço do Vejle BK, onde desde cedo deu mostras de potencial, de tal maneira que teve a oportunidade de se estrear pela equipa principal quando tinha apenas 18 anos de idade, a 14 de abril de 2022, na derrota sofrida na visita ao Odense BK, por 2-1.
O salto para a Lazio deu-se em janeiro de 2025, a troco de uma verba na ordem dos 4,5 milhões de euros. Na altura, assinou um contrato válido até junho de 2029, que foi, recentemente, renovado até 2031, com o devido aumento salarial, para mais de um milhão de euros por época.
Atacante dos leões esteve em destaque e apontou dois golos, num teste que serviu para a equipa continuar a ganhar ritmo competitivo
26 Jul 2026 | 12:55 |
A equipa B do Sporting continua a preparar a nova temporada e realizou mais dois encontros particulares, numa jornada de preparação que terminou com dois empates. Os jovens leões receberam o Torreense na Academia e deslocaram-se depois a Évora para medir forças com o Lusitano, somando um empate a 2-2 e outro a 0-0, respetivamente.
No primeiro desafio do dia, diante do Torreense, formação que também milita na Liga 2, o Sporting mostrou capacidade de reação e evitou a derrota graças aos dois golos apontados por Miguel Almeida. O avançado esteve em destaque num teste que serviu para a equipa de Tiago Fernandes continuar a ganhar ritmo competitivo.
Já frente ao Lusitano, o marcador não sofreu alterações, com os leões a terminarem o encontro sem golos. Ainda assim, a equipa técnica retirou sinais positivos dos dois particulares, numa fase em que o principal objetivo passa por consolidar processos e preparar o grupo para os desafios oficiais.
Os encontros surgem na sequência de uma pré-temporada em que o Sporting tem procurado afinar rotinas e promover a integração dos jogadores que compõem o plantel para 2026/27. Antes destes dois empates, a formação secundária leonina já tinha realizado outros testes, incluindo a vitória por 3-1 frente ao Bromley e o empate 1-1 diante do Farense.
Com a preparação a decorrer a bom ritmo, o conjunto orientado por Tiago Fernandes aproxima-se do arranque oficial da Liga Portugal 2. A estreia está marcada para 9 de agosto, com uma deslocação ao terreno do AFS, num primeiro desafio que permitirá avaliar o trabalho desenvolvido durante a pré-época.
Clube entrou na nova temporada com uma vitória diante do Mónaco, por 2-0, numa partida que serviu também para a apresentação aos adeptos
26 Jul 2026 | 11:55 |
O Sporting entrou na nova temporada com uma vitória diante do Mónaco, por 2-0, no Troféu Cinco Violinos, numa partida que serviu também para a apresentação oficial da equipa aos adeptos. O triunfo deixou boas indicações a Vítor Pinto, que apontou Jesse Derry como a grande figura da noite em Alvalade.
Na análise ao encontro, o comentador considerou que a equipa orientada por Rui Borges confirmou os sinais positivos: "Os leões confirmaram frente ao Monaco os bons indicadores vistos com Celtic e Estrasburgo", afirmou Vítor Pinto, escreveu no jornal 'Record'.
V. Pinto: "Jesse Derry acaba por emergir como o violinista da noite através de um golo de exceção"
O reforço inglês marcou um dos golos e recebeu elogios rasgados de Vítor Pinto, que o colocou no centro das atenções: "No meio de várias notas destacadas, Jesse Derry acaba por emergir como o violinista da noite através de um golo de exceção".
O analista ficou particularmente impressionado com a personalidade demonstrada pelo jovem extremo: "O miúdo com pinta de Beckham mostrou que não veio para Alvalade para estar mais próximos dos compatriotas que invadem o Algarve e pode ser um fator positivo para a tal temporada sportinguista da mudança de ciclo para voltar a ganhar no imediato".
Apesar das alterações no grupo, o comentador entende que Rui Borges está a conseguir implementar a sua ideia de jogo e vê sinais positivos para a temporada: "Rui Borges comanda um grupo que, apesar das mudanças, parece reagir bem às ideias propostas".
Intenção do Clube de Alvalade passa por integrar atleta o mais rapidamente possível nos trabalhos da equipa às ordens de Rui Borges
26 Jul 2026 | 11:45 |
Nestory Irankunda ficou de fora das opções do Watford para o amigável frente ao Hansa Rostock, que terminou com uma vitória inglesa por 3-0, numa altura em que continua a ser apontado ao Sporting. A SAD verde e branca já chegou a um entendimento com o australiano, mas ainda decorrem negociações com o clube inglês.
Os responsáveis leoninos terão colocado em cima da mesa uma oferta de 15 milhões, à qual poderão acrescer mais 5 milhões mediante o cumprimento de determinados objetivos. Apesar de o Watford ainda não ter dado uma resposta definitiva, os dirigentes leoninos estão confiantes num bom desfecho, ainda que o Hull City também esteja na corrida.
A intenção de Bernardo Palmeiro passa por integrar o atleta o mais rapidamente possível nos trabalhos da equipa de Rui Borges, permitindo ao extremo ganhar ritmo e adaptar-se aos novos colegas. Caso o negócio seja concluído em breve, o jogador poderá estar disponível para a estreia na nova edição da Liga frente ao Estrela da Amadora.
A ausência no particular acontece depois de Irankunda se ter apresentado mais tarde no Watford, na sequência da participação da Austrália no Campeonato do Mundo. O jovem atacante beneficiou de um período de férias alargado após a competição.
Se a transferência for concretizada, o atleta tornar-se-á no oitavo reforço do Sporting para a temporada 2026/27. O Clube de Alvalade já ultrapassou os 100 milhões de euros investidos em contratações neste mercado de verão, números que ainda poderão sofrer alterações até ao fecho da janela de transferências.