![Frederico Varandas e Rui Borges já decidiram o que fazer com jovem craque do Sporting](/storage/media-items/images/2025/01/frederico-varandas-rui-borges-sporting_20250131090343.webp)
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting impediu a saída de Afonso Moreira no mercado de transferências de janeiro. Segundo o jornal A Bola, os responsáveis dos leões receberam várias abordagens – a título definitivo e por empréstimo – pelo extremo, mas recusaram todas porque acreditam bastante no potencial do atleta. Uma dessas abordagens chegou da MLS e de uma cara bem conhecida dos adeptos verdes e brancos.
Em Alvalade, Rui Borges e a estrutura do futebol acreditam que Afonso Moreira pode seguir as pisadas de João Simões. É que, perante a maré de lesões que afeta o plantel do Sporting, o extremo formado nos leões pode aproveitar eventuais oportunidades que venham a surgir até ao final da temporada.
Caso tal não aconteça, Afonso Moreira irá continuar a trabalhar com a equipa principal e a dar o seu contributo na equipa B do Sporting, que iniciará a fase de subida à segunda liga, onde os desafios serão de maior exigência, mas que contribuirão para o crescimento do atleta de apenas 19 anos, que recentemente, frente ao Farense, foi a jogo pela turma de Rui Borges.
Afonso Moreira estreou-se na equipa principal do Sporting pelas mãos de Rúben Amorim. No início da temporada 2023/24, na receção ao Vizela, no dia 12 de agosto, o antigo técnico dos leões lançou o extremo para o lugar de Francisco Trincão. Ao longo dessa época, o miúdo da cantera leonina fez apenas mais dois jogos pelo plantel principal (Tondela, para a Taça de Portugal e Taça da Liga).
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Afonso Moreira – avaliado em 400 mil euros - leva 17 encontros: 10 na Liga 3, quatro na UEFA Youth League, dois na Premier League International Cup e um na Liga Portugal Betclic. Ao todo, nos 1.069 minutos, o extremo marcou seis golos e fez duas assistências, sendo uma das grandes figuras da equipa B leonina. O atleta de 19 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Desde a chegada do técnico ao Clube de Alvalade, atleta tem tido poucas ou nenhumas oportunidades com a Listada verde e branca
|
Ricardo Esgaio teria tudo acertado com o Bodrumspor, da Turquia, mas o negócio estará próximo de cair por terra. Segundo as últimas informações, o Sporting já atingiu o limite de vagas de empréstimo e, desta forma, o lateral pode mesmo ser obrigado a ficar no Clube de Alvalade, pelo menos para já.
Contudo, os responsáveis do Sporting podem ter outra solução em carteira para a resolução do futuro de Ricardo Esgaio. A primeira passa por uma transferência a título definitivo e a segunda pela rescisão de contrato, cenário que, pelo menos até ao fecho de mais alguns mercados periféricos, deve ser colocado de parte.
Resta agora perceber se o Bodrumspor, emblema com o qual o Sporting tinha acordo para a saída de Ricardo Esgaio, tem capacidade para ficar com o jogador a título definitivo, isto mesmo que o Clube de Alvalade abdique de qualquer compensação financeira, como foi avançado pelo nosso Jornal num Exclusivo Leonino.
Desde que Rui Borges chegou ao Sporting, Ricardo Esgaio tem tido muito poucas oportunidades. Os únicos jogos em que o lateral foi utilizado aconteceram diante do Rio Ave (entrou aos 89 minutos) e frente ao Leipzig (entrou aos 77 minutos). Nesta última partida, a atuação do atleta de 31 anos acabou por não ser positiva.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 2 milhões de euros – contabiliza nove encontros: três na Liga dos Campeões, três na Liga Portugal Betclic, dois na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 352 minutos que disputou, o lateral apontou um golo, diante do Amarante, na prova rainha.
Em comunicado, leões anunciaram chegada de atleta para a equipa principal do Clube de Alvalade e o reforço não escondeu a felicidade de chegar aos verdes e bran
|
É oficial: Madison Haugen é reforço do futebol feminino do Sporting. Em comunicado, o Clube de Alvalade anunciou a contratação da lateral-esquerdo para as verdes e brancas. Nas primeiras declarações de leão ao peito, a norte-americana de 23 anos não escondeu a felicidade de assinar com um emblema com a dimensão das leoas.
Madison Haugen: “A decisão de vir para o Sporting foi muito fácil”
"Comecei a jogar futebol aos três anos e sempre foi algo importante na minha vida. A minha irmã mais velha também jogava e foi o que me fez começar. Joguei quatro anos na Universidade da Georgia e o meu último ano na Universidade do Texas. Terminei em novembro e, a partir daí, tenho estado em contacto com o Sporting”, começou por referir Madison Haugen.
A norte-americana revelou, ainda, alguns detalhes das negociações com o Clube de Alvalade: “A decisão de vir para o Sporting foi muito fácil. O Clube é de nível mundial e um ótimo local para dar início à minha carreira profissional. As jogadoras, a equipa técnica e as condições de treino são fantásticas. Temos tudo o que precisamos para ter sucesso enquanto profissionais. Estou entusiasmada para aprender com as melhores, melhorar o meu jogo e ajudar a equipa a ganhar jogos e títulos. Estou muito feliz por estar aqui".
Madison Haugen: “Estou muito entusiasmada por ser apoiada por uma massa adepta tão grande.”
"Neste momento, tenho jogado mais na defesa, mas cresci a atacar, marcar golos e assistir. Faço o que for preciso para ajudar a equipa a ser bem-sucedida. Quando tiver a minha oportunidade dentro das quatro linhas, quero ser um fator relevante para o sucesso", referiu Madison Haugen, em declarações aos meios de comunicação do Sporting.
"A minha família fica sempre chateada quando eu marco porque nunca faço nada divertido, apenas levanto os braços. Talvez crie um novo festejo se conseguir marcar alguns golos aqui. Agradeço muito por me adicionarem à equipa. Espero deixar-vos orgulhosos. Estou muito entusiasmada por ser apoiada por uma massa adepta tão grande. Vamos, Sporting", finalizou Madison Haugen.
Lembrar que, na última jornada da Liga BPI, o futebol feminino do Sporting empatou a uma bola frente ao Benfica, no Estádio da Luz. Com esse resultado, as leoas continuam a três pontos das águias e, para serem campeãs, precisam de vencer todas as partidas até final do campeonato e esperar que as eternas rivais percam pontos em duas ocasiões.
Médio nipónico tem sido uma peça importante dos verdes e brancos desde que chegou ao Clube, mas há alguma apreensão em Alvalade com o jogador
|
O Sporting vive momentos de alguma preocupação e tudo se prende com a situação de Hidemasa Morita, médio nipónico dos verdes e brancos. O jogador termina o seu contrato com o Clube de Alvalade em 2026 e, conforme avançamos neste Exclusivo Leonino, Frederico Varandas e os responsáveis dos leões começam a ficar um pouco preocupados com a situação do atleta, que chegou a Lisboa proveniente do Santa Clara.
Com o vínculo que o liga ao Sporting a terminar no fim da próxima época, os leões começam a ficar apertados, em termos de tempo, para acertar a renovação. Neste momento, sem avanços nas conversações, Hidemasa Morita está a pouco menos de um ano de poder assinar por qualquer clube a custo zero.
Os responsáveis do Sporting mantêm a confiança de que as negociações com o médio nipónico vão chegar a bom porto, e que o jogador acabará por renovar, mais tarde ou mais cedo, com o Clube de Alvalade. Apesar de esta ser a ideia da SAD leonina, não há, neste momento, garantias de que tal venha a acontecer. Porém, prova desta esperança acentuada, foi o facto dos leões terem recusado propostas por Morita no mercado de inverno.
Esse facto tem deixado o Presidente do Sporting, Frederico Varandas, bem como o resto do contingente da Direção, algo preocupado, uma vez que o falhanço na renovação significaria a saída a custo zero do jogador, um duro golpe para os verdes e brancos que perderiam um elemento importante para a equipa sem qualquer contrapartida. Devido a estes fatores, a SAD do Sporting começa a explorar opções em relação ao futuro do jogador internacional pelo Japão. No entanto, como já mencionamos, por enquanto a ideia é de alguma segurança em relação às conversações chegarem a bom porto eventualmente.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 26 encontros: 16 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.616 minutos que disputou, o médio marcou dois golos e fez três assistências.