Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Titular do Sporting desiludido na Champions: "Sentimos que..."

Clube de Alvalade acabou por voltar a perder, desta vez frente ao Brugge, por 2-1, na sexta jornada da prova milionária

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

11 Dez 2024 | 06:54 |

Icon Comentário0

Geny Catamo foi chamado a falar após mais um desaire do Sporting, desta feita frente ao Brugge, por 2-1, na última terça-feira, dia 10 de dezembro. O jogador leonino abordou o estado de espírito da equipa e mostrou-se desolado com mais uma derrota verde e branca.


"Sentimos que este jogo esteve ao nosso alcance. Agora é mudar o chip e focar já no próximo jogo no campeonato. A nossa equipa agora tem de se recompor, já temos noção do que se passou neste jogo, mas agora é focar no próximo jogo para a Liga para conseguirmos um bom resultado", começou por dizer, em declarações à Sport TV.


"Sentimos que íamos ganhar o jogo, mas estamos numa fase difícil. Agora parece que tudo nos acontece", prosseguiu o internacional moçambicano, que antes da partida havia sido um dos porta-vozes da equipa, afirmando que o Sporting estava a preparar-se para reagir ao mau momento.


Esta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 21 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 1.278 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou três golos e realizou três assistências.

Neste momento, os comandados por João Pereira continuam com 10 pontos na Liga dos Campeões e podem ser ultrapassados na tabela por vários emblemas. O próximo jogo na prova milionária da UEFA está marcado apenas para quarta-feira, dia 22 de janeiro de 2025, frente ao Leipzig, na Alemanha, às 17h45.



Futebol

Após renovação de Rui Borges, Varandas toma decisão no Sporting

Em consequência à garantida continuidade do treinador em Alvalade, Presidente verde e branco assegura muitos outros fatores ligados à estrutura do Clube

Agora assegurada a renovação de Rui Borges, Frederico Varandas promete manter funcionamento da estrutura atual do Sporting
Agora assegurada a renovação de Rui Borges, Frederico Varandas promete manter funcionamento da estrutura atual do Sporting

29 Abr 2026 | 12:51 |

Icon Comentário0

A renovação de Rui Borges com o Sporting está prestes a ser oficializada, colocando um ponto final numa novela que se arrastava nas últimas semanas. O anúncio deverá acontecer sexta-feira e confirma a aposta da SAD na continuidade do técnico, bem como na manutenção do atual modelo de funcionamento da estrutura do futebol profissional.


Segundo informações avançadas pelo jornal A Bola, esta decisão reforça a estratégia implementada após as saídas de Ruben Amorim e Hugo Viana, que levaram a uma reorganização interna. Frederico Varandas assumiu um papel mais central na gestão do futebol, eliminando a figura tradicional de diretor desportivo e optando por um modelo mais direto e controlado pela presidência.


Neste novo enquadramento, Bernardo Palmeiro e Flávio Costa surgem como peças-chave, ainda que com funções distintas. O primeiro assume a gestão operacional e negocial, sendo responsável pelo contacto com clubes e agentes, enquanto o segundo, agora diretor técnico, lidera a identificação e seleção de alvos para reforçar o plantel.


O processo de contratação segue uma lógica bem definida: Flávio Costa apresenta os jogadores identificados diretamente a Frederico Varandas, que tem a palavra final. Após aprovação, cabe a Bernardo Palmeiro tratar da negociação e concretização dos negócios, assegurando a execução prática da estratégia delineada.

Rui Borges, por sua vez, desempenha um papel importante na validação desportiva das escolhas, garantindo que os reforços se enquadram nas necessidades táticas da equipa. Ainda assim, o treinador mantém o foco no rendimento dentro de campo, com a estrutura a tratar das restantes vertentes.



Futebol

Alerta, Sporting! Pedro Proença toma decisão e altera final da Taça de Portugal

A menos de um mês do decisivo encontro frente ao Torreense, presidente da Federação Portuguesa de Futebol decide alterar modelo competitivo da prova rainha

A menos de um mês da final da Taça de Portugal entre Sporting e Torrense, Pedro Proença decide alterar formato da prova rainha
A menos de um mês da final da Taça de Portugal entre Sporting e Torrense, Pedro Proença decide alterar formato da prova rainha

29 Abr 2026 | 12:22 |

Icon Comentário0

A Taça de Portugal vai sofrer alterações profundas já a partir da época 2026/27, numa decisão que promete mudar o formato da prova rainha. A Federação Portuguesa de Futebol definiu um novo modelo para a fase decisiva da prova, com a introdução de uma final four a realizar após o término do campeonato.


Segundo o jornal Record, a principal mudança passa pela realização das meias-finais a uma só mão e em campo neutro, seguidas da final no Jamor, disputada uma semana depois. Desta forma, toda a reta final da competição ficará concentrada num curto espaço de tempo, já depois de concluída a Liga.


A proposta não reuniu consenso entre os clubes, tendo sido alvo de contestação por parte de emblemas como Porto, Benfica e Braga. O Sporting, por sua vez, não terá manifestado oposição formal ao novo modelo, numa reunião que também contou com a presença da Liga Portugal.


Além desta alteração estrutural, há outras mudanças relevantes no calendário. Os clubes que participam nas competições europeias passam a entrar apenas na quarta eliminatória da Taça, em novembro, beneficiando de uma gestão mais equilibrada do calendário, sobretudo em semanas com jogos europeus.

Também as pausas para compromissos das seleções serão ajustadas, com os períodos de setembro e outubro a serem unificados, permitindo que os campeonatos decorram sem interrupções até à sétima jornada. Só depois haverá uma paragem mais prolongada, antes do regresso à competição.


Recorde-se que o Sporting - que repara em histórico pouco favorável - ainda tem pela frente a final da Taça de Portugal, marcada para 24 de maio, diante do Torreense, no Estádio Nacional do Jamor. Um cenário que, para já, se mantém inalterado, antes da entrada em vigor deste novo modelo competitivo.


Futebol

A horas de receber o Tondela, Sporting repara em histórico pouco favorável

Verdes e brancos preparam-se para enfrentar beirões esta quarta-feira, dia 29 de abril, em jogo da 26.ª jornada (em atraso) da Liga Portugal Betclic

Sporting prepara-se para enfrentar o Tondela no Estádio José Alvalade, esta quarta-feira, mas recente histórico frente aos beirões salta à vista
Sporting prepara-se para enfrentar o Tondela no Estádio José Alvalade, esta quarta-feira, mas recente histórico frente aos beirões salta à vista

29 Abr 2026 | 11:33 |

Icon Comentário0

O Sporting prepara-se para receber o Tondela, mas há sinais de alerta que não podem ser ignorados. Apesar do favoritismo claro dos leões, a história recente mostra que os beirões já conseguiram sair de Alvalade com pontos importantes, sobretudo em fases decisivas da luta pela permanência.


Ao longo das sete visitas ao reduto leonino para o campeonato, o Tondela nunca venceu, mas conseguiu empatar em três ocasiões. Curiosamente, esses resultados surgiram em momentos de grande pressão classificativa, com a equipa auriverde a lutar para evitar a descida.


O primeiro desses empates aconteceu logo na época de estreia, em 2015/16, quando o Tondela era último classificado e acabou por garantir a permanência apenas na derradeira jornada. No ano seguinte, nova surpresa: empate em Alvalade com um golo tardio do Sporting - que tem renovação de Rui Borges à vista - , já nos descontos, a evitar males maiores para os verdes e brancos.


Em 2018/19, voltou a repetir-se o cenário, com novo empate em casa dos leões, novamente numa altura em que os beirões ocupavam lugares de descida. Esse ponto acabou por ser determinante para que a equipa dependesse apenas de si na última jornada, onde confirmou a manutenção na primeira divisão.

Agora, de regresso à Liga, o Tondela chega novamente a Alvalade em situação delicada, ocupando o penúltimo lugar e com necessidade urgente de pontuar. Para o Sporting, a lição é clara: não facilitar perante um adversário que já provou saber crescer em momentos de maior pressão.


Recorde-se que o emblema verde e branco volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 29 de abril, frente ao Tondela. O encontro, a contar para a 26.ª jornada (em atraso) da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Feio, jogar-se-á às 20h15, no Estádio José Alvalade.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting terá especial atenção ao Atlético Madrid - Arsenal e pode encaixar...
Futebol

Sporting terá especial atenção ao Atlético Madrid - Arsenal e pode encaixar...

29 Abr 2026 | 11:15

Icon Comentário0
Bruno Mascarenhas diz que titular do Sporting "está completamente rebentado"
Futebol

Bruno Mascarenhas diz que titular do Sporting "está completamente rebentado"

29 Abr 2026 | 10:50

Icon Comentário0
Benfica tem interesse em ex Sporting para o lugar de Mourinho... e não é Amorim
Futebol

Benfica tem interesse em ex Sporting para o lugar de Mourinho... e não é Amorim

29 Abr 2026 | 10:25

Icon Comentário0