Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Abel Ferreira, treinador do Palmeiras que tem sido muito apontado ao Sporting nos últimos tempos, segue concentrado no seu clube e vai já preparando a próxima época. Conseguiu já a confirmação do primeiro reforço para 2025: Facundo Torres, jogador que vinha sendo apontado... aos rivais do norte de Portugal, o Porto.
O verdão já anunciou oficialmente o reforço, esta sexta feira, dia 20 de dezembro, através de publicações nos seus canais oficiais. O avançado uruguaio de 24 anos fica com um contrato que o liga ao clube brasileiro até dezembro de 2029 - o clube brasileiro terá pago um valor a rondar os 11 milhões e meio de euros ao Orlando City, onde militava.
O jogador já prestou as primeiras declarações como atleta do Palmeiras: "Creio que a grandeza do Palmeiras fala por si. Os meus amigos António Carlos e Angulo, que jogaram comigo no Orlando City, falaram muito bem, mas eu já sabia de quase tudo porque o Palmeiras é um clube muito grande a nível mundial e é por isso que estou aqui".
Disse, ainda, o seguinte: "Chego em busca de glórias, que este clube tem muitíssimas, e tomara que eu possa fazer parte disso também. Para mim, é um orgulho um clube tão grande como o Palmeiras contratar-me", atirou o novo pupilo de Abel Ferreira.
O ponta de lança natural do Uruguai começou a sua carreira no Peñarol, onde alinhou entre 2020 e 2022. Ao fim desses dois anos, mudou-se para os Estados Unidos da América, para representar o Orlando City, a troco de oito milhões e meio de euros. Na equipa norte-americana, realizou 123 partidas, onde assinou 47 golos e 19 assistências, e venceu uma US Open Cup, em 21/22. Muda-se agora para o Brasil, onde será orientado pelo português Abel Ferreira, numa equipa do Palmeiras que tem gozado de tremendo sucesso nas últimas épocas.
Treinador dos leões ainda não tem todas as certezas para a próxima partida dos verdes e brancos a contar para a décima quinta jornada da Liga Portugal Betclic
|
0João Pereira, e a restante equipa técnica vão preparando o próximo jogo do Sporting, marcado para o próximo domingo, dia 22 de dezembro, frente ao Gil Vicente, em Barcelos. O treinador dos leões tem, ainda, algumas dúvidas para o jogo - ainda espera por uma possível recuperação de Gonçalo Inácio.
O técnico do Clube de Alvalade não teve, de resto, boas notícias por parte do departamento médico leonino. Nenhum dos jogadores indisponíveis está fisicamente restabelecido para a próxima partida, sendo que a lista de jogadores com que João Pereira não poderá contar pode subir até aos... oito elementos, até ao jogo da próxima ronda.
Isto porque, ausentes por lesão continuam Nuno Santos, até ao fim da época, mas também Daniel Bragança, Morita e Pedro Gonçalves. Podem juntar-se a esta lista Eduardo Quaresma, que saiu muito queixoso do último jogo do Sporting, e Gonçalo Inácio. St. Juste e Ricardo Esgaio também estão fora das opções por terem visto o cartão vermelho do último jogo em Alvalade, a contar para a Taça de Portugal.
Em relação ao central português, existia a esperança de que conseguisse recuperar e fazer algum trabalho de relvado antes do jogo, o que ainda não foi possível esta sexta feira, dia 20 de dezembro. Gonçalo Inácio continua em tratamento devido a uma dor no tornozelo direito, que sentiu durante o período de aquecimento no jogo frente ao Club Brugge, e o impediu de marcar presença nos últimos três jogos dos verde e brancos.
Está agendado para o próximo sábado, dia 21 de dezembro, da parte da manhã, o último treino do plantel, antes da viagem até Barcelos, onde João Pereira já terá uma melhor noção de com quem pode contar para o próximo encontro. Às 13h00, a conferência de imprensa do treinador português na antevisão à partida que se disputa às 20h30 do próximo domingo.
Jogador que atua de verde e branco e tem brilhado em Portugal é agora destaque numa lista importante, elaborada em Inglaterra, que ordena as maiores estrelas mundiais
|
0Viktor Gyokeres chegou ao Sporting em 2023 e os adeptos leoninos têm assistido à ascensão meteórica do avançado, que se vai mostrando imparável na sua missão pessoal de marcar golos. O esforço vai sendo recompensado, desta vez com a eleição do sueco como um dos melhores 100 jogadores do mundo, por parte do jornal britânico 'The Guardian'.
Numa lista que é liderada pelo médio espanhol do Manchester City, Rodri, o Viking de Alvalade aparece na posição 29 dos melhores jogadores do mundo. De todos os portugueses, ou jogadores que alinham na Liga Portugal Betclic, é o melhor colocado neste ranking.
De resto, há outros jogadores que já passaram pelo Sporting a marcar presença neste elenco de estrelas: falamos de Raphinha, que alinha pelo Barcelona, na posição 25; Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, no lugar 42; Rafael Leão, do Milan, no número 61; e Bruno Fernandes, jogador do Manchester United, em sexagésimo terceiro.
O ranking é, de resto, o resultado de uma votação levada a cabo por vários jogadores, treinadores e jornalistas de todo o mundo, e organizada pelo jornal britânico 'The Guardian', referência no jornalismo desportivo em Inglaterra. Relembrar que esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 25 encontros: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira.
Nos 2.090 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 27 golos e fez cinco assistências. Ao todo, desde que chegou ao Sporting oriundo do Coventry, a troco de 20 milhões mais 4 por objetivos, Viktor Gyokeres contabiliza 75 partidas, 70 finalizações certeiras, 19 assistências e uma Liga Portugal Betclic (2023/24) conquistada.
Treinador dos leões foi novamente visado, não só devido às últimas exibições, mas também pela falta de controlo emocional que a equipa vai demonstrando
|
0Rui Calafate, consultor de comunicação, assinou o seu espaço de opinião no jornal 'Record', intitulado de "O equívoco", em que aborda o momento do Sporting e a posição de João Pereira como novo treinador do Clube de Alvalade e aponta limitações ao banco dos leões.
"Sobre o Sporting, é evidente que nenhum sportinguista dorme descansado depois da entronização daquele que daqui 'a quatro anos estará num dos maiores clubes do Mundo'. João Pereira é um equívoco que vai sobrevivendo à conta de titubeantes e sofridas vitórias. Ganhar 3-2 ao débil Boavista é cartão de visita para alguém? O Sporting desaprendeu de jogar, os jogadores precisam de se deitar no divã de um psicanalista.
"Olhar para o treinador no banco é um filme de terror e ouvi-lo numa conferência de imprensa é um calvário. Alvalade vive uma via-sacra de nervosismo até ao estalar do chicote que está escrito nas estrelas", atirou Rui Calafate, elogiando Vasco Matos, técnico do Santa Clara.
"O Vasco Matos, treinador de clube grande, deu-lhe uma derrota e um empate, só sendo traído pela desatenção de Frederico Venâncio. O Santa Clara está muito mais bem construído do que o Sporting de João Pereira que demoliu a máquina trituradora de Ruben Amorim, bastava esta evidência para provar o erro".
Terminou, da seguinte forma: "Olhemos para o óbvio: Quenda foi o jogador revelação e já era cobiçado por meio mundo a actuar na ala direita, pois bem, o novo técnico meteu-o a jogar em espaços interiores. A sua incompetência saltou à vista quando o craque de 17 anos cruzou para Harder marcar o golo depois de ter voltado à posição onde jogava com Ruben Amorim. O Sporting arrasta-se, tal como João Pereira. Nenhum sportinguista tem fé com tão fraco timoneiro", rematou o consultor de comunicação.