Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting interessado em contratar 'Novo Gyokeres'

Com 24 anos, atacante está a realizar uma temporada de grande nível, assumindo-se como o melhor marcador da segunda divisão inglesa

Zan Vipotnik, avançado que tem estado em destaque na segunda divisão inglesa, tal como Viktor Gyokeres, interessa ao Sporting
Zan Vipotnik, avançado que tem estado em destaque na segunda divisão inglesa, tal como Viktor Gyokeres, interessa ao Sporting

16 Abr 2026 | 09:55 |

Icon Comentário0

O Sporting continua atento ao mercado tendo em vista a próxima temporada e, nas últimas horas, surgiu mais um nome associado ao emblema verde e branco. Trata-se de Zan Vipotnik, avançado que tem estado em destaque no futebol inglês.


A informação foi avançada pelo jornalista Christian Vaquero, que coloca o ponta de lança do Swansea City na lista de potenciais alvos. O jogador atua atualmente no Championship, segundo escalão de Inglaterra, onde tem dado nas vistas pelas suas prestações, num contexto semelhante ao de Viktor Gyokeres - que esteve no balneário dos leões - antes de rumar a Alvalade.


Com 24 anos, o atacante está a realizar uma temporada de grande nível, assumindo-se como o melhor marcador da competição, com 21 golos apontados em 40 encontros. O avançado integra a equipa orientada pelo técnico português Vítor Matos.


Formado no Maribor, o internacional esloveno passou ainda por clubes como Gorica, Triglav e Bordéus. O bom desempenho na presente época poderá abrir-lhe portas para um salto na carreira, sendo o Sporting uma das hipóteses em cima da mesa.

Na presente temporada desportiva, ao serviço do Swansea, Zan Vipotnik - avaliado em 15 milhões de euros - já participou em 45 partidas: 40 no Championship, quatro na Taça da Liga inglesa e uma na Taça de Inglaterra. Nos 3.025 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, apontou 23 golos e fez duas assistências.



Futebol

Penálti, forma de Pote e Benfica; Tudo o que disse Rui Borges após Arsenal - Sporting

Em conferência de imprensa, treinador fez um balanço “muito positivo” do percurso feito pelo Clube de Alvalade na prova milionária

Rui Borges, técnico dos leões, fez a análise ao empate da segunda mão dos quartos-de-final entre Arsenal e Sporting (0-0)
Rui Borges, técnico dos leões, fez a análise ao empate da segunda mão dos quartos-de-final entre Arsenal e Sporting (0-0)

16 Abr 2026 | 09:37 |

Icon Comentário0

Rui Borges, técnico dos leões, fez a análise ao empate da segunda mão dos quartos de final entre Arsenal e Sporting (0-0). Em conferência de imprensa, o treinador fez um balanço “muito positivo” do percurso feito pelo Clube de Alvalade na Liga dos Campeões.


Análise global à eliminatória


"A palavra orgulho é a certa para falar da equipa. Por tudo o que fizemos nestes dois jogos, acho que merecíamos mais, pelo menos disputar o prolongamento, hoje. Tanto num jogo como no outro, as melhores oportunidades são do Sporting. O carácter e personalidade que tivemos de nos batermos com uma das melhores equipas da Europa foi fantástico. A palavra orgulho é certa para falar deste grupo e da demonstração de caráter, força e qualidade que têm demonstrado em toda a época. Claro que hoje tem mais impacto por ser Champions, mas mostrámos que também somos os melhores".


Sobre o possível penálti sobre Maxi Araújo

“Não vou falar disso porque seria desvalorizar o que fizemos ao longo do jogo, a nossa capacidade e qualidade”.


Estratégia cumprida

“Em termos estratégicos, a equipa esteve fantástica. Tivemos as melhores oportunidades e o Arsenal não criou assim tantas oportunidades, tanto hoje como em Alvalade. E com bola era tentar não deixar partir o jogo, entrar no meio-campo do Arsenal e ter ataques organizados para o desgastar. Nós somos uma equipa que gosta de ter bola, com jogo ofensivo e não fugimos a isso. Mostrámos a nossa ideia, carácter e personalidade, e isso orgulha-me muito”.

Sobre a ambição demonstrada

“Fomos muito ambiciosos nos dois jogos, as melhores oportunidades foram do Sporting. Isso mostra a ambição e qualidade coletiva e individual. Fomos corajosos e comprometidos, estamos a jogar Champions”-

Dérbi em perspectiva com o Benfica

“Agora, vamos pensar no próximo. É recuperar, respirar e pensar nisso com calma. O Benfica está mais fresco porque joga de semana a semana, mas vamos com o nosso espírito, ambição e com os nossos adeptos. A energia deles será muito importante e faço esse apelo desde já, para domingo estarem como têm estado ao nível da equipa”.

Sensações após o desfecho inglório

“Não pode existir frustração, mas sim orgulho pelos dois grandes jogos que conseguimos fazer contra uma das melhores equipas da Europa. Se queremos estar entre os melhores da Europa, temos de conseguir dar resposta a esta exigência de três em três dias. Tem de nos alavancar para os próximos jogos. Não podemos baixar o nível. Tem de servir de motivação, nunca como frustração”.

Dificuldades para marcar e chaves da consistência defensiva

“O Arsenal tem uma das melhores linhas defensiva da Europa, com centrais fortíssimos e rápidos. Fisicamente não somos uma equipa forte em duelos, gostamos de jogo apoiado e alguns momentos de transição. Era importante conseguir instalar-nos e ficar com bola, ataques demorados, sem deixar partir o jogo. Em termos defensivos, não deixámos o Arsenal criar. Estivemos muito compactos, concentrados e rigorosos. A equipa esteve fantástica".

Balanço da campanha europeia

“Muito positivo. Marcámos a História do Sporting e podemos olhar para trás orgulhosos. Temos de olhar de forma positiva e pensar que é o início de um sonho, do crescimento do Clube para que cada vez mais olhem para o Sporting de maneira diferente. O sentimento é de orgulho, mas ainda temos um longo caminho para percorrer e que seja sempre crescente”.

Momento de forma de Pedro Gonçalves

“Fez um bom jogo e a equipa até caiu quando ele saiu. Está à procura da melhor forma, mas não deixa de ser importante. É um jogador importante e os números dele falam por si”.

Faltou sorte?

“A sorte ou azar, não ligo muito a isso. A sorte dá muito trabalho. Digo que podíamos ter sido mais eficazes. Sorte é trabalho, competência e tentamos ter sempre muita".


Futebol

Exclusivo Leonino - Sporting não paga cláusula de 4M e emprestado tem guia de marcha

Jogador não se conseguiu afirmar como peça regular nem decisiva, não tendo alcançado impacto esperado dentro da estrutura do Clube de Alvalade

Exclusivo Leonino -  Sporting já terá tomou uma decisão relativamente ao futuro de Rômulo Júnior e não vai acionar cláusula de 4M
Exclusivo Leonino - Sporting já terá tomou uma decisão relativamente ao futuro de Rômulo Júnior e não vai acionar cláusula de 4M

16 Abr 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting já terá tomou uma decisão relativamente ao futuro de Rômulo Júnior, não estando prevista a ativação da cláusula de compra do defesa central no final da época, sabe o Leonino. A SAD considera que o valor fixado na ordem dos 4 milhões de euros é excessivo face ao rendimento apresentado pelo jogador.


Apesar de ter sido integrado no projeto da equipa B, o defesa não se conseguiu afirmar como peça regular nem decisiva, não tendo alcançado o impacto esperado dentro da estrutura competitiva do Clube de Alvalade, daí que esteja a cumprir os últimos meses com a camisola verde e branca.


Rômulo Júnior tem sido presença ocasional nos treinos de Rui Borges, sobretudo em períodos em que a equipa principal foi afetada por ausências de outros centrais devido a lesões ou compromissos internacionais, mas não convenceu a equipa técnica em pleno.


Nesse sentido, o plano do Sporting passa por não avançar para a aquisição em definitivo, estando já a ser avaliado o mercado em busca de alternativas mais alinhadas com o perfil e custo-benefício pretendido para o setor defensivo dos leões.

Na presente temporada desportiva com a camisola do Sporting, Rômulo Júnior – avaliado em 400 mil euros - soma 14 partidas pela formação secundária e duas ao serviço da equipa A, perfazendo o total de 916 minutos, ainda sem qualquer golo ou assistência.



Futebol

Sporting dá luta ao Arsenal, mas não consegue reviravolta e está fora da Liga dos Campeões

Depois da derrota no primeiro jogo (1-0), verdes e brancos estavam obrigados a vencer, mas igualdade no Emirates Stadium foi insuficiente

Sporting não conseguiu dar a volta à eliminatória frente aos ingleses do Arsenal e diz adeus à Liga dos Campeões
Sporting não conseguiu dar a volta à eliminatória frente aos ingleses do Arsenal e diz adeus à Liga dos Campeões

15 Abr 2026 | 21:53 |

Icon Comentário0

O Sporting empatou frente ao Arsenal (0-0), esta quarta-feira, dia 15 de abril, em jogo a contar para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga dos Campeões. Depois da derrota no primeiro jogo (1-0), os leões não conseguiram dar a volta à eliminatória e falham o acesso à próxima fase.


A jogar no Emirates Stadium, a primeira parte ofereceu vários motivos de interesse. Ora o Arsenal com o comando do jogo conseguiu colocar o Sporting em sentido, ora a equipa portuguesa, em certas fases do jogo, abanou a estrutura londrina. O lance de maior relevo pertenceu ao Clube de Alvalade. Maxi Araújo encontrou espaço para o cruzamento ao segundo poste e Geny Catamo, com um remate de primeira, acertou no poste aos 43'.


Na segunda parte, os londrinos tiveram algum ascendente na partida, apesar de o Sporting ter somado algumas aproximações perigosas à baliza de David Raya. Aos 84', Leandro Trossard apareceu solto ao segundo poste e cabeceou aos ferros da baliza de Rui Silva. Na última jogada, João Simões teve uma grande chance para marcar, mas atirou ao lado.


Com este empate – o sétimo em 48 encontros na presente temporada –, os comandados de Rui Borges dizem assim adeus às competições europeias. Já a turma de Mikel Arteta vai enfrentar o Atlético de Madrid, de Diego Simeone, nas meias-finais.

O emblema verde e branco entra em campo no próximo domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30 jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.


Sporting ficou a pedir penálti neste lance:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Titular do Sporting diz que futebol português é "agressivo"
Futebol

Titular do Sporting diz que futebol português é "agressivo"

15 Abr 2026 | 17:02

Icon Comentário0
Nuno Encarnação entende que Sporting foi levado ao colo, mas especialista em arbitragem diz o oposto
Futebol

Nuno Encarnação entende que Sporting foi levado ao colo, mas especialista em arbitragem diz o oposto

15 Abr 2026 | 17:44

Icon Comentário0
Sporting prepara revolução silenciosa no meio-campo e Rui Borges já tem alvos definidos
Futebol

Sporting prepara revolução silenciosa no meio-campo e Rui Borges já tem alvos definidos

15 Abr 2026 | 16:23

Icon Comentário0