Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futsal

Sporting goleia na final por 8-1 e conquista troféu nacional

Clube de Alvalade arrasou no encontro decisivo e venceu prova de cariz amigável no último domingo, dia 8 de setembro, em Castelo Branco

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

09 Set 2024 | 20:33 |

Icon Comentário0

A equipa de futsal do Sporting venceu a 10.ª edição do Torneio Cidade de Castelo Branco. O campeão nacional derrotou na final o Eléctrico, também da Liga Placard, por uns esclarecedores 8-1. Perante um Pavilhão Municipal praticamente lotado, os leões não deram hipóteses e ergueram o troféu.


Alex Merlim, no primeiro minuto de jogo, rodou para o pé esquerdo e atirou colocado para inaugurar o marcador. O Eléctrico empatou por Telmo Sousa num desvio à boca da baliza, ainda dentro dos primeiros cinco minutos de jogo. No entanto, o empate não durou muito e no espaço de um minuto, Wesley e Sokolov colocaram o Sporting a vencer por 3-1.


Muito perto do intervalo, os comandados de Nuno Dias fizeram o 4-1, numa excelente ‘paralela’ e remate exemplar de Tatinho. No segundo tempo, a intensidade de jogo baixou um pouco, mas as melhores oportunidades pertenceram sempre aos verdes e brancos, faltando apenas a finalização mais desejada nos primeiros 10 minutos da etapa complementar.


A faltarem pouco mais de seis minutos para o final, o Clube de Alvalade marcou dois golos em menos de 30 segundos – um num toque artístico exemplar de Taynan e outro, num remate indefensável de Sokolov, que bisou na partida. Já dentro do último minuto de jogo, Tiaguinho e Luís Montes marcaram um golo cada e fixarem o resultado final.

Os verdes e brancos arrancaram a pré-temporada com a conquista do Troféu na primeira vez em que o Clube participou neste evento, que teve muitos Sportinguistas na bancada no apoio aos futsalistas. Já o Fundão ficou no terceiro lugar, ao derrotar o Boa Esperança por 2-1.



Modalidades

CD fecha os olhos a insinuações do Benfica sobre arbitragem após derrota com Sporting

Encarnados haviam deixado um duro comunicado nas suas plataformas sobre o juízes responsáveis pelo encontro diante dos leões, que mereceu queixa

CD da FPF absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting na Supertaça de futsal
CD da FPF absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting na Supertaça de futsal

20 Out 2026 | 14:04 |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol absolveu o Benfica no processo disciplinar instaurado após as críticas à arbitragem da derrota por 3-2 diante do Sporting, na Supertaça de futsal, disputada em Vila do Conde a 5 de setembro. Em causa estavam alegadas ofensas à honra, consideração ou dignidade da equipa de arbitragem formada por Rúben Santos e Filipe Duarte.


Após o encontro, os encarnados emitiram um comunicado no site oficial onde escreveram que uma “arbitragem inadmissível retira mais um troféu ao Benfica” e que “o futsal português não pode continuar a aceitar arbitragens que adulteram resultados e decidem troféus”. As expressões levaram a Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol a apresentar uma participação disciplinar.


O Conselho de Disciplina considerou, porém, que as declarações, apesar da dureza do discurso, se enquadravam numa crítica concreta às decisões tomadas durante o duelo com o Sporting. Segundo o acórdão, “não pratica a infração disciplinar o clube que publica comunicado com formulações, apesar da sua gravidade retórica, surgem inseridas em publicação com conteúdo descritivo das incidências do encontro e funcionalmente orientadas para a crítica de concretas decisões de arbitragem e dos seus efeitos ou resultados práticos”.


O órgão disciplinar acrescentou que não foi possível concluir, com o grau de certeza necessário para uma sanção, que as palavras do Benfica sugerissem uma atuação deliberadamente parcial por parte dos árbitros. “Face de tudo o exposto, e em aplicação do princípio in dubio pro reo, consideram-se não demonstrados os factos integrantes do elemento subjetivo”, pode ler-se no acórdão.

Perante esse entendimento, o Conselho de Disciplina julgou improcedente a acusação e absolveu o Benfica da infração disciplinar. O processo fica assim encerrado sem qualquer castigo para os encarnados, depois da polémica que se seguiu à Supertaça conquistada pelo Sporting.



Modalidades

Oficial! Ala que recusou renovar com o Sporting por corte 'desrespeitoso' já tem novo clube

Jogador que representou os verdes e brancos por duas vezes no decorrer da sua carreira desportiva deixou Alvalade no último verão

Taynan, ex Sporting, está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional
Taynan, ex Sporting, está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional

20 Out 2026 | 12:23 |

Icon Comentário0

Taynan está de regresso ao futsal brasileiro, dez anos depois de ter deixado o país para iniciar uma aventura internacional. O antigo jogador do Sporting foi anunciado como reforço da ACBF, atual detentora da Copa Libertadores, regressando assim à competição depois de ter terminado a ligação aos leões no final da última temporada.


O jogador terminou a segunda passagem por Alvalade depois de não ter chegado a acordo para renovar contrato. Tal como o Leonino noticiou em Exclusivo, a proposta apresentada pelo Sporting implicava uma redução de cerca de 40% no vencimento do ala, cenário que acabou por inviabilizar a continuidade do internacional cazaque no Clube.


Natural de Campina Grande, Taynan deixou o Brasil em 2016 para rumar ao Mes Sungun, do Irão, seguindo-se uma passagem de dois anos pelo Kairat. Foi durante esse período que se naturalizou cazaque e começou a representar a seleção do Cazaquistão, antes de chegar pela primeira vez ao Sporting, em 2019.


O ala representou os verdes e brancos entre 2019 e 2021 e regressou a Alvalade em 2023/24, depois de uma experiência no ElPozo Murcia. No total das duas passagens, Taynan realizou 160 encontros pelo Sporting e conquistou 10 troféus, entre os quais uma Liga dos Campeões de futsal e dois Campeonatos Nacionais.

A última temporada ficou marcada por uma lesão grave, depois de Taynan ter sofrido uma rotura do ligamento cruzado anterior e do menisco externo do joelho esquerdo. O problema limitou-o a apenas sete jogos e colocou um ponto final precoce na época, antes da saída definitiva do Sporting. Aos 33 anos, o ala regressa agora ao país natal para iniciar uma nova etapa ao serviço da ACBF.


Confira a apresentação:


Modalidades

Exclusivo Leonino - Ala do Sporting tarda em convencer e tem de dar ao pedal para justificar aposta

Jogador chegou ao Clube de Alvalade na temporada 2025/26, mas ainda não conseguiu encontrar a sua melhor versão ao serviço dos leões

Exclusivo Leonino - Ivan Chishkala tarda em convencer no Sporting e terá de começar a dar ao pedal para justificar o estatuto com que chegou a Alvalade
Exclusivo Leonino - Ivan Chishkala tarda em convencer no Sporting e terá de começar a dar ao pedal para justificar o estatuto com que chegou a Alvalade

19 Out 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Ivan Chishkala tarda em convencer no Sporting e terá de começar a dar ao pedal para justificar o estatuto com que chegou a Alvalade, sabe o Leonino. O ala russo regressou recentemente após uma lesão que atrasou o início da temporada, mas ainda está longe de mostrar a regularidade esperada.


Ao que o nosso Jornal apurou, a estrutura leonina continua a acreditar nas qualidades do jogador, mas espera uma resposta mais consistente dentro de campo. Chishkala participou em apenas dois dos sete encontros disputados esta época pela equipa orientada por Nuno Dias e ainda não registou qualquer golo ou assistência.


O problema físico ajuda a explicar o arranque condicionado, até porque o jogador já tinha falhado o quinto e decisivo encontro da final do play-off de 2025/26. Ainda assim, o rendimento global desde a chegada ao Sporting, no último inverno, tem deixado algumas dúvidas. Na segunda metade da época passada realizou 23 partidas e marcou cinco golos.


Chishkala teve um papel importante na conquista da Liga dos Campeões, mas internamente nunca conseguiu apresentar a mesma consistência nem uma adaptação totalmente convincente às ideias de Nuno Dias. O cenário repete-se neste início de temporada, embora a lesão tenha limitado bastante as oportunidades para ganhar ritmo.

O ala chegou a Alvalade depois de ter passado cinco temporadas pelo Benfica e de uma experiência no Torpedo, na Rússia, onde marcou 17 golos em 23 jogos. A contratação surgiu com grandes expectativas e o Sporting continua a esperar que Chishkala recupere esse impacto ofensivo. 



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Sporting reforçar-se com ala internacional por Portugal até ao fim de 2026/27
Modalidades

Oficial! Sporting reforçar-se com ala internacional por Portugal até ao fim de 2026/27

16 Out 2026 | 11:44

Icon Comentário0
Atenção! Sporting perde guarda-redes e soma mais uma baixa por lesão
Modalidades

Atenção! Sporting perde guarda-redes e soma mais uma baixa por lesão

13 Out 2026 | 11:39

Icon Comentário0
Capitão do Sporting perde a cabeça e é suspenso por insultar árbitro: "És um filho da p...!"
Modalidades

Capitão do Sporting perde a cabeça e é suspenso por insultar árbitro: "És um filho da p...!"

06 Out 2026 | 15:10

Icon Comentário0