
Modalidades
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Barcelona - Sporting (Final) ao minuto
31 Ago 2025 | 11:44
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Andebol
10 Set 2025 | 08:24 |
A equipa de andebol do Sporting faz, esta quarta-feira, 10 de setembro, a sua estreia na edição 2025/26 da Liga dos Campeões da modalidade, na visita ao CS Dinamo Bucaresti. Os leões vão-se deslocar a um pavilhão muito complicado, algo que Ricardo Costa, treinador verde e branco, fez questão de destacar em declarações antes do encontro.
"Ganhar qualquer jogo já é difícil e fora é uma tarefa ainda mais árdua, sobretudo num terreno como o do CS Dinamo Bucaresti (...) Sofremos precisamente contra eles uma das derrotas mais pesadas do ano passado e sabemos que será novamente muito difícil. Sendo o nosso primeiro jogo fora, ainda para mais em Bucareste, temos de aprender com o que vivemos", começou por explicar Ricardo Costa, sobre as dificuldades que esperam o Sporting.
O técnico português prosseguiu: "Vai ser completamente diferente (em relação ao jogo da pré-temporada), até a nível de agressividade. Pegando nas palavras do Paulo Jorge, nós entramos logo a perder por 5-0, tal é a força dos adeptos do CS Dinamo Bucaresti. Temos de recuperar de uma diferença de cinco golos. É um jogo com cariz competitivo muito distinto, por isso sinceramente nem olhámos para esse durante a nossa preparação".
"Foi um início duro, mas com boas sensações: ganhámos uma das Supertaças e competimos até ao último segundo na outra. Agora é a Liga dos Campeões, tudo pode acontecer. Temos andado sempre em viagem, com as malas às costas, e temos saudades de jogar diante dos nossos adeptos. Mas teremos tempo de nos reunir todos no Pavilhão João Rocha. Para já, cabe-nos procurar pontos nesta deslocação", explicou, de seguida, Ricardo Costa, lembrando o arranque de época exigente do Sporting.
O treinador do Sporting terminou, com o traçar de objetivos para a Liga dos Campeões: "Sabemos o que fizemos no ano passado e não podemos expor o grupo à ideia de que será ainda melhor ou que não vamos ter dificuldades. Vamos ter. Mas também temos o sonho de chegar um dia a uma final four. O mais importante não é ficar em primeiro ou em segundo lugar no grupo, é garantir a qualificação e ir conquistando pontos, em casa e fora. Cada jogo é uma aventura, e é assim que vamos encarar a competição"
Equipa verde e branca está prestes a estrear-se nas competições internacionais esta temporada com uma deslocação a um reduto complicado
09 Set 2025 | 18:40 |
A equipa de andebol do Sporting estreia-se, esta quarta-feira, dia 9 de setembro, na Liga dos Campeões, frente ao Dinamo Bucaresti. Ricardo Costa fez a antevisão ao encontro e, apesar de reconhecer o poderio do adversário, o técnico acredita num bom resultado dos leões.
"Ganhar qualquer jogo já é difícil e fora é uma tarefa ainda mais árdua, sobretudo num terreno como o do Dinamo Bucaresti", começou por dizer aos meios do Clube de Alvalade. O treinador lembrou a derrota pesada sofrida na época passada frente aos romenos.
Ricardo Costa: "Sofremos precisamente contra eles uma das derrotas mais pesadas do ano passado"
"Sofremos precisamente contra eles uma das derrotas mais pesadas do ano passado e sabemos que será novamente muito difícil. Sendo o nosso primeiro jogo fora, ainda para mais em Bucareste, temos de aprender com o que vivemos", frisou o timoneiro leonino.
Ricardo Costa: "Do outro lado está o Paulo Jorge, selecionador nacional e profundo conhecedor de muitos dos nossos jogadores"
O encontro terá também um cariz histórico: pela primeira vez, dois treinadores portugueses vão medir forças na fase de grupos da prova: "Do outro lado está o Paulo Jorge, selecionador nacional e profundo conhecedor de muitos dos nossos jogadores. O Dinamo Bucaresti mudou bastante em relação ao ano passado, mas o nosso desejo de pontuar é enorme", afirmou.
Ricardo Costa acredita que os leões chegam preparados ao desafio: "Temos andado sempre em viagem, com as malas às costas, e temos saudades de jogar diante dos nossos adeptos. Mas teremos tempo de nos reunir todos no Pavilhão João Rocha. Para já, cabe-nos procurar pontos nesta deslocação", afirmou ainda, lembrando por fim que o caminho europeu se faz entre ambição e realismo, sem perder de vista o sonho de chegar mais longe", concluiu Ricardo Costa, que se estreou com uma vitória na primeira jornada do Campeonato.
Leões bateram a formação insular sem grandes dificuldades e viram agora atenções para a estreia na fase de grupos da Liga dos Campeões
04 Set 2025 | 08:17 |
A equipa de andebol do Sporting venceu o Marítimo por 36-29, na primeira jornada do Campeonato Placard. Os leões entraram com tudo para defender o bicampeonato, procurando conquistar a prova pela terceira vez consecutiva e fazer história.
Num duelo disputado no reduto adversário, os comandados de Ricardo Costa dominaram a partida desde cedo, nesta que foi a primeira disputa depois da derrota diante do Barcelona, na Supertaça Ibérica. Ao intervalo, o Sporting vencia por 18-15.
Na etapa complementar, os verdes e brancos não tiraram o pé do acelerador e acabaram por aumentar a distância para com a formação insular, que terminou a edição passada da liga na quarta posição, com 33 pontos, menos 17 que o Sporting (50).
Kiko Costa foi o homem do jogo, com 10 golos apontados. Salvador Salvador, capitão de equipa, com sete e Martim Costa (seis) estiveram igualmente em bom plano. Os reforços Carlos Álvarez (quatro) e Víctor Romero (um), também inscreveram o nome na lista de marcadores.
Com esta vitória - a terceira em quatro jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa somam três pontos e são lideres da prova. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 10 de setembro, às 17h45, frente ao Dínamo Bucareste, em jogo da primeira jornada do grupo A Liga dos Campeões.
Clube de Alvalade esteve muito perto de bater turma catalã, mas decisão polémica no final da partida alterou rumo dos acontecimentos
31 Ago 2025 | 18:36 |
A equipa de andebol do Sporting perdeu a final da Supertaça Ibérica frente ao Barcelona por 35-34, na marcação dos livres de sete metros, este domingo, dia 31 de agosto. O Clube de Alvalade lutou pelo triunfo, mas uma decisão polémica de arbitragem em cima do minuto 60 alterou o rumo dos acontecimentos. Veja AQUI como decorreu a partida.
Num duelo disputado no Centro de Desportos e Congressos de Matosinhos, depois de vitória nas meias-finais frente ao Ademar León (42-27), a turma verde e branca foi superior ao campeão e vencedor da Taça do Rei de Espanha e, ao intervalo, levava uma vantagem de dois golos (15-13).
Na etapa complementar, o placard teve várias reviravoltas no marcador com ambas as formações a querer chegar ao triunfo. O lance polémico aconteceu no final, quando Luís Frade não estava a três metros da bola no momento do remate de Francisco Costa, o que daria lugar a sanção disciplinar ao jogador e à consequente marcação de livre de 7 metros, que poderia dar a vitória aos leões. O marcador estava em 31-31 a um segundo do fim, mas os árbitros nada assinalaram após visualizarem as imagens.
Com esta derrota - a primeira em três jogos na nova temporada - os comandados de Ricardo Costa veem o Barcelona voltar a conquistar a prova pela quarta vez. O próximo encontro dos leões está marcado para quarta-feira, dia 3 de setembro, às 18h30, frente ao Marítimo, em jogo da primeira jornada da fase regular do Campeonato Nacional.
Terminou assim a quarta edição da Supertaça Ibérica, um formato que opõe os vencedores dos campeonatos nacionais e das taças nacionais de Portugal e Espanha. Ademar León e Porto participam na prova já que foram finalistas vencidos das provas rainhas de ambos os países. Na disputa pelo terceiro lugar, os dragões derrotaram os espanhóis por 28-23.
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Barcelona - Sporting (Final) ao minuto
31 Ago 2025 | 11:44
Gordo leva tareia do Sporting e leões vão enfrentar Barcelona na final
30 Ago 2025 | 17:45
Supertaça Ibérica Andebol 2025/26: Sporting - Ademar León (Meia-final) ao minuto
30 Ago 2025 | 14:50