
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
13 Ago 2025 | 19:47 |
Hélder Malheiro vai ser o árbitro principal do Sporting - Arouca, partida a contar para a segunda jornada da Liga Portugal Betclic. Depois do triunfo por 2-0, frente ao Casa Pia, na primeira jornada, os leões voltam a Alvalade e já conhecem a equipa de arbitragem para esse embate.
O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol fez saber, recentemente, as suas escolhas para a segunda jornada da Liga Portugal Betclic. Nomeado como árbitro principal ficou Hélder Malheiro, que regressa a Alvalade depois de algumas atuações que deixaram os adeptos descontentes na época passada.
Segundo as informações reveladas esta terça-feira, 13 de agosto, Hélder Malheiro vai ter como árbitros assistentes durante o jogo Gonçalo Freire e Rúben Silva. No papel de quarto árbitro no embate entre Sporting e Arouca vai estar Diogo Rosa.
Vale ainda destacar os restantes membros da equipa de arbitragem para o Sporting - Arouca. Longe de Alvalade, presentes na Cidade do Futebol, vão estar Manuel Mota e José Pereira, a desempenhar funções de VAR e AVAR, respetivamente.
Relembrar que Hélder Malheiro não teve passagem discreta o ano passado em Alvalade. Os adeptos do Sporting ficaram particularmente descontentes com a exibição do juiz no encontro frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, onde se queixaram de dois penáltis que ficaram por assinalar por parte da equipa de arbitragem.
Encarnados acabaram por empatar 1-1 na receção à formação açoriana, apesar de terem sido beneficiados à grande logo ao minuto 34 do encontro
13 Set 2025 | 08:48 |
O Benfica empatou 1-1 com o Santa Clara, em encontro válido para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo ficou marcado por um erro grosseiro de João Pinheiro, que ao minuto 34 mostrou cartão vermelho de forma inadvertida a um jogador dos açorianos. Os especialistas condenaram a atitude do árbitro.
Jorge Coroado: "Árbitro ganhou alento e tranquilizou 'ansiedade' com auxílio indevido do VAR"
"Árbitro ganhou alento e tranquilizou 'ansiedade' com auxílio indevido do VAR. Não existiu "atitude grosseira", mas sim conduta negligente. Cartão amarelo era o indicado", garantiu Jorge Coroado, antigo árbitro, em declarações ao jornal O Jogo.
José Leirós: "Não há disputa de bola grosseira ou força excessiva, nem colocou em perigo a integridade física do adversário"
Da mesma opinião partilha José Leirós, apontando o erro do juiz: "Admito que seja uma jogada negligente. João Pinheiro decidiu bem em exibir o amarelo. Ao ver no VAR, decidiu de forma diferente, mas não há motivo para expulsão. Não há disputa de bola grosseira ou força excessiva, nem colocou em perigo a integridade física do adversário".
Fortunato Azevedo: "Nada justificava, após chamada do VAR, que João Pinheiro revertesse a decisão"
Fortunato Azevedo junta-se aos críticos da decisão, que acabaria por deixa o Santa Clara reduzido a 10 elementos durante 56 minutos: "Paulo Victor praticou jogo perigoso ativo sobre Tomás Araújo, que, no entanto, baixa a cabeça na direção da bola. Falta negligente, merecedora do cartão amarelo. Nada justificava, após chamada do VAR, que João Pinheiro revertesse a decisão".
Com o empate, o Benfica passa a somar 10 pontos na Liga Portugal Betclic. O Sporting tem nove e ainda não disputou esta jornada. Os leões deslocam-se a Famalicão pelas 20h30 deste sábado, dia 13 de setembro e Rui Borges tem uma baixa importante.
Veja o lance em causa:
Clube de Alvalade abriu cordões à bolsa pelo internacional costa-marfinense, que não está apto para integrar convocatórias de Rui Borges
13 Set 2025 | 08:24 |
O Sporting pagou mais 2 milhões de euros ao Midtjylland por Ousmane Diomande. Aquando da celebração do contrato do central com os leões, ficou estabelecido que o Clube de Alvalade poderia adquirir mais 10% dos direitos económicos do costa-marfinense, para reduzir as mais-valias dos dinamarqueses.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, o Sporting contactou o Midtjylland e pagou de imediato 2M de euros. Desta forma, o emblema nórdico - que tinha 20% de uma mais-valia futura do jogador - passa a ter apenas 10% da diferença numa eventual transferência.
Esta quantia paga pelos leões junta-se à totalidade do valor já desembolsado por Diomande, uma vez que o central cumpriu todos os objetivos previstos no acordo feito na janela de transferências do mercado de inverno da temporada 2022/23.
Inicialmente, o Sporting pagou 7,5 milhões de euros por Diomande e comprometeu-se a desembolsar mais 1,66M cada vez que o defesa cumprisse 30 jogos com 45 ou mais minutos de utilização. Ao todo, o central custou 12,5M de euros a Frederico Varandas - aos quais acrescem ainda estes 2M para redução de mais valias.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica, e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.
'Camisola 10' dos leões vinha sendo titular de Rui Borges em todas as partidas até ao momento, mas falha deslocação ao Norte do país
13 Set 2025 | 07:56 |
Geny Catamo está lesionado e é baixa para o duelo frente ao Famalicão. O 'camisola 10' do Sporting chegou a Alvalade com problemas físicos contraídos na seleção moçambicana e está fora das contas de Rui Borges, abrindo espaço no onze para Geovany Quenda.
O canhoto fez 169 minutos na paragem de seleções - 90 diante do Uganda e 69 com o Botsuana - e regressou muito queixoso. Depois de ser avaliado pelo departamento médico do Sporting, Geny Catamo não seguiu com a comitiva leonina para o Norte do país.
Assim sendo, uma vez que Geny vinha sendo titular no corredor direito do ataque, Rui Borges irá promover alterações no onze. Geovany Quenda entra de forma direta para a equipa verde e branca, não sendo perspetivadas outras alterações nos leões.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Geny Catamo - avaliado em 15 milhões de euros - soma já cinco partidas, sempre na condição de titular. Nos 341 minutos que esteve dentro de campo, o canhoto ainda não conseguiu apontar qualquer golo ou assistência.
O Sporting volta a entrar em campo este sábado, dia 13 de setembro, frente ao Famalicão. O encontro diante da turma liderada por Hugo Oliveira, válido para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, jogar-se-á no Minho e tem pontapé de saída agendado para as 20h30.