Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Modalidades

“TEMOS QUE TER ORGULHO NO QUE CONQUISTÁMOS”

Miguel Albuquerque comentou o ano de 2019 e a distinção da UEFA sobre o futsal leonino

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

30 Dez 2019 | 11:23 |

Icon Comentário0

Com o ano de 2019 a terminar, Miguel Albuquerque, director-geral para as modalidades do Sporting CP, fez um balanço do ano civil, que ficou marcado por várias conquistas europeias. Mas, antes, fez o balanço do seu futsal, eleito pela UEFA como equipa da década.


“Ao longo destes anos, fomos desenvolvendo um trabalho sério que tinha como grande objetivo colocar o Sporting CP no topo da Europa do futsal. Fizemo-lo com todas as adversidades que nos foram colocadas, mas a verdade é que nunca perdemos o foco no nosso grande objetivo: ganhar a UEFA Futsal Champions League. Mais tarde ou mais cedo, todos sabíamos que este dia acabaria por chegar. Esta é uma distinção muito importante para o Sporting CP, para o futsal nacional e para o desporto em Portugal”, disse, referindo-se ao futsal.


“É um ano único. São sete conquistas europeias. Não sei se há algum clube no mundo que se possa gabar de um feito destes. Temos que ter orgulho no que conquistámos e no que fazemos. Sete títulos europeus em apenas um ano é algo inesquecível. Apesar disso, não podemos esquecer que nem só de coisas positivas foi feito o ano. Não conquistámos nenhum título nacional quando na época anterior tínhamos conseguido quatro. Foi uma mudança de paradigma grande e não podemos esquecer que, já este ano, falhámos o acesso à final-four da UEFA Futsal Champions League. Tínhamos mais do que a obrigação de marcar presença nessa fase. Ainda assim, temos de olhar para as coisas boas e más que fizemos para perceber que há muito a melhorar e tanta coisa boa que ainda pode acontecer. Em cinco modalidades de pavilhão, três lideram os seus campeonatos e duas estão na vice-liderança, a apenas um ponto do primeiro lugar. Todas as outras modalidades, como o atletismo, continuam competitivas. O judo, por exemplo, continua a conquistar títulos e a natação, há duas semanas, conseguiu os melhores resultados de sempre nos campeonatos nacionais. Ou seja, as modalidades verdes e brancas continuam fortes. O Sporting CP é isto mesmo e queremos manter esta vitalidade. Ainda assim, isso só pode ser alicerçado numa coisa: títulos”, disse Miguel Albuquerque na Sporting TV.



Modalidades

Mulher de Ricardo Costa sofre AVC; Técnico do Sporting vive momento difícil

Triunfo frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou marcado por um ambiente de forte emoção

Mulher de Ricardo Costa, técnico do Sporting, e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana
Mulher de Ricardo Costa, técnico do Sporting, e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana

24 Mai 2026 | 11:25 |

Icon Comentário0

O triunfo do Sporting frente ao Benfica, por 34-22, no encerramento do Campeonato Placard de andebol, ficou inevitavelmente marcado por um ambiente de forte emoção devido à situação delicada vivida pela família de Ricardo Costa. Apesar da vitória, todas as atenções acabaram centradas no estado de saúde de Cândida Mota.


A esposa de Ricardo Costa e mãe dos jogadores Martim Costa e Francisco Costa sofreu um AVC durante a última semana, encontrando-se atualmente internada no Hospital de Santa Maria, em Lisboa. O estado clínico é considerado estável, embora a situação tenha naturalmente abalado toda a estrutura ligada ao andebol.


Martim e Kiko não integraram as opções para a partida. Também Ricardo Costa viveu a partida de forma particularmente difícil, permanecendo no banco, ainda que grande parte das indicações técnicas tenha sido assumida pelo adjunto Ricardo Candeias.


Dentro de campo, o Sporting conseguiu fechar uma temporada histórica, alcançando um registo absolutamente imaculado no campeonato, algo que os leões não conseguiam há várias décadas e para o qual nem existem registos absolutamente confirmados no historial do Clube.

No final, apesar da dimensão desportiva do resultado e da conquista alcançada pelo Sporting, o sentimento dominante foi de solidariedade para com a família Costa. O ambiente no Pavilhão ficou marcado pela emoção e pelas várias demonstrações de apoio dirigidas a Cândida Mota.



Modalidades

Exclusivo Leonino - Sol Onofri é desejo do Sporting para 2026/27

Atleta de 24 anos, que nasceu na Argentina, tem vários pretendentes, sendo emblema verde e branco um dos possíveis destinos

Exclusivo Leonino - Sporting continua atento ao mercado de voleibol feminino e tem em cima da mesa o nome de Sol Onofri como possível reforço
Exclusivo Leonino - Sporting continua atento ao mercado de voleibol feminino e tem em cima da mesa o nome de Sol Onofri como possível reforço

24 Mai 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

O Sporting continua atento ao mercado de voleibol feminino e tem em cima da mesa o nome de Sol Onofri como possível reforço para a próxima temporada, sabe o Leonino. O interesse ainda está numa fase inicial e não existe qualquer acordo fechado, mas o perfil da atleta agrada à estrutura.


A líbero argentina, de 24 anos, começou a construir o seu percurso no seu país natal, depois de ter sido formada em clubes como o Gimnasia y Esgrima La Plata e o Banco Provincia, onde ganhou visibilidade. O salto para a Europa aconteceu em 2023, onde deu os primeiros passos ao serviço do Clube K.


A consistência defensiva, a capacidade de receção são alguns dos aspetos que colocaram a jogadora no radar de vários clubes, incluindo o Sporting. Em Alvalade, a ideia passa por reforçar o plantel com atletas jovens, mas com margem de progressão.


Para já, trata-se apenas de um interesse exploratório por parte dos leões, sem negociações avançadas. Ainda assim, o nome está referenciado internamente e poderá ganhar força nas próximas semanas, dependendo das saídas e entradas previstas para o plantel verde e branco.

De recordar que Tiago Sineiro será o treinador da equipa feminina das leoas nas próximas épocas. Natural de Matosinhos, com 36 anos, o técnico dos masculinos do Leixões desde 2021/22, foi o escolhido para suceder a João Macedo na equipa verde e branca (Saiba mais AQUI).



Modalidades

Sporting é derrotado em casa pelo Porto e fica em desvantagem nas meias-finais

Emblema verde e branco teve noite infeliz no Clássico diante do rival e não conseguiu triunfar no primeiro encontro da eliminatória

Equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao Porto este sábado, dia 23 de maio, no primeiro jogo das meias-finais do Campeonato Nacional
Equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao Porto este sábado, dia 23 de maio, no primeiro jogo das meias-finais do Campeonato Nacional

23 Mai 2026 | 23:37 |

Icon Comentário0

A equipa de basquetebol do Sporting perdeu frente ao Porto por 81-70, este sábado, dia 23 de maio, no primeiro jogo das meias-finais do Campeonato Nacional. Num encontro disputado no Pavilhão João Rocha, os leões não conseguiram superar o rival.


No primeiro período, os dragões mostraram-se superiores e, após os primeiros 10 minutos, vencia por 23-20. No segundo parcial, a formação azul e branca manteve-se na frente e, ao intervalo, registava-se no placard uma diferença de sete pontos (46-39).


No terceiro parcial, o duelo entre ambas as formações não sofreu grandes alterações e o Sporting entrou nos últimos minutos com menos seis pontos do que o Porto (63-57). No último quarto, o conjunto leonino não conseguiu ser feliz (81-70).


A unidade em maior destaque do lado verde e branco foi Stephan Swenson. O base somou 13 pontos e cinco assistências. Já Francisco Amarante contabilizou 12 pontos, três ressaltos e três assistências, números insuficientes para que o Sporting pudesse triunfar.

Com esta derrota - a 13.ª em 48 jogos na presente temporada - os comandados de Luís Magalhães (que venceram recentemente a Taça da Ligaestão em desvantagem na eliminatória à melhor de cinco partidas. O segundo encontro está marcado para segunda-feira, dia 25 de maio, às 19h00, novamente no Pavilhão João Rocha,



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar
Modalidades

Sporting destrói Benfica na última jornada e atira águias para o terceiro lugar

23 Mai 2026 | 16:09

Icon Comentário0
Bernardo Ribeiro faz uma vénia a craque do Sporting: "Um grande campeão que merece admiração"
Modalidades

Bernardo Ribeiro faz uma vénia a craque do Sporting: "Um grande campeão que merece admiração"

23 Mai 2026 | 10:37

Icon Comentário0
Negócio quase fechado! Sporting prestes a contratar dupla de craques do Braga a custo zero
Modalidades

Negócio quase fechado! Sporting prestes a contratar dupla de craques do Braga a custo zero

23 Mai 2026 | 10:20

Icon Comentário0