
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Iván Frenesda, jovem lateral do Sporting, foi uma ‘dor de cabeça’ no último mercado de verão para muitos dos ‘tubarões’ europeus que o perseguiram até ao fecho da janela de transferências. Porém, o ala espanhol preferiu mesmo o Sporting, um projeto que aos seus olhos considerou interessante para o rumo da sua carreira.
Bem como Frenesda, Toñito chegou ao futebol português com 18 anos e em declarações ao jornal Record pediu ‘calma’ à massa adepta verde e branca naquela que está a ser a gestão de Rúben Amorim para com o lateral: "O Rúben Amorim é um especialista em gerir jovens e sabe bem qual é a altura certa colocar o Fresneda num novo patamar. Nesta fase, o principal é não meter qualquer tipo de pressão e deixá-lo fazer a sua evolução. O Fresneda tem que ter calma pois está numa corrida de fundo e não num sprint... O que é que adianta estar agora a aparecer nas manchetes dos jornais e desaparecer daqui a três meses sem entrar sequer nos convocados? É preciso calma, e o Fresneda encaixou no projeto certo.”, defendeu o jogador que representou o Sporting durante seis épocas.
O ex-médio considera ainda que o camisola 22 dos leões tomou uma boa decisão em ter escolhido o Sporting. "Sempre achei que este era o clube certo para o Fresneda. Ele podia ter ido para o Barcelona ou para o Chelsea, mas nestes clubes teria uma pressão imensa que podia afetar a sua evolução. É preciso não esquecer que são equipas que precisam de jogadores feitos para apresentar resultados imediatos e, neste sentido, enquadra-se melhor um João Cancelo no Barcelona pois já tem a experiência suficiente para lidar com essa pressão. Foi a solução certa, tanto para o Sporting como para o Fresneda", revelou.
No clube desde agosto de 2023, Frenesda tem contado com a ajuda do seu ‘rival’ de posição, Ricardo Esgaio, o que Toñito vê com bons olhos o apoio do já experiente lateral para com o jovem. ‘’Vai ter que evoluir com a ajuda dos mais velhos e o Sporting tem vários jogadores com o perfil certo para o ajudarem"
“O Fresneda chegou com o objetivo de fazer esquecer o Porro, e já houve outro jogador espanhol mais experiente que tentou fazê-lo, mas não conseguiu (Bellerín). No entanto, o Fresneda é um jogador diferente, tal como o Porro tem capacidade de trazer ao Sporting uma frescura diferente ao flanco direito. Sinceramente acredito que vai encaixar como uma luva, mas, como já disse, é preciso tempo e paciência para vencer esta maratona”, contou.
Tal como já foi referido anteriormente, Iván Frenesda reforçou o Sporting no mercado de transferências deste verão proveniente do Real Valladolid a troco de 9 milhões até mais 5 em objetivos. Até agora o espanhol jogou frente ao Sporting de Braga (1-1) e Sturm Graz (2-1) entrando nos dois duelos na segunda parte.
Situação do avançado sueco com o Clube de Alvalade faz correr muita tinta e espera-se que haja informações concretas brevemente
|
O futuro de Viktor Gyokeres tem sido tema de destaque nos últimos meses. O avançado estará descontente com o Sporting, recusando apresentar-se na Academia Cristiano Ronaldo, aquando do regresso aos treinos no próximo dia 1 de julho. No entanto, os leões desmentem que a realidade assim seja.
Segundo informação avançada pelo jornal Record, Gyokeres está irritado e não irá comparecer até ter a sua situação resolvida, uma vez que acredita que o Frederico Varandas faltou à promessa feita ao não aceitar a proposta do Arsenal, garantiu fonte próxima do processo.
No entanto, o diário desportivo terá apurado uma versão contrária, perto de quem também está dentro da realidade verde e branca. Gyokeres e o Sporting nunca discutiram, tampouco o sueco disse recusar regressar aos treinos em Alcochete.
Recentemente, e já depois de ter sido revelado o clima de animosidade entre Gyokeres e o Sporting, o sueco esteve no casamento de Morten Hjulmand com Katarina Larsson, mulher de Varandas. Ambos pareceram bastante próximos, negando teorias de que o avançado esteja furioso. Ainda assim, o círculo próximo do jogador afirma que foi apenas uma questão de cavalheirismo, visto que os problemas profissionais não podem interferir na vida pessoal do atleta.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Apesar de o Clube de Alvalade não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é visto como plano B
|
Costinha, ala direito do Olympiacos, é a alternativa do Sporting, caso Georgios Vagiannidis não reforce o emblema verde e branco, sabe o Leonino. O jogador português de 25 anos é visto como um plano B, dado o preço exigido pelo Panathinaikos para vender o internacional helénico.
Ao que o nosso Jornal apurou, apesar de o Clube de Alvalade ainda não ter apresentado nenhuma proposta pelo defesa internacional sub-21 português, o mesmo é já há algum tempo um dos futebolistas referenciados pelo departamento de scouting do Sporting, que acredita que 5 milhões de euros seriam suficientes para concretizar a transferência de Costinha.
A SAD leonina colocou em cima da mesa um contrato de cinco temporadas a Georgios Vagiannidis - que está na mira da Roma - com um salário de 1,3 milhões por época. O Panathinaikos mostrou-se recetivo, sendo que os gregos estão a tentar chegar a acordo com os italianos do Inter de Milão para a aquisição da percentagem de uma futura transferência que os nerazzurri detêm, por um valor entre os 1,8 e 2,3M.
A SAD verde e branca acredita estar a dar passos importantes rumo à contratação do jogador, o qual vão manter sob observação. Ainda assim, os responsáveis leoninos já equacionam avançar para outras alternativas mais baratas, sendo Costinha um dos alvos.
Em 2024/25, Costinha - avaliado em 5 milhões - participou em 39 jogos pelo Olympiacos, sendo um titular habitual na equipa orientada pelo treinador espanhol José Luis Mendilibar. O defesa somou três assistências para golo, além de ter conquistado a dobradinha pelo clube ateniense ao vencer uma liga grega e a Taça.
Jogador, que admitiu que pretende ingressar no emblema verde e branco, alinhou nos primeiros 45 minutos na equipa comandada por Vicent Kompany
|
O Benfica qualificou-se, esta terça-feira, dia 25 de junho, para os oitavos de final do Mundial de Clubes com uma história primeira vitória face aos alemães do Bayern Munique, por 1-0, em encontro da terceira jornada do Grupo C. João Palhinha, médio que admitiu que quer voltar ao Sporting, alinhou nos primeiros 45 minutos.
Em Charlotte, um golo do norueguês Andreas Schjelderup, aos 13 minutos, e três defesas de Anatoliy Trubin selaram o triunfo dos 'encarnados', que somavam três empates e 10 derrotas nos 13 jogos oficiais com os bávaros, liderados esta época por Vicent Kompany.
A formação de Bruno Lage acabou o agrupamento com sete pontos, contra seis do Bayern, que já estava apurado após a segunda ronda, enquanto o encontro entre Boca Juniors (um ponto) e Auckland City (zero) ainda não terminou devido ao mau tempo.
O registo total de confrontos de João Palhinha frente ao Benfica continua a ser desfavorável ao internacional português de 29 anos de idade. Até ao momento, em 13 jogos disputados, o médio soma nove derrotas e apenas quatro vitórias diante do clube da Luz.
Na presente temporada, João Palhinha - avaliado em 30 milhões de euros - soma um total de 25 jogos realizados ao serviço do Bayern Munique, sem qualquer golo ou assistência assinados, num total de 986 minutos de competição. O médio raramente foi opção inicial de Vincent Kompany, tendo assumido a titularidade em apenas 10 encontros.