Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting já escolheu favorito para suceder a Alex Merlim
14 Ago 2026 | 13:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
09 Fev 2025 | 16:51 |
A equipa de futsal do Sporting venceu o Fundão por 5-3, este domingo, dia 9 de fevereiro, em jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal. Num duelo disputado no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, os leões triunfaram diante da equipa que milita na primeira divisão.
A primeira parte não correu de feição aos verdes e brancos. Logo no primeiro minuto de jogo, Peléh colocou o Fundão em vantagem, através de uma grande penalidade. O Sporting reagiu, e chegou ao empate por Taynan, aos 7 minutos, também de penálti. A equipa visitante queria discutir a partida e colocou-se de novo na frente, por Caio Pedro, aos 13 minutos, mas Rúben Freire, aos 17', e Wesley, aos 20', operaram a reviravolta ainda antes do intervalo.
Na etapa complementar, os verdes e brancos conseguiram aumentar a vantagem e controlar o encontro. Primeiro Sokolov, aos 28', deixou o jogo com 4-2 no marcador, e Zicky Té fechou a contagem da parte dos leões, com o 5-2 aos 38 minutos. O Fundão ainda reduziu, por Caio Pedro, perto do fim, e carimbou o resultado final em 5-3.
Com esta vitória – a 18.ª em 23 jogos na nova temporada desportiva – os comandados de Nuno Dias carimbam passagem à final eight da competição e estão na luta para erguer um troféu que já levantaram em cinco ocasiões em todo o seu historial, o último dos quais na temporada 2021/2022.
O Clube de Alvalade vira atenções para o campeonato nacional. Os verdes e brancos - que não vão poder contar com Allan Guilherme até ao final da época - vão defrontar o Quinta dos Lombos. O encontro diante da turma liderada por Nuno Couto está marcado para sexta feira, dia 14 de fevereiro, às 20h30, no Pavilhão Desportivo dos Lombos.
Histórico capitão leonino falou sem filtros sobre os últimos momentos da ligação a Alvalade e revelou detalhes que ajudam a tomar uma decisão difícil
24 Ago 2026 | 15:33 |
João Matos, histórico capitão e uma das maiores figuras da história do futsal do Sporting, abriu o livro sobre o momento em que decidiu colocar um ponto final na carreira. O internacional português, que conquistou mais de três dezenas de troféus ao serviço dos leões, entre os quais duas Ligas dos Campeões, vários Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças, explicou que chegou a um momento em que precisava de escolher o caminho a seguir. A possibilidade de continuar a jogar existia, mas implicava encontrar uma solução diferente daquela que desejava.
João Matos: "O Sporting não quis renovar"
"Tinha de ser tomada essa decisão de ou acabo ou vou para outro clube. Efetivamente acabava contrato com o Sporting, o Sporting não quis renovar e eu tinha de tomar uma opção na minha vida", revelou, em entrevista ao podcast Final Cut.
O antigo capitão leonino assumiu, aliás, que estaria disponível para continuar caso o Clube tivesse demonstrado essa intenção. "Se o Sporting quisesse mais um ano, se eu estaria disposto a sacrificar-me mais um ano? Sem dúvida, sem dúvida", garantiu, numa declaração que evidencia a vontade que tinha de prolongar a ligação ao emblema verde e branco, apesar da idade e dos muitos anos dedicados à modalidade.
João Matos: "Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias"
João Matos abordou ainda a componente financeira do futsal e o respeito que sempre manteve pelas hierarquias do Sporting, destacando particularmente a relação com Nuno Dias. "Acho que as pessoas conseguem entender o lado financeiro que mexe o futsal. Sempre fui habituado a respeitar hierarquias... Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias", explicou.
Os números do ex fixo resumem a dimensão da sua carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.027 jogos disputados. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas desportivas, o antigo capitão nunca perdeu importância dentro do grupo verde e branco.
Confira o vídeo:
Leões e águias preparam-se para inaugurar os jogos grandes da temporada desportiva 2026/27 e foram reveladas todas as informações sobre o encontro
20 Ago 2026 | 14:45 |
O Sporting já conhece todos os detalhes da Supertaça masculina de futsal. Os leões vão medir forças com o Benfica no dia 5 de setembro, sábado, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, com o primeiro troféu da temporada em disputa.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou oficialmente o local e os horários da competição. O encontro entre verdes e brancos e encarnados terá transmissão em direto no Canal 11 e voltará a colocar frente a frente os dois grandes rivais da modalidade.
O Benfica chega à Supertaça na condição de bicampeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, enquanto o Sporting terminou a última temporada como vice-campeão e finalista vencido da prova rainha. Por esse motivo, os leões garantiram presença no duelo que vai abrir oficialmente a luta pelos troféus em 2026/27.
“É com enorme satisfação que o distrito do Porto volta a receber um dos grandes momentos do futsal nacional”, afirmou José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, destacando a escolha de Vila do Conde para receber as decisões das Supertaças masculina e feminina.
Para o Sporting, o encontro representará desde logo um teste de máxima exigência no arranque da nova época. A equipa de Nuno Dias terá no eterno rival o primeiro grande obstáculo da temporada, numa partida marcada para as 21h00, após a final feminina, entre Benfica e Nun'Álvares (16h30).
Jogador que acabou de chegar ao Clube de Alvalade está com problemas físicos e vai falhar a sua estreia ao serviço dos leões em 2026/27
20 Ago 2026 | 03:00 |
Felipe Rufino vai ficar afastado das opções da equipa de futsal do Sporting entre três e seis semanas devido a lesão, sabe o Leonino. O reforço brasileiro terá assim de cumprir um período de recuperação antes de voltar a estar disponível para Nuno Dias.
Ao que o nosso Jornal apurou, o problema físico vai obrigar o pivô a ser baixa no arranque da temporada. O tempo de ausência dependerá da evolução da recuperação, estando neste momento prevista uma paragem mínima de três semanas que poderá prolongar-se até às seis.
Felipe Rufino é uma das caras novas do plantel verde e branco para a presente temporada. O Sporting avançou para a contratação do internacional brasileiro ao Joinville, a quem pagou a cláusula de rescisão, onde o jogador se destacou como um dos jovens mais promissores da modalidade no país.
A chegada do pivô insere-se na remodelação ofensiva promovida pelo Sporting para 2026/27, numa altura em que Allan Guilherme deixou o Clube. A baixa do brasileiro ganha ainda mais peso uma vez que Zicky Té também se encontra afastado devido a uma lesão prolongada, reduzindo as opções de Nuno Dias para a posição de pivô.
O problema físico atrasa, assim, a afirmação de Felipe Rufino numa fase em que poderia ganhar espaço importante na equipa. O Sporting vai acompanhar a evolução do internacional brasileiro, que chegou este verão juntamente com Erick Mendonça, Rúben Teixeira e Oleksandr Sukhov.
Exclusivo Leonino - Sporting já escolheu favorito para suceder a Alex Merlim
14 Ago 2026 | 13:08
Oficial! Guitta tem novo clube; Ex Sporting abraça desafio (Vídeo)
10 Ago 2026 | 11:18
Oficial! Ala de 25 anos que esteve 5 épocas no Sporting é reforço do Porto
09 Ago 2026 | 11:37