Futebol
Ex treinador do Sporting confessa que lado emocional de Quenda teve de ser gerido com cautela
0
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0A comitiva do Sporting viajou, na noite da passada sexta-feira, para Gaia, onde vai estagiar antes do duelo frente ao Famalicão. As duas grandes novidades da convocatória de Rúben Amorim foram Pedro Gonçalves e Ousmane Diomande, ambos recuperados de lesão.
Além da inclusão dos dois craques, face aos últimos jogos, o técnico verde e branco voltou a chamar Bruno Ramos. Desta feita, Lucas Taibo ficou fora do lote de opções do Clube de Alvalade e deverá voltar a alinhar pelos escalões secundários dos leões.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em oito partidas, nas quais disputou um total de 631 minutos dentro das quatro linhas.
Já Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em dez partidas: sete na Liga Portugal Betclic, uma na Supertaça e duas na Liga dos Campeões. O jovem de 20 anos não soma, para já, qualquer golo ou assistência, nos 699 minutos disputados.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo este sábado, dia 26 de outubro, frente ao Famalicão, em jogo relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Armando Evangelista jogar-se-á às 20h30, no Minho e já se conhece a equipa de arbitragem.
Frederico Varandas vai fazer de tudo para segurar técnico do emblema verde e branco por mais temporadas, contudo há um obstáculo difícil de ultrapassar
|
0Rúben Amorim pode mesmo renovar contrato com o Sporting num futuro próximo. No entanto, ao que o nosso Jornal apurou, há um obstáculo que pode travar o prolongamento de vínculo do treinador com o Clube de Alvalade: o aparecimento de um tubarão europeu.
O atual contrato do técnico termina em 2026, sendo que Frederico Varandas pretende segurar o timoneiro dos leões por mais temporadas, mas, sabe o Leonino, que caso um grande clube do futebol mundial se mostre interessado em contar com Rúben Amorim, o mesmo pode vir a abandonar Alvalade.
O treinador revelou recentemente que se sente "feliz" em Alvalade e a renovação implicará sempre melhorias salarias, mas a cobiçado por parte do estrangeiro pode baralhar as contas à SAD verde e branca e tirar Rúben Amorim do comando técnico do Sporting.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico liderou 226 encontros, tendo vencido 159, empatado 34 e perdido 33, sendo uma das grandes figuras do Clube nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou cinco títulos: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 20 milhões para emblemas estrangeiros e 30 para clubes nacionais.
Colunista analisou o crescimento do Clube de Alvalade nos últimos anos e diz que grande parte dos méritos se devem ao Presidente dos leões
|
0Hugo do Carmo, colunista do jornal A Bola, analisou, no seu mais recente texto, a recente entrevista dada por Frederico Varandas à RTP3, acabando por deixar elogios ao Presidente do Clube de Alvalade e enaltece o trabalho desenvolvido pela atual administração que pegou num Clube que "esteve décadas afastado dos títulos e tornou-se num fidalgo arruinado".
"O Sporting está bem e recomenda-se. Frederico Varandas aproveitou, e bem, o momento para marcar posição. Na sequência da acusação de corrupção da Benfica SAD e de Luís Filipe Vieira, no caso dos e-mails, o presidente dos leões deu uma entrevista muito lúcida à RTP".
"Para muitos Frederico Varandas não ganhou nada ao atacar o eterno rival e, embalado, também o Porto, recordando o Apito Dourado e mais uma vez apontando o dedo a Pinto da Costa — até André Villas-Boas foi visado, por não se demarcar claramente das práticas do ex-presidente dos dragões. Considero que fez bem. Afinal, o futebol é muito volátil e o que está hoje cor de rosa amanhã pode estar cinzento".
"O Sporting esteve décadas afastado dos títulos, perdeu influência e tornou-se um fidalgo arruinado. Os reis e poderosos eram os rivais, com os leões a serem apenas um parceiro. Em muitas ocasiões utilizado estrategicamente, conforme as conveniências. Umas vezes amigo, outras inimigo. Porto e Benfica definiam as regras. Foi com isto que Frederico Varandas cresceu e foi isto que vincou na entrevista. Nunca esquecerá esses tempos e sabe que os sportinguistas também não".
"Frederico Varandas parece outro. Está mais confiante e os especialistas que tanto o condenaram após as (poucas) aparições públicas já têm mais dificuldades em apontar-lhe defeitos. O presidente dos leões escolheu bem as palavras e foi certeiro na mensagem. Tanto para fora como para dentro. Tanto nas questões desportivas como nas financeiras, como o perdão da dívida da banca, que tanto é arremessado pelos adeptos rivais", pode ler-se.
Duelo diante do Famalicão, a contar para a nona jornada da Liga Portugal Betclic vai exigir cautelas ao 'camisola 8' de Rúben Amorim
|
0Pedro Gonçalves voltou recentemente de lesão e vai ser opção para Rúben Amorim para o duelo frente ao Famalicão. No entanto, Rúben Amorim, na conferência de antevisão à partida, referiu que o jogador ainda "vai demorar a regressar ao ritmo em que estava".
"O Pote ainda vai demorar a regressar ao ritmo em que estava, mas é uma excelente notícia", começou por dizer o técnico verde e branco. "Ele marca em quase todos os sítios... (risos) Pode começar no banco, ser titular, não pode é fazer o jogo todo. Se for titular, terá de sair. É garantido que não fará o jogo todo. Vamos ver se joga de início ou entra depois", admitiu.
Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em oito partidas, nas quais disputou um total de 631 minutos dentro das quatro linhas.
Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 186 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 26 de outubro, frente ao Famalicão, em jogo relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Armando Evangelista jogar-se-á às 20h30, no Minho e já se conhece a equipa de arbitragem.