Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Sporting - Porto: Transmissão, onze provável, horários e...

Leões enfrentam rival azul e branco na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, em partida válida para as meias-finais da da final four da Taça da Liga

Informações do jogo entre Sporting e Porto
Informações do jogo entre Sporting e Porto

  |

Icon Comentário0

O Sporting volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 7 de janeiro, frente ao Porto, em jogo relativo às meias-finais da final four da Taça da Liga. O encontro diante da turma liderada por Vítor Bruno jogar-se-á às 20h15, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.


Por esta altura, o Clube de Alvalade procura assim erguer o quinto troféu na competição. A última conquista da prova aconteceu na temporada desportiva de 2021/22 numa final onde os leões - orientados por Ruben Amorim - bateram o Benfica por 2-1 com golos de Gonçalo Inácio (49') e Pablo Sarabia (78')


Franco Israel; Eduardo Quaresma, Jeremiah St. Juste, Ousmane Diomande e Matheus Reis; Geovany Quenda, Morten Hjulmand, Hidemasa Morita; Geny Catamo, Francisco Trincão e Viktor Gyokeres. Este deverá, à partida, ser o onze inicial de Rui Borges diante da formação adversária.


A baliza não terá alterações, com Franco Israel a ser a escolha principal dos verdes e brancos. O quarteto defensivo não terá, muito provavelmente, nenhuma mexida, uma vez que Gonçalo Inácio, apesar de ter recuperado recentemente de lesão, é provável que ainda não seja lançado no onze frente aos azuis e brancos.

No miolo, Morten Hjulmand e Hidemasa Morita voltam a fazer dupla habitual no meio-campo dos verdes e brancos, com as alas a voltarem a ser entregues a Geovany Quenda e Geny Catamo. No ataque, Francisco Trincão ficará no apoio ao goleador Viktor Gyokeres.


Informações: Terça-feira – 6 de janeiro – 19h45 – Estádio Dr. Magalhães Pessoa (SIC)

Quem está fora: Pedro Gonçalves, Daniel Bragança e Nuno Santos (lesão)

Dúvidas: Marcus Edwards

Equipa de Arbitragem: Árbitro:  António Nobre; Assistentes: Luciano Maia e Nélson Pereira; 4.º árbitro: Miguel Nogueira; VAR: André Narciso;  AVAR 1: Vasco Santos; AVAR 2: João Bessa Silva


Futebol

Bernardo Bruschy elogia estrela do Sporting: "Sente-se à vontade..."

Antigo técnico dos leões nas camadas de formação leoninas exultou com os desempenhos de um dos jovens craques da equipa verde e branca

Bernardo Bruschy elogia Quenda, do Sporting
Bernardo Bruschy elogia Quenda, do Sporting

  |

Icon Comentário0

Bernardo Bruschy, antigo treinador do Sporting nas camadas jovens do Clube verde e branco, falou com o jornal 'A Bola', sobre Geovany Quenda. O antigo treinador, e também o antigo jogador dos leões, Litos, prestaram declarações ao periódico português sobre as capacidades do jovem extremo que até já foi chamado à Seleção A.


Para o Quenda esta posição não é novidade, pois a equipa, em desdobramento ofensivo, joga em 4x3x3 e ele atua como extremo, uma função que ele desempenhou durante dez anos durante o seu processo formativo. Prova desta apetência é que neste último jogo diante do Vitória de Guimarães fez duas assistências para golos de Viktor Gyokeres.”, começou por dizer Bernardo Bruschy.


Prosseguiu: “Aliás, em minha opinião, a maior peculiaridade foi no tempo de Ruben Amorim, quando em termos defensivos havia uma estrutura a cinco. No entanto, ele sente-se à-vontade em todos os sistemas. No fundo, é competente em todas as tarefas que lhe são confiadas”.


Já Litos, antigo jogador do Sporting, disse que talvez a melhor posição para Quenda seja no lado direito, num esquema semelhante ao que Rúben Amorim usava. Nos últimos dois jogos, acredita que o jovem ala não esteve no seu melhor devido ao seu novo posicionamento.

Sinceramente, gosto de o ver jogar na ala esquerda. É verdade que foi criando alguma habituação em funções mais à direita, mas adaptou-se bem a estas novas tarefas. Neste jogo em Guimarães foi menos interventivo do que o habitual, mas se formos analisar fez duas assistências para golos de Gyokeres. Sentiu algumas dificuldades em fazer passes com o pé direito, mas com o seu pé dominante, o esquerdo, causou estragos na defensiva contrária. Os jogadores são quase todos internacionais, experientes e adaptam-se a qualquer sistema de jogo que lhes seja proposto pelo treinador em funções no Sporting”, explicou Litos.



Futebol

Quenda, craque do Sporting, presente em lista especial

Jovem extremo dos leões, lançado na equipa principal pelo antigo técnico Ruben Amorim, marcou presença numa lista que destaca alguns dos melhores do mundo

Quenda, do Sporting, escolhido por Rui Malheiro
Quenda, do Sporting, escolhido por Rui Malheiro

  |

Icon Comentário0

Geovany Quenda, jovem extremo do Sporting, que foi lançado na equipa principal nos leões pelo antigo técnico Ruben Amorim, foi escolhido por Rui Malheiro, jornalista português, para o 11 a seguir em 2025, num artigo de opinião do cronista no jornal 'Record'.


"São 11 futebolistas, das classes 2005 e 2006, com intrusos de 2007, que têm conquistado protagonismo nas suas equipas, e que se assumem como prenúncio de motim futebolístico nos relvados e no mercado em 2025", começou por escrever, antes de explicar que "Restes, Yoro, Hato, Zaïre-Emery, Lamine Yamal, Endrick e Vítor Roque, por terem feito parte da lista de 2024, ficam de fora apesar de preencherem os critérios".


Sobre o jovem dos leões, escreveu o seguinte: "Convertido por Rúben Amorim, com amplo sucesso, em ala-direito, regressou com Rui Borges à posição de extremo, aquela em que se formou. Canhoto explosivo e desequilibrador, mais confortável a arrancar do corredor direito".


Prosseguiu: "Alia velocidade, aceleração, agilidade e agressividade com qualidade técnica e insubordinação na condução e no drible em espaços curtos e largos. Junta ainda argúcia nos passes de rutura, um remate vigoroso e argumentos nos cruzamentos, sendo notória a sua evolução a nível da tomada de decisão".

Rui Malheiro deixou ainda as restantes 10 escolhas que completam a sua equipa de talentos: Dennis Seimen (Estugarda, 2005); Luka Vuskovic (Westerlo, 2007); Pau Cubarsí (Barcelona, 2007); Dean Huijsen (Bournemouth, 2005); Sverre Nypan (Rosenborg, 2006); Myles Lewis-Skelly (Arsenal, 2006); Rodrigo Mora (FC Porto, 2007); Estêvão (Palmeiras, 2007); Kenan Yildiz (Juventus, 2005); Eli Junior Kroupi (Lorient, 2006).



Futebol

Lateral nas cartas do Sporting! Varandas vai mesmo...

Equipa dos leões vai-se adaptando ao novo treinador e ás exigências do sistema, e pode mesmo ir ao mercado em janeiro nalgumas posições específicas

Varandas à procura de lateral para o Sporting
Varandas à procura de lateral para o Sporting

  |

Icon Comentário0

Depois de vários anos a jogar no mesmo sistema tático, Rui Borges parece disposto a mudar essa característica da equipa do Sporting. Como tal, poderá ser necessário a Frederico Varandas, Presidente do Clube, fazer pequenas alterações no plantel e procurar oferecer ao novo treinador jogadores que se aproximem daquilo que quer nas dinâmicas das suas equipas: a posição de lateral-direito é um exemplo claro do que pode alterar no futuro a curto prazo.


Tal acontece, em primeira instância, porque com as alterações que o novo treinador verde e branco vem impondo no sistema tática da equipa, o papel de ala (usado no 3x4x3) se extingue, para dar lugar ao lateral-direito (num 4x4x2). Esta mudança tática pede também características diferentes aos jogadores que ocupam aquela posição, e é nesse sentido que Rui Borges acredita que o plantel beneficiaria de um reforço.


O pedido vem, também, no sentido de dar profundidade ao plantel: Geovany Quenda e Gany Catamo deixaram de contar para a posição - devido à alteração daquilo que o treinador leonino pede ao lateral no seu sistema - e Iván Fresneda parece cada vez mais na porta de saída do Clube verde e branco, com a mudança a dever efetivar-se depois da Taça da Liga.


Os jogadores que têm ganho espaço com a mudança são, naturalmente, Ricardo Esgaio, mas também Eduardo Quaresma, que Rui Borges já tinha elogiado naquele papel especifico: "O Quaresma é um central de raiz mas tem caraterísticas para ser um grande lateral – não esquecendo que é um grande central. É competente duelos defensivos e ofensivamente é ‘abusado’, no sentido de ser dinâmico".

O treinador do Sporting - que até já tinha admitido ir 'pescar' ao antigo clube - disse, de resto, as seguintes palavras na antevisão à partida em Guimarães: "Agarro-me sempre aos jogadores que tenho e não me queixo de nada. Se o mercado nos der alguma coisa, ótimo; se não der, ótimo na mesma, vamos com os que temos, e seremos muito competentes com os que temos".



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Maxi Araújo alvo de experiência no Sporting: Rui Borges...
Futebol

Maxi Araújo alvo de experiência no Sporting: Rui Borges...

 

Icon Comentário0
Quem luta para entrar no onze de Rui Borges no Sporting - Porto
Futebol

Quem luta para entrar no onze de Rui Borges no Sporting - Porto

 

Icon Comentário0
Hugo do Carmo 'acusa' Gyokeres de roubar fama a colega no Sporting
Futebol

Hugo do Carmo 'acusa' Gyokeres de roubar fama a colega no Sporting

 

Icon Comentário0