Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Tática no Sporting - Benfica? Rui Borges aconselhado a...

Antigo treinador do Vitória de Guimarães foi apresentado no Clube de Alvalade e tem de tomar uma decisão sobre a disposição da equipa

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

27 Dez 2024 | 12:00 |

Icon Comentário0

Rui Borges foi anunciado como novo treinador do Sporting. O antigo técnico do Vitória de Guimarães vinha variando entre um 4-3-3 e um 4-2-3-1 no clube do Minho, mas no jogo contra o Benfica deve manter a tática usada por Ruben Amorim e João Pereira (3-4-3).


Henrique Calisto e Nuno Campos, ambos com experiência em futebol e conhecimentos táticos, acreditam que não será positivo mudar a formação, dada a proximidade do dérbi e o pouco tempo para Rui Borges ambientar os jogadores a novas ideias.


Calisto, ex-treinador de várias equipas em Portugal, considera que a manutenção do 3-4-3 é a escolha mais lógica. "Não faria sentido alterar para este jogo", sublinha, ao jornal A Bola. Uma opinião que é também partilhada por Nuno Campos, que recentemente deixou o cargo de adjunto no Toluca, no México. O antigo treinador-adjunto destaca a limitação de tempo para preparar o jogo, o que dificulta mudanças no esquema tático.


Viktor Gyokeres, tem demonstrado boa adaptação ao 3-4-3, mas Calisto acredita que o avançado sueco tem a capacidade de se adaptar a diferentes sistemas táticos. "O Gyokeres, pelas suas características, tanto pode jogar numa linha de três na frente, como faz agora, como com dois ou até sozinho no ataque. Não vejo dificuldades para ele", afirma.

Nuno Campos, por sua vez, conhece bem as características de Maxi Araújo, jogador que orientou no Toluca, e acredita que o extremo português pode adaptar-se a diferentes posições dentro do campo. "O Maxi pode jogar numa linha de quatro, como defesa esquerdo, ou numa linha de cinco mais recuada. Também pode atuar como extremo mais aberto ou entre linhas, tal como fazia o Pedro Gonçalves", amdmite.



Futebol

Exclusivo Leonino: Matheus Reis foi peça-chave na preparação do Benfica - Sporting

'Camisola 2' dos verdes e brancos está consciente da receção que terá no Estádio da Luz, mas leões estão descansados com a possibilidade

Exclusivo Leonino - Juntamente com Morten Hjulmand, Matheus Reis foi um dos jogadores mais importantes para Rui Borges na preparação do Benfica - Sporting
Exclusivo Leonino - Juntamente com Morten Hjulmand, Matheus Reis foi um dos jogadores mais importantes para Rui Borges na preparação do Benfica - Sporting

05 Dez 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Matheus Reis foi uma das peças-chave para a preparação do Benfica - Sporting, sabe o Leonino. Rui Borges teve a ajuda do jogador brasileiro, em conjunto com Morten Hjulmand, para motivar o plantel principal dos leões nas vésperas do dérbi eterno.


Ao que o nosso Jornal conseguiu apurar, a experiência do 'camisola 2' continua a ser um dos atributos mais apreciados pela estrutura do Sporting e, fruto disso, foi pedido o seu auxílio para manter o foco dos restantes companheiros de equipa a 200% naquela que será a segunda partida frente ao Benfica nesta temporada.


Matheus Reis ajudou não só Rui Borges - que mantém a sua confiança no canarinho -, mas também Hjulmand, capitão do Sporting, a mostrar a importância de um Benfica - Sporting a jogadores mais recentes em Alvalade, como é o caso de Luis Suárez, que será o avançado titular na partida.


Ao todo, desde que chegou aos verdes e brancos oriundo do Rio Ave, Matheus Reis já realizou 211 partidas, ao longo das quais marcou três golos e fez 10 assistências. O atleta é ainda um dos mais polivalentes do plantel, jogando tanto como central como a lateral canhoto.

O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á, às 20h15, no Estádio da Luz.



Futebol

Agente de jogador do Sporting elogia Rui Borges e atira: "Amorim entendia que..."

Craque verde e branco tem sido um dos destaques positivos no Clube de Alvalade esta temporada, e o seu representante lembrou um período passado

Craque do Sporting tem sido um dos destaques positivos com Rui Borges esta temporada, e o seu representante relembrou o período com Amorim
Craque do Sporting tem sido um dos destaques positivos com Rui Borges esta temporada, e o seu representante relembrou o período com Amorim

04 Dez 2025 | 20:57 |

Icon Comentário0

Luis Bardají Garcia exaltou o momento que Iván Fresneda atravessa no Sporting esta temporada. O lateral-direito dos leões esteve muito perto de deixar o Clube no inverno passado, mas acabou por ficar em Alvalade, e conquistou estatuto de titular sob as ordens de Rui Borges.


Luis Bardají Garcia: "A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três"


O agente do defesa espanhol não esconde que Fresneda atravessa "o melhor momento em Lisboa": "Ter a confiança do mister está a ajudá-lo a crescer e a sair bem em benefício da equipa (...) No final da época transmitiram-nos essa confiança, que seria esse sistema e que é o melhor para o Iván e isso está a fazer com que se vejam os melhores minutos dele no Sporting".


Em entrevista à Antena 1, abordou também o período antes da chegada de Rui Borges: "A ideia de Ruben Amorim era de uma linha de três com dois dalas e essa não era a posição mais cómoda para o Iván, que também chegou a jogar como central pela direita. A obrigação de qualquer treinador é tirar o máximo dos jogadores, Amorim entendia que era melhor a defesa a três".

"Sonhar é grátis e sempre lhe digo que tem de sonhar em grande. Será difícil a curto prazo. Espanha tem grandes jogadores para a posição… Carvajal é um dos capitães, agora está lesionado mas deve recuperar. Depois há Pedro Porro, que todos conhecem muito bem do Sporting... É preciso trabalho e estar preparado para se a oportunidade surgir", explicou, depois, Luis Bardají Garcia, sobre a possibilidade do jogador chegar à Seleção nacional.


Por último, o representante de Fresneda falou do dérbi de Lisboa: "Será jogo muito importante, há muita igualdade na parte de cima da Liga e o Sporting tem de ir para ganhar os três pontos. Ainda para mais num jogo de máxima rivalidade, o dérbi da cidade, que todos querem jogar e o Iván está com muitas ganas para ajudar a conquistar os três pontos".


Futebol

Saudades? Reveladas imagens de Viktor Gyokeres com muito Sporting à mistura (Vídeo)

Ponta-de-lança sueco esteve duas temporadas em Alvalade, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal, na última janela de transferências

Viktor Gyokeres esteve duas temporadas no Sporting, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal
Viktor Gyokeres esteve duas temporadas no Sporting, antes de rumar à Premier League, para reforçar o Arsenal

04 Dez 2025 | 17:37 |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres deixou o Sporting no final do último verão, mas o Clube de Alvalade parece continuar parte da vida do sueco. Imagens reveladas recentemente na rede social X mostram o ponta-de-lança que encantou a Liga Portugal Betclic a cumprir o desejo de um jovem fã, relacionado com emblema verde e branco.


O vídeo é do passado dia 18 de outubro, mas as imagens só agora apareceram na Internet. Nelas, é possível ver Viktor Gyokeres junto do estádio do Fulham, de Marco Silva, depois de um jogo do Arsenal. A certo ponto, um fã dirige-se ao jogador com camisolas do Sporting, para este assinar.


Viktor Gyokeres não hesitou, e rapidamente deixou a sua assinatura na Listada verde e branca. Segundo a descrição que aparece no vídeo publicado nas redes sociais, o pedido terá sido feito por um pequeno fã, que esperava pelo avançado sueco junto dos portões do estádio do Fulham.


O Sporting parece, então, continuar bem presente na vida de Viktor Gyokeres. Relembrar que o ponta-de-lança sueco passou duas temporadas em Alvalade, nas quais se tornou bicampeão e vencedor da Taça de Portugal. Durante esses anos, foi a maior figura verde e branca, tendo disputado 102 partidas, nas quais apontou 97 golos e 27 assistências.

Depois do término da última temporada, seguiu-se uma autêntica novela de verão, que envolveu vários emblemas europeus, bem como o agente de Viktor Gyokeres. O avançado acabou mesmo por seguir para o Arsenal, num negócio que pode ascender aos 76 milhões de euros, dependendo do cumprimento de certos objetivos. Neste momento, não vive a melhor fase em Inglaterra.


Confira, aqui, o vídeo de Viktor Gyokeres a assinar a camisola do Sporting:


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting
Futebol

Hjulmand de saída em janeiro? Especialista faz atualização sobre o mercado do Sporting

04 Dez 2025 | 15:36

Icon Comentário0
Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges
Futebol

Da 'bicada' a Mourinho às dúvidas no onze do Sporting: Tudo o que disse Rui Borges

04 Dez 2025 | 13:15

Icon Comentário0
Rui Borges tem dúvidas sobre condição física de jogador para o Benfica - Sporting
Futebol

Rui Borges tem dúvidas sobre condição física de jogador para o Benfica - Sporting

04 Dez 2025 | 12:58

Icon Comentário0