Modalidades
Sporting desperdiça vantagem ao intervalo e perde Supertaça para o Porto
26 Set 2026 | 18:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Basquetebol
28 Jan 2023 | 18:12 |
A equipa de basquetebol do Sporting venceu o Lusitânia, este sábado, dia 28 de janeiro, por 96-99, em Angra do Heroísmo, nos Açores, em jogo da 19.ª jornada da fase regular da liga portuguesa.
Para enfrentar o décimo e antepenúltimo classificado, que chegava após três triunfos seguidos e apuramento para os quartos-de-final da Taça de Portugal, os comandados de Pedro Nuno Monteiro tiveram de suar para garantir a vitória, num jogo marcado por incerteza no marcador até ao final da partida.
Travante Wiilliams, com 29 pontos, sete ressaltos e duas assistências, foi o MVP nos Açores. Isaiah Armwood, com 18 pontos, Diogo Ventura (14) e Marcus LoVett Jr. (14) foram os senhores que se seguiram.
Com esta vitória - a 24.ª em 31 jogos esta temporada - os leões somaram a quinta vitória consecutiva e chegam aos 34 pontos com 19 jogos disputados. O Porto é primeiro com 35, mas tem 18 partidas realizadas. Já o Benfica é terceiro com 32, mas apenas 17 encontros jogados.
Sporting: Travante William (29), Tevin Mack (3), Ricardo Monteiro, Marko Loncovic, Diogo Ventura [C] (14), António Monteiro, João Fernandes (2), Diogo Araújo, André Cruz (10), Joshua Patton (9), Isaiah Armwood (18) e Marcus LoVett Jr (14).
Na próxima jornada, os leões defrontam o Porto. O Clássico está marcado para sábado, dia 4 de fevereiro, às 15h00, no Pavilhão João Rocha.
https://twitter.com/SCPModalidades/status/1619383634313744391
Após descanso, conjunto de Alvalade começou a perder algum controlo sobre a partida e foi mesmo derrotado no reduto do eterno rival
03 Out 2026 | 19:08 |
O Sporting entrou da pior forma no campeonato nacional de basquetebol, ao sair derrotado da visita ao Pavilhão Fidelidade, frente ao Benfica, por 84-71. Os leões discutiram o resultado durante grande parte do encontro, mas acabaram por cair perante uma forte reação encarnada nos minutos finais.
A equipa leonina entrou bem no dérbi e conseguiu manter o encontro equilibrado desde o primeiro período, que terminou empatado a 19 pontos. No segundo quarto, o Sporting conseguiu mesmo assumir o controlo do marcador e chegou ao intervalo em vantagem, depois de vencer o parcial por 22-19.
Após o descanso, o conjunto de Bernardo Pires começou a perder algum gás. O Benfica aproveitou para dar a volta ao resultado no terceiro período e entrou no último quarto com uma vantagem de três pontos, deixando o dérbi ainda completamente em aberto.
A diferença acabou por surgir nos derradeiros 10 minutos. O Sporting não conseguiu acompanhar o ritmo imposto pelos encarnados, que chegaram a construir uma vantagem de 14 pontos a pouco mais de quatro minutos do fim, depois de uma sequência de sete pontos consecutivos. A reação leonina não apareceu e o Benfica acabou por fechar o encontro com uma vitória por 84-71.
Liam Reillyq foi o principal destaque do Sporting, terminando a partida com 26 pontos, enquanto Javian Davis-Flemin contribuiu com 11 pontos e dois ressaltos. O resultado deixa os leões sem pontuar na primeira jornada, depois de já terem perdido a Supertaça frente ao Porto. A formação leonina terá agora de reagir após um arranque de temporada marcado por duas derrotas frente a rivais.
Num mês que promete ser importante para o plantel, verdes e brancos já poderão trabalhar tendo em vista as equipas que irão defrontar
01 Out 2026 | 17:31 |
Já terminadas as fases de qualificação para a Taça Europa de Basquetebol, ficaram esta quarta-feira definidos os oito grupos de seis equipas que vão discutir esta competição europeia. Em representação portuguesa, estarão presentes Sporting e Benfica.
Os verdes e brancos, cabeças de série do Grupo C, já conheciam todos os seus adversários para esta fase: Rilski Sportist (Bulgária), Kolossos (Grécia), Esenler Erokspor (Turquia), Universitatea Craiova (Roménia) e Gence (Azerbaijão).
Por outro lado, Benfica, que foi eliminado da fase de apuramento da Liga dos Campeões, viu ontem definido o seu último adversário, o Prievidza. Assim, para além dos eslovacos, o grupo compõem-se com: Bakken Bears (Dinamarca), Landau Lions (Azerbaijão), Yukatel Denizli (Turquia) e Lions de Geneve (Suíça).
A fase regular irá arrancar dia 6 de outubro, 3.ª feira, com os dois primeiros classificados de cada grupo a passarem à segunda ronda, na qual serão distribuídos por duas 'pools' de 4. Os dois primeiros qualificam-se para os quartos de final, com jogos em casa e fora, tal como nas 'meias' e na final.
No que toca à temporada, Sporting, depois de ter saído derrotado da Supertaça - não se tendo conseguido superiorizar ao adversário -, tendo o Porto conquistado o primeiro troféu da temporada, prepara-se para dar uma melhor resposta já este fim-de-semana. Este sábado, leões deslocam-se até ao reduto dos encarnados para disputar a primeira jornada da Liga Betclic.
Equipa leonina chegou a dispor de grande vantagem no Clássico, mas acabou por permitir recuperação dos dragões na parte final
27 Set 2026 | 13:12 |
Bernardo Pires não conseguiu levar o Sporting à conquista da Supertaça de basquetebol, depois de os leões terem sido derrotados pelo Porto na decisão do troféu (80-76). A equipa leonina chegou a dispor de vantagens de 12 pontos em dois momentos do encontro, mas acabou por permitir a recuperação dos dragões na parte final.
O treinador do Sporting considerou que a falta de frescura física acabou por pesar no desfecho da partida e reconheceu também que o rival partiu para este duelo com uma vantagem ao nível dos processos coletivos, fruto da continuidade de trabalho das últimas épocas.
"O Porto tem processos assimilados, vindos de outras épocas, e nós estamos a implementar os nossos e a construir gradual e paulatinamente as rotinas necessárias. Demos uma boa resposta enquanto estivemos frescos e à medida que fomos perdendo capacidade física cometemos alguns erros, aproveitados pelo adversário", explicou.
B. Pires: "Porto se calhar está mais bem preparado do que nós"
Apesar da derrota, Bernardo Pires destacou os momentos positivos apresentados pela sua equipa e admitiu que o encontro poderia ter terminado com outro vencedor: "Podia ter caído para o nosso lado, mas o Porto se calhar está mais bem preparado do que nós nesta fase. Não estou satisfeito, pois num clube como o Sporting queremos sempre ganhar as competições em que participamos, sendo que fiquei satisfeito com o que produzimos em muitas fases do jogo", afirmou.
O treinador, que na época passada comandou o Imortal, assumiu ainda que há trabalho pela frente para consolidar a nova equipa: "Há muita coisa para melhorar e para crescer e sentimos que estamos a fazer esse percurso", concluiu Bernardo Pires.
Sporting desperdiça vantagem ao intervalo e perde Supertaça para o Porto
26 Set 2026 | 18:20
Oficial! Varandas aproveita vaga no mercado e garante reforço de 23 anos para o Sporting
26 Set 2026 | 10:29
3 jogadores expulsos após cenas de pancadaria no Clássico entre Sporting e Porto
14 Set 2026 | 11:42