Modalidades
Exclusivo Leonino - Avançado do Sporting recusou ir à Seleção por motivos pessoais
09 Out 2026 | 16:36
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Hóquei em patins
22 Jan 2025 | 21:47 |
A equipa de hóquei em patins do Sporting perdeu na Luz, diante do Benfica, por 3-1, esta quarta-feira, dia 22 de janeiro, em jogo a contar para a segunda jornada (em atraso) da Liga Placard. Com o resultado, os verdes e brancos entregam a liderança do campeonato ao eterno rival.
No reduto encarnado, foi João Souto quem abriu o ativo. O 'camisola 14' dos leões, com uma stickada certeira, colocou o Clube de Alvalade na frente aos 7'. Os encarnados acabariam por igualar o marcador, aos 12 minutos, consumando a reviravolta aos 15'.
Com o eterno rival na frente, o Sporting procurou restabelecer a igualdade, mas sem sucesso. Facundo Bridge falhou uma grande penalidade aos 34 minutos e as águias fizeram o 3-1 a pouco tempo do final (45'), fechando as contas do encontro.
Com esta derrota - a quinta em 21 jogos na presente temporada - os comandados de Edo Bosch somam 27 pontos e estão no segundo lugar da tabela classificativa, em igualdade com o Porto. As águias lideram a prova, com 30 pontos.
O Sporting - que vai ter um novo coordenador da modalidade em 2025/26 - volta a a jogar no próximo sábado, dia 25 de janeiro, frente aos dragões. O encontro diante da turma azul e branca, a contar para a 12.ª jornada da fase regular do Campeonato Nacional, jogar-se-á no Pavilhão João Rocha, às 18h00.
Antigo técnico do Clube de Alvalade desabafou após vitória em prova internacional e adiciona mais um título na sua experiente carreira
19 Out 2026 | 15:53 |
Nuno Lopes conduziu a França ao primeiro título mundial da sua história no hóquei em patins, após ter derrotado a Argentina na final, nos penáltis. Após o triunfo em Assunção, o técnico português, visivelmente emocionado, descreveu o último domingo como "histórico".
N. Lopes: "É um sonho de uma vida"
"Felizmente aconteceu, é um sonho de uma vida. Eu ganhei uma Taça de Portugal pelo Sporting de Tomar e dizia: não sei o que é ser campeão do mundo, mas será uma coisa semelhante. Hoje digo que é semelhante, mas é uma coisa estratosférica. Campeão do mundo com a França, com o Pedro Chambell na baliza e a jogar com 5... Para que todos saibam que é tudo possível, assim o grupo o permita fazer. Não há chavões e não há coisas feitas antes do tempo", afirmou, em declarações à imprensa portuguesa.
O antigo técnico do Sporting defende que foi uma vitória conquistada pela alma gaulesa. "Não quero chorar porque não tenho energia para chorar. Mas acho que foi a vitória do sofrimento, a vitória do trabalho. Trabalhámos muito para isto, queríamos muito", falou.
N. Lopes: "É um dia para ficar para a história"
Nuno Lopes queria dar o Campeonato do Mundo - onde Eloi Cervera destacou-se - inédito à França. "Terminou no stick do Carlo (di Benedetto), terminou na mão do Chambell. Acho que era importante viver este momento, devolver o hóquei a mais um país. É um dia para ficar para a história, já tínhamos feito história e fizemos outra vez", concluiu.
Na capital do Paraguai, o técnico de 54 anos ergue o maior troféu da sua carreira, depois de já ter vencido uma Taça de Portugal (2022/23) pelo Sp. Tomar (o seu atual clube), uma Supertaça de Portugal (2015/16) e uma Taça CERS, ambas pelo Sporting.
Defesa do Barcelona, que está na mira do emblema verde e branco, abriu o marcador logo aos 6 minutos e deu início à vitória espanhola
14 Out 2026 | 15:40 |
Portugal sofreu a primeira derrota no Campeonato do Mundo de hóquei em patins, ao perder por 4-2 frente à Espanha, na segunda jornada do Grupo A. Depois da goleada por 10-0 diante da Suíça, a Seleção Nacional sofreu o primeiro desaire na prova. Eloi Cervera, defesa do Barcelona que está na mira do Sporting, marcou o primeiro para 'La Roja'.
O alvo dos leões inaugurou o marcador aos seis minutos, com um remate de longe, e Nil Roca ampliou a vantagem aos oito, após assistência de Pau Bargalló. Portugal tentou reagir, mas encontrou em Càndid Ballart um obstáculo difícil de ultrapassar.
O início da segunda parte voltou a complicar a missão portuguesa. Aos 27 minutos, Marc Grau fez o 3-0, novamente com Pau Bargalló a assumir o papel de assistente. A equipa orientada por Reinaldo Ventura procurou reduzir a diferença e esteve perto de marcar, mas Zé Miranda acertou no poste.
A reação portuguesa chegou aos 40 minutos, quando Miguel Rocha disparou de longe para fazer o 3-1. A esperança cresceu nos instantes finais, sobretudo depois de Marc Grau ter visto cartão azul. Em superioridade numérica, Gonçalo Alves reduziu para 3-2 a pouco mais de 50 segundos do fim, mas a Espanha aproveitou a baliza portuguesa deserta para fechar o resultado em 4-2, por intermédio de Pol Manrubia.
A Seleção Nacional fica em desvantagem na luta pelo melhor posicionamento no Grupo A, mas continua com margem para recuperar nas próximas partidas. A derrota frente ao rival ibérico serve de alerta para uma equipa que terá de evitar novas entradas em falso.
Jogador do Clube de Alvalade deixou a sua opinião sobre o que faltou aos leões para fazer frente aos encarnados e ainda abordou o futuro
12 Out 2026 | 15:44 |
Xano Edo acredita que o Sporting tem condições para lutar por todos os títulos esta temporada. O guarda-redes dos leões reconheceu que a última época terminou com algum sabor amargo, mas destacou o crescimento de uma equipa que passou por muitas alterações e mesmo assim conquistou três troféus.
Xano Edo: "Talvez não tenhamos sido tão consistentes como o Benfica"
Em entrevista ao ‘Flashscore’, o internacional português admitiu que faltou consistência ao conjunto verde e branco nos momentos decisivos. “Olhando para trás e comparando as duas equipas, talvez não tenhamos sido tão consistentes como o Benfica. Uma equipa que não perde qualquer jogo ao longo de toda a época e acaba por ser campeã merece esse reconhecimento. Nesse sentido, talvez tenha sido o desfecho mais justo".
O guardião recordou que o Sporting viveu praticamente um “ano zero”, com várias mudanças no plantel, e considera que essa adaptação acabou por pesar na fase decisiva. “Na Liga dos Campeões existia ainda uma regra que nos impedia de utilizar todos os jogadores e isso acabou por nos afetar bastante. Penso que essa limitação já não existirá na próxima temporada. No campeonato, vínhamos de uma meia-final em que vencemos o Porto por 3-0 e jogámos muito bem. Depois, perder a final por 3-0 foi uma facada".
Xano Edo: "Jogadores que chegam vêm acrescentar qualidade"
Para a nova temporada, Xano Edo valoriza precisamente a continuidade da base da equipa e as chegadas de Nil Cervera e António Marante. “Acima de tudo, já trazemos as dinâmicas da época passada. Os jogadores que chegam vêm acrescentar qualidade e ajudar-nos a melhorar pequenos detalhes que nos faltaram.” O guarda-redes acredita que uma maior estabilidade poderá permitir ao Sporting apresentar maior regularidade.
A ambição, essa, não podia ser mais clara. “Queremos conquistar a Liga dos Campeões e o campeonato, naturalmente, mas também não queremos conquistar menos de três títulos. Sabemos que é um objetivo muito difícil, mas também sabemos que é possível. Se conseguimos três títulos na última época, temos condições para voltar a fazê-lo. Estamos confiantes".
Xano Edo deixou ainda claro que não pensa numa saída de Alvalade. “Tenho um contrato longo, de três anos, e estou muito bem no Sporting. Como disse, estou a gostar de viver em Lisboa e a minha namorada também está muito feliz aqui. Prefiro olhar para a carreira época a época. Foi assim que tenho feito até agora e sinto que me tem ajudado bastante. Se estou bem, feliz e realizado, isso acaba por ser o mais importante".
Exclusivo Leonino - Avançado do Sporting recusou ir à Seleção por motivos pessoais
09 Out 2026 | 16:36
Oficial! Craque com mais de 100 golos pelo Sporting chega a acordo... com o Benfica
09 Set 2026 | 16:31
Oficial! Defesa ruma ao 6.º classificado da Liga após 5 anos ao serviço do Sporting
07 Ago 2026 | 15:00