Futebol
Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão
23 Set 2026 | 15:55
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
15 Ago 2025 | 12:42 |
Zeno Debast vai voltar a ser titular do Sporting como defesa-central, cinco meses depois. Tonel antevê uma motivação extra por parte do craque belga, que aproveita a lesão de Ousmane Diomande. O ex-futebolista admite até que, "em termos técnicos", o 'camisola 6' é melhor que o costa-marfinense.
Tonel: "Acredito que Debast prefira jogar como central do que como médio"
"Acho que o Debast, sendo central de origem, sente-se mais motivado. Acredito que prefira jogar como central do que como médio. Agora, mostrou que faz bem as duas posições. Nesta altura, não tem as mesmas rotinas e entrosamento que Diomande tem com Gonçalo Inácio, o qual, à priori, será o companheiro de setor", disse, ao jornal A Bola.
O antigo central do Sporting crê que "em termos de motivação e estímulo para o jogo", Zeno Debast possa estar melhor preparado, agora que é suplente dos verdes e brancos: "Acredito muito que queira jogar e verá isto como uma oportunidade para agarrar o lugar".
Tonel: "Debast é melhor que o Diomande em termos técnicos"
"Debast interpreta bem o jogo, sai muito bem com a bola a jogar e, acima de tudo, é inteligente. Não é um central tão físico como o Diomande, mas é um central que sabe posicionar-se bem, é concentrado e é melhor até que o Diomande em termos técnicos, é mais capaz Acho que não tem problema nenhum em jogar a central a dois, aliás, já mostrou isso ao serviço da seleção da Bélgica e saiu-se bem", terminou Tonel.
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já duas partidas oficiais com a camisola do Sporting, sempre na condição de suplente utilizado. O ‘camisola 6’ dos leões regista 53 minutos, sem qualquer golo ou assistência.
Presidente leonino vê no técnico português um perfil que reúne características que considera importantes para liderar a equipa verde e branca
24 Set 2026 | 03:00 |
Leonardo Jardim é, neste momento, o treinador que mais agrada a Frederico Varandas para assumir o comando técnico do Sporting, caso Rui Borges deixe o cargo, sabe o Leonino. O Presidente leonino vê no técnico português um perfil que reúne características que considera importantes para liderar a equipa, mas a possibilidade de concretizar o regresso a Alvalade esbarra, nesta fase, em vários obstáculos.
Ao que o nosso Jornal apurou, o principal problema está no vínculo com o Flamengo. O treinador assinou contrato com o emblema brasileiro até dezembro de 2027, pelo que uma eventual regresso a Alvalade implicaria uma negociação com o clube do Rio de Janeiro e uma saída antecipada do técnico.
Além da questão contratual, o momento desportivo também dificulta qualquer tentativa imediata. O Brasileirão e a Libertadores entraram na fase decisiva da temporada e o Flamengo continua envolvido na luta pelo campeonato brasileiro e na principal competição sul-americana.
Neste contexto, Leonardo Jardim não pretende abandonar o Flamengo nesta altura da época. A prioridade passa por concluir o trabalho no clube brasileiro e disputar até ao fim as competições que ainda estão em aberto. Também Sérgio Conceição foi apontado aos leões, mas, tal como o nosso Jornal adiantou, em Exclusivo, o mesmo não faz parte das opções.
Lembrar que Leonardo Jardim orientou o Sporting na temporada desportiva de 2013/2014, atingindo o segundo posto do Campeonato Nacional. Pelo emblema verde e branco, o técnico somou 23 vitórias, oito empates e quatro derrotas em 35 jogos disputados. Rumou ao Mónaco por 3 milhões de euros.
No Portugal Football Summit, Presidente leonino defendeu que Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira
23 Set 2026 | 17:52 |
Frederico Varandas voltou a explicar o modelo que tem permitido ao Sporting crescer financeiramente e manter uma aposta forte no futebol, destacando a importância da Liga dos Campeões e da valorização de jogadores. No Portugal Football Summit, o Presidente leonino defendeu que o Clube precisa de conjugar sucesso desportivo com sustentabilidade financeira, apontando Viktor Gyokeres e Issa Doumbia como exemplos do perfil de jogador que os leões procuram. Além do mais, referiu que prefere chegar aos quartos de final da Liga dos Campeões a vence uma Taça de Portugal.
“É mais difícil comprar jogadores de 30M€ do que vender de 70M€. Não se pode pedir racionalidade à paixão. Há uma pessoa que tem ordenado de 600 euros e gasta 500 numa Gamebox. Claro que essa pessoa tem paixão e há irracionalidade. Sporting precisa de Gyökeres, Doumbias e jogadores que façam crescer o Sporting e depois do rendimento desportivo deem mais valias”, explicou.
O dirigente revelou ainda que a presença na Champions pesou diretamente na contratação de dois reforços no último mercado: “Não teríamos contratado dois jogadores se não houvesse Champions no último mercado. Tenho uma visão fria do que é um jogador do Sporting. Temos de entender que um jogador tem os seus objetivos, crescimento e num momento o seu fim. Temos de agradecer o que fizeram, colocar o nome na história do Sporting e a seguir ir buscar outros. Não podemos ter um Gyökeres quatro ou cinco anos. Se acontecer, é porque algo correu mal”.
F. Varandas: "Trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal"
A Liga dos Campeões assume, por isso, um papel central na estratégia leonina. Varandas classificou a competição como “indispensável” e lembrou que a campanha da temporada passada, que terminou nos quartos de final, representou cerca de 80 milhões de euros para o Clube. “Uma performance desportiva daquelas significou 80 milhões de euros ao Sporting e eu trocaria uns quartos de final da Champions por qualquer Taça de Portugal. Se me derem a escolher, quero tudo, mas se pudesse escolher, escolheria aquilo sempre. 80 milhões de euros dão condições financeiras para continuarmos a ser altamente competitivos, por isso a Champions é o objetivo número um”, afirmou.
Além do mais, aproveitou também para voltar a defender Rui Borges, sobretudo perante as críticas à continuidade do treinador. Varandas destacou os resultados alcançados na Champions e lembrou o triunfo sobre o Galatasaray: “Recentemente fui massacrado por manter um treinador que não vence, mas e a Champions? Se calhar é importante alguém avisar o Galatasaray, porque estão convencidos de que perderam e se calhar não perderam... mas perderam! Champions League, campeão turco, uma equipa que se reforça no Bayern, Man. City, Milan, com três vezes a nossa massa salarial... somámos três pontos, mas também 2,1 milhões. A performance de um treinador tem vários quadrantes, mas esta não é valorizada”, atirou.
Varandas terminou a intervenção reforçando a evolução financeira alcançada pelo Sporting desde 2018. A SAD apresentou um lucro de 34,7 milhões de euros em 2025/26, o quinto exercício consecutivo com resultados positivos, enquanto o volume de negócios passou de cerca de 150 para 300 milhões de euros e os capitais próprios evoluíram de 13 milhões negativos para 76 milhões positivos. “Nunca daremos um passo maior do que a perna, mesmo que haja histerismo, de que é muito importante vencer. Quando era o campeonato era o bi, depois do bi era o tri... é muito importante vencer, mas queremos vencer com sustentabilidade e garantia do futuro. Estou tranquilo, porque aconteça o que acontecer, o Sporting vai ter condições de voltar a ser competitivo e lutar novamente pelo título. Não estamos numa montanha russa”, concluiu.
Futebolista está a atravessar um momento de grande eficácia nos leões, depois de um início de época marcado por alguma turbulência
23 Set 2026 | 16:28 |
Luis Suárez está a atravessar um momento de grande eficácia no Sporting, depois de um início de época marcado por alguma turbulência. O avançado colombiano recuperou espaço na equipa e tem respondido dentro de campo, com uma sequência goleadora que o voltou a colocar entre os principais protagonistas dos leões.
Desde que reconquistou a titularidade, diante do Alverca, marcou em todos os seis jogos que disputou. O registo permite-lhe somar já sete golos em oito partidas realizadas esta temporada, sendo que seis desses tentos foram apontados na Liga.
O percurso recente ganha ainda mais relevância tendo em conta o contexto vivido pelo jogador no arranque da época. Rui Dias, jornalista do jornal 'Record', lembra que o atacante “tem sido sempre um caso no Sporting. Primeiro pelo amuo que só a persistência de Rui Borges resolveu a seu favor, depois porque, desde que reconquistou a titularidade".
R. Dias: “Implacável resposta de Luis Suárez"
Na análise publicada pelo jornalista, a atual fase do avançado representa uma resposta clara ao momento complicado que atravessou. “Implacável resposta de Luis Suárez. O colombiano está a reequilibrar-se depois de um início de época conturbado”.
Com sete golos no total e seis no campeonato, Suárez tem ainda um objetivo individual ao alcance. O camisola 97 mantém Pavlidis na mira, sendo que o internacional cafetero, que terminou como melhor marcador de 2025/26, contabiliza oito golos na Liga.
Ruben Amorim tentou impedir que tanque dos leões rumasse ao Sporting no verão
23 Set 2026 | 15:55
Sporting está à procura de reforços e quer tirar avançado a Martin Anselmi
23 Set 2026 | 15:35
Abel Ferreira visto como preferido para ser novo treinador do Sporting
23 Set 2026 | 13:47