
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Jérémy Mathieu foi certamente um dos melhores defesas-centrais que atuou no Sporting, nos últimos anos. Entre 2017 e 2020, em três temporadas no Clube de Alvalade, o francês participou num total de 106 jogos, tendo ajudado os leões a conquistar uma taça de Portugal e duas taças da liga. Retirado dos relvados desde 2023, o ex-jogador tem agora uma profissão bem diferente: é empregado numa loja de produtos desportivos.
A revelação é feita pelo portal francês Les Violets e tem origem numa fotografia publicada nas redes sociais, na qual dois jovens adeptos surgem ao lado de Mathieu, que aparece vestido com a farda de trabalho. O ex-Sporting trabalha numa loja da Intersport, situada em Cabriès, perto de Marselha. Como seria de esperar, a sua função consiste, essencialmente, no apoio à venda de artigos de futebol.
Esta nova vida de Mathieu é resultado da vontade do francês de abrandar o ritmo, depois de uma carreira de futebolista sempre ao mais alto nível, durante a qual representou Sochaux, Toulouse, Valencia, Barcelona e Sporting. Nota ainda para uma breve passagem pelo Luynes Sports, dos escalões inferiores franceses, antes de “pendurar as chuteiras” definitivamente, em 2023.
A nível de títulos, Mathieu começou por conquistar a taça da liga francesa, em 2003/04, ao serviço do Sochaux. Mais tarde, com a camisola do Barcelona, o francês ergueu uma Liga dos Campeões, um Mundial de Clubes, uma Supertaça Europeia, duas ligas espanholas, três taças do Rei e uma supertaça de Espanha. Pelo Sporting, soma-se uma taça de Portugal e duas Taças da Liga. Já ao serviço da seleção de França, Mathieu realizou apenas cinco jogos, todos de caráter amigável.
A carreira de Mathieu ficou também muito marcada por vários problemas físicos. Inclusivamente, nos seus últimos tempos em Alvalade, na reta final da temporada 2019/20, o ex-central esteve muito tempo afastado dos relvados, devido a uma lesão traumática no joelho direito.
Veja a publicação:
Líder da Federação Portuguesa de Futebol parabeniza internacional português, que passou pelo Clube leonino, pela importante conquista alcançada
|
O Paris Saint-Germain sagrou-se tetracampeão francês. A vitória por 1-0 frente ao Angers carimbou a conquista do 13º título de campeão dos parisienses. Pedro Proença, presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), fez questão de deixar uma mensagem de parabéns aos vários jogadores portugueses do plantel, entre os quais Nuno Mendes, que venceu o primeiro título de campeão pelo Sporting em 2021.
“Em meu nome e em nome da FPF, felicito Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos pela conquista deste troféu. Obrigado por serem embaixadores de excelência do talento português, o qual também colocam ao serviço da seleção nacional. Portugal, acreditem, acompanha o vosso percurso, orgulha-se dos vossos feitos e deseja que o futuro vos traga mais conquistas”, escreveu Pedro Proença, numa mensagem partilhada no site oficial da FPF.
Esta temporada, o ex-lateral-esquerdo do Sporting, Nuno Mendes, já participou em 36 jogos dos parisienses, marcou quatro golos - um deles na recente partida frente ao rival Marselha - e fez quatro assistências. O internacional português contribuiu para a conquista dos últimos quatro campeonatos do PSG, além de ter ainda conquistado uma taça de França e duas Supertaças.
Com seis jornadas ainda por disputar no campeonato francês, o PSG, com 74 pontos, tem uma vantagem de 24 sobre o segundo classificado Mónaco (50) e pôde festejar a conquista de mais um título de campeão já ontem, no Parque dos Príncipes, depois do triunfo frente ao Angers, garantido com o golo solitário de Désiré Doué, aos 55 minutos.
O PSG reforça, assim, o estatuto de clube que mais vezes se sagrou campeão em França, com treze troféus. Saint-Étienne (10) e Marselha (9) seguem-se na contagem de campeonatos. Até final da época, a equipa orientada por Luis Enrique vai ainda tentar conquistar a Taça de França – na final, defronta o Stade de Reims – e a Liga dos Campeões – nos quartos de final, mede forças com o Aston Villa.
Sete meses depois, emblema orientado pelo técnico neerlandês volta a perder na Premier League e não aproveita empate do Arsenal nesta jornada
|
O Liverpool perdeu frente ao Fulham, de Marco Silva, por 3-2, este domingo, dia 6 de abril, em jogo da 31.ª jornada. A equipa orientada por Arne Slot não conseguem, assim, aproveitar o empate do Arsenal no dia anterior, diante do Everton (1-1), seu rival da cidade.
No Estádio Craven Cottage, foram os 'reds' a marcar primeiro, aos 14 minutos pelo argentino Alexis Mac Allister, num remate de fora da área. A formação liderada pelo antigo treinador do Sporting reagiu e virou o jogo ainda no primeiro tempo. Ryan Sessegnon aproveitou um ressalto na área contrária para empatar, aos 23 minutos (1-1).
Aos 32 minutos, Alex Iwobi desfez a igualdade no placard, com um remate à meia volta. O 3-1 para os londrinos foi marcado por Rodrigo Moniz, aos 37. Na parte final do jogo, Luis Diaz reduziu aos 72 minutos, mas o Liverpool não conseguiu evitar o desaire na capital inglesa.
Sete meses depois, o Liverpool volta a perder na Premier League. Segunda vitória da carreira de Marco Silva frente ao Liverpool, equipa que mantém a liderança da prova, com 73 pontos, mais 11 que o Arsenal. O Fulham ultrapassou o Brighton no 8.º posto, com 48 pontos, mais um que os 'Seaguls' (47).
De recordar que Marco Silva orientou a equipa principal do Sporting na temporada 2014/15, tendo realizado 53 jogos, sendo que venceu 31, empatou 15 e perdeu sete. No final da época, em que venceu uma Taça de Portugal, o treinador português foi despedido por Bruno de Carvalho - que aceitou um convite para ser treinador.
Técnico dos minhotos quer conquistar um bom resultado em Alvalade e sabe da importância de adotar uma estratégia que dificulte a vida à equipa leonina
|
O Braga desloca-se na segunda-feira a Alvalade, com a ambição de somar pontos no duelo frente ao Sporting. Carlos Carvalhal sabe que, para isso, será fundamental conseguir travar Viktor Gyökeres – goleador sueco que já marcou 30 golos em 27 jornadas do campeonato. O treinador dos minhotos preparou mesmo um plano defensivo para “secar” o melhor marcador da primeira liga.
A aposta do técnico de 59 anos será, sobretudo, na capacidade da dupla de defesas-centrais que, à semelhança dos últimos quatro jogos do Braga, deverá ser composta por Robson Bambu e pelo ex-Sporting Paulo Oliveira. Apesar de recusar a ideia de uma marcação individual, Carvalhal sabe que a velocidade do brasileiro será importante nos duelos que vai disputar com Gyokeres - que deverá reforçar o Arsenal, no próximo verão. Já a experiência do português também será uma arma, quando o sueco estiver no seu raio de ação.
No eixo defensivo, há ainda uma boa notícia para o técnico do Braga. Sikou Niakaté está de volta à melhor forma física, depois de uma lesão muscular e de ter cumprido o Ramadão. O central maliano foi suplente não-utilizado na vitória frente ao Arouca (2-1), no passado fim de semana, e, em Alvalade, deverá voltar a começar o jogo sentado no banco de suplentes.
De resto, a grade dúvida na equipa do Braga reside na disponibilidade de Fran Navarro. O avançado espanhol, contratado ao Porto, lesionou-se no jogo frente ao Farense, em meados de março, e, ao longo desta semana, ainda se treinou com limitações. Caso não recupere a tempo do jogo frente ao Sporting, a alternativa mais provável para a frente de ataque dos minhotos será El Ouazzani. O marroquino foi titular no triunfo diante do Arouca, na jornada anterior.
A partida entre Sporting e Braga, referente à jornada 28 do campeonato, está agendada para as 20h45 desta segunda-feira, no Estádio José Alvalade. A equipa leonina vai procurar repetir a vitória da primeira volta, em Braga - no passado dia 10 de novembro, a formação ainda orientada por Ruben Amorim venceu por 4-2, no recinto dos minhotos