Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting planeia mexidas cirúrgicas para o mercado: Tudo o que Rui Borges definiu

Clube de Alvalade está ciente das necessidades da equipa e já estipulou de que forma irá agir na abertura da janela de transferências

Fora as renovações do plantel, Sporting pretende um central, um médio e um extremo para a equipa de Rui Borges
Fora as renovações do plantel, Sporting pretende um central, um médio e um extremo para a equipa de Rui Borges

21 Nov 2025 | 06:23 |

Icon Comentário0

O Sporting está ciente de quais as suas necessidades aquando da abertura do mercado de transferências. Numa fase crucial para o ataque ao tricampeonato, as escolhas de Rui Borges são simples e o objetivo é que cheguem já em janeiro: um central, um médio e um extremo esquerdo.


No que diz respeito ao primeiro, os verdes e brancos precisam de preparar a eventualidade de Ousmane Diomande ser chamado para representar a Costa do Marfim para o CAN, já no decorrer do mês de dezembro. Apesar de as hipóteses de tal acontecer não serem grandes, o treinador dos leões precisará de um defesa com o seu perfil para encarar essa possibilidade. Fora isso, o 'camisola 26' também tem mercado e será necessário preparar eventuais propostas.


Em segundo lugar, o meio-campo é um tema sonante em Alvalade. Hidemasa Morita está em final de contrato e pode mesmo despedir-se de Alvalade já em janeiro, enquanto Morten Hjulmand tem acordado com o Sporting que lhe seja facilitada a saída no final da época. Os leões procuram soluções para juntarem a João Simões, Giorgi Kochorashvili e Daniel Bragança.


Por último, o maior desejo de Rui Borges: um extremo esquerdo. Depois de o Sporting ter falhado Jota Silva no verão por uma questão de segundos, é imperial reforçar a posição neste mercado. Apesar de os leões saberem que será difícil contratar Yeremay Hernández, este continua a ser o alvo prioritário e, até lá, Alisson Santos terá de fazer esse trabalho.

De resto, o Sporting também está concentrado em manter todos os seus ativos em Alvalade. Hjulmand não tem ordem de saída até junho, enquanto as renovações de Francisco Trincão, Gonçalo Inácio e Diomande se encontram em marcha.



Futebol

Novas funções de Issa Doumbia no Sporting dão que falar

Rui Borges parece ter encontrado, pelo menos para já, fórmula para tirar maior rendimento do médio italiano de 22 anos de idade

Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia ao lado de Sergi Altimira, recuando ligeiramente o médio do Sporting e aproximando-o do espanhol.
Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia ao lado de Sergi Altimira, recuando ligeiramente o médio do Sporting e aproximando-o do espanhol.

31 Ago 2026 | 16:49 |

Icon Comentário0

Rui Borges encontrou uma nova forma de potenciar Issa Doumbia, recuando ligeiramente o médio e aproximando-o de Sergi Altimira. A solução surgiu depois das dificuldades sentidas nos primeiros jogos da época e tem permitido distribuir melhor as responsabilidades defensivas, ao mesmo tempo que liberta o camisola 77 para aparecer mais vezes em zonas ofensivas.


O internacional sub-21 por Itália chegou ao Sporting com a missão de dar maior capacidade física e explosividade ao meio-campo. Os dois médios começaram a ser trabalhados em conjunto ainda durante a pré-temporada. A aposta manteve-se na estreia oficial frente ao Estrela da Amadora, mas a dupla revelou dificuldades para controlar o ritmo do encontro depois de uma entrada forte dos leões.


Os números desse encontro ajudam a explicar o desgaste de Altimira. O espanhol assumiu praticamente sozinho grande parte das tarefas defensivas, sendo o único dos dois a recorrer aos tackles, com uma eficácia de 85%. Também terminou com quase o dobro dos passes certos de Doumbia, 64 contra 34, e apresentou uma eficácia muito superior nos duelos, com 73,3% contra apenas 18,1 do italiano. Perante o Vitória de Guimarães, Doumbia melhorou defensivamente e até superou o companheiro nos duelos, 61 contra 53 por cento, e nos tackles, 61,5 contra 53%.


Foi precisamente depois desse encontro que Rui Borges introduziu a alteração que viria a produzir melhores resultados. Frente ao Alverca, Doumbia baixou ligeiramente no terreno e aproximou-se de Altimira, permitindo que os dois repartissem as missões defensivas. Com mais liberdade à frente do espanhol, o italiano passou a ter espaço para transportar a bola e procurar a baliza.

A estratégia voltou a ser utilizada diante do Rio Ave (4-0) e os efeitos foram novamente positivos. Doumbia apresentou uma prestação equilibrada e ainda assistiu Flávio Gonçalves para o primeiro golo. O técnico parece ter encontrado, pelo menos para já, a fórmula para tirar maior rendimento do médio de 22 anos.



Futebol

Craque que admitiu querer jogar no Sporting faz assistência na vitória sobre o Marselha (2-0)

Mónaco venceu no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês

Mónaco venceu o Marselha por 2-0; Eric Dier, defesa que admitiu querer jogar no Sporting, fez uma assistência.
Mónaco venceu o Marselha por 2-0; Eric Dier, defesa que admitiu querer jogar no Sporting, fez uma assistência.

31 Ago 2026 | 16:25 |

Icon Comentário0

O Mónaco venceu o Marselha por 2-0, no principado, em partida da segunda jornada da Ligue 1, e assumiu a liderança isolada do campeonato francês, com seis pontos conquistados em dois jogos. Eric Dier, defesa que admitiu querer voltar ao Sporting, fez uma assistência.


Paris Brunner foi a grande figura do encontro, ao apontar os dois golos da formação orientada por Filipe Luís. O avançado alemão abriu o marcador aos 13 minutos, ao ganhar nas alturas dentro da área e desviar de cabeça um cruzamento de Aleksandr Golovin.


Na segunda parte, Brunner voltou a fazer a diferença com um grande momento individual. Após receber um passe longo de Eric Dier, o dianteiro conduziu da direita para o centro, deixou Geoffrey Kondogbia e Egan-Riley para trás e rematou cruzado para o canto inferior esquerdo, sem hipóteses para Jeffrey de Lange.


Flávio Nazinho também esteve em destaque, tendo cumprido os 90 minutos pelos monegascos. O lateral-esquerdo português, formado no Sporting, parece estar a ganhar espaço nas opções e a afirmar-se como dono da posição neste arranque de temporada.

Com este triunfo, o Mónaco chega aos seis pontos e fica no topo da Ligue 1. Na próxima jornada, a equipa do principado terá um teste de exigência máxima, ao deslocar-se ao terreno do Paris Saint-Germain. Já o Marseille, com três pontos, ocupa o oitavo lugar e recebe o Paris FC na ronda seguinte.



Futebol

Pedro Sousa não entende como craque ainda está no Sporting: "Como é que ninguém o quer?"

Comentador do Canal NOW destacou importância que o jogador de 28 anos teve no percurso recente do emblema verde e branco

Pedro Sousa analisou a situação de Pedro Gonçalves no Sporting e mostrou estranheza pelo facto de o internacional português continuar sem uma solução
Pedro Sousa analisou a situação de Pedro Gonçalves no Sporting e mostrou estranheza pelo facto de o internacional português continuar sem uma solução

31 Ago 2026 | 15:58 |

Icon Comentário0

Pedro Sousa analisou a situação de Pedro Gonçalves no Sporting e mostrou estranheza pelo facto de o internacional português continuar sem uma solução para o seu futuro, numa altura em que o mercado se aproxima do fim e permanece em aberto a possibilidade de uma saída para a Arábia Saudita.


O comentador do NOW destacou a importância que o jogador teve no percurso recente dos leões, considerando que o mesmo "foi o mais importante da década do Sporting". Apesar das dúvidas em torno da continuidade do camisola 8, o cenário de uma transferência continua dependente da existência de uma proposta concreta.


P. Sousa: "Muito estranho como é que ninguém quer Pote"


Pedro Sousa considera particularmente invulgar a falta de clubes interessados no jogador, tendo em conta o estatuto que construiu em Alvalade e o rendimento apresentado ao longo dos últimos anos. Nesse sentido, afirmou ser "muito estranho como é que ninguém quer Pote".

A eventual permanência do futebolista poderá obrigar o Sporting a encontrar uma solução para a situação do jogador, sobretudo depois de toda a incerteza criada em torno do seu futuro e da possibilidade de uma transferência durante esta janela de mercado.


Caso Pedro Gonçalves continue no plantel leonino após o encerramento do mercado, Pedro Sousa entende que caberá a Frederico Varandas esclarecer publicamente o cenário e explicar de que forma será feita a reintegração do jogador. "Terá de ser Frederico Varandas a explicar", defendeu.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"
Futebol

Jogador mais valioso dos leões deixa mensagem que emociona adeptos: "Obrigado por tanto, Sporting"

31 Ago 2026 | 15:36

Icon Comentário0
Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo
Futebol

Sporting gastou milhões em reforço, mas ainda não o pode usar: Detalhe está a complicar tudo

31 Ago 2026 | 13:46

Icon Comentário0
Reforço do Sporting tem estado uns furos abaixo nos últimos jogos, mas Rui Borges não desiste
Futebol

Reforço do Sporting tem estado uns furos abaixo nos últimos jogos, mas Rui Borges não desiste

31 Ago 2026 | 13:02

Icon Comentário0