Futebol
Caso Suárez, Irankunda e regressos: Tudo o que disse R. Borges antes do Sporting - Vitória SC
13 Ago 2026 | 12:37
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
11 Mar 2026 | 09:58 |
O treinador do Bodø/Glimt, Kjetil Knutsen, deixou elogios ao Sporting na antevisão do jogo da primeira mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões, que realizou na última terça-feira, 11 de março, alertando para a qualidade ofensiva da equipa verde e branca.
Knutsen: “O Sporting é uma equipa claramente de ataque"
“O Sporting é uma equipa claramente de ataque. Tem uma forma de jogar de risco elevado, mas também são muito inteligentes, porque colocam muitos jogadores atrás da bola. Temos de ser muito bons no passe para não abrir espaços e dar-lhes oportunidades”, afirmou o técnico em conferência de imprensa na cidade de Bodø.
Apesar da capacidade ofensiva dos leões, Knutsen acredita que os leões também terão uma abordagem equilibrada na primeira mão da eliminatória. Entre os jogadores em destaque apontou o avançado colombiano Luis Suárez, melhor marcador do Sporting na temporada 2025/26, com 35 golos em 42 jogos.
Knutsen: "Suárez é um jogador difícil de marcar"
“Os melhores jogadores do Sporting são muito bons. Suárez é um jogador difícil de marcar e temos de ter cuidado com ele. É inteligente e está a marcar muitos golos. Mas não devemos individualizar, temos é que ver como podemos defender perante uma equipa que tem um ataque muito bom”, acrescentou.
O treinador norueguês admitiu ainda que o facto de o Sporting estar numa fase mais avançada da temporada pode dar alguma vantagem à turma de Rui Borges, já que o campeonato na Noruega está apenas a começar. Ainda assim, recordou os bons resultados recentes do Bodø/Glimt frente a equipas portuguesas, como as vitórias sobre o Porto e o Braga na Liga Europa da época passada.
Knutsen: "Sabemos que estamos a jogar contra uma das melhores equipas da Europa"
“Temos bons resultados contra equipas de Portugal, mas esta é uma equipa diferente. Sabemos que estamos a jogar contra uma das melhores equipas da Europa. Temos de estar prontos para um jogo físico e com intensidade muito alta”, reforçou.
Antigo membro do Conselho Leonino não poupou críticas a Rui Borges, sobretudo pelas decisões tomadas no empate com o Estrela
13 Ago 2026 | 13:33 |
Rui Barreiro, antigo membro do Conselho Leonino, analisou a entrada dos leões na Liga e não poupou críticas a Rui Borges, sobretudo pelas decisões tomadas no empate (2-2) diante do Estrela da Amadora, considerando que Rafael Nel deveria ter sido titular.
"De facto entrar com o pé esquerdo na I Liga, nunca é bom. Preocupante, não direi, porque é o primeiro jogo, há muito campeonato para recuperar, certamente outras equipas que irão lutar para o título também perderão pontos, mas nunca é bom começar a perder pontos", afirmou ao 'Notícias ao Minuto'.
Rui Barreiro considera, ainda assim, que o empate na Reboleira prolongou um problema já identificado na temporada passada: "Começa a haver um padrão com Rui Borges nesta matéria, e é preciso alterar este padrão, porque nós perdemos o campeonato de 2025/26 muito também por perdermos pontos depois de dominarmos os jogos. De facto, a culpa é sempre do Rui Borges, que é o treinador, e portanto é o principal responsável".
Entre as decisões mais contestadas esteve a saída de Fotis Ioannidis, depois de o avançado ter marcado, para a entrada de Luis Suárez: "Tirar o Ioannidis não fez sentido nenhum. Ele tinha acabado de marcar um golo. Suárez? Se precisava de mais um mês para descansar, e se até se tinha portado mal, segundo as notícias que vieram a público durante a semana, provavelmente fazia-lhe bem ficar no banco e deixar outro jogador entrar", afirmou.
R. Barreiro: "Se fosse comigo, só por aquilo que eu vi na pré-temporada, neste jogo frente ao Estrela da Amadora tinha de ser ele e mais 10"
Nesse sentido, lamentou a não utilização de Rafael Nel: "Nel devia ter sido chamado à titularidade. Se fosse comigo, só por aquilo que eu vi na pré-temporada, neste jogo frente ao Estrela da Amadora tinha de ser ele e mais 10. Tem que se premiar a intensidade, a dedicação e a entrega ao jogo, e Nel recebeu bem as oportunidades que teve":
As críticas não ficaram, contudo, exclusivamente centradas em Rui Borges e apontou também responsabilidades a Frederico Varandas, aos jogadores e até à arbitragem: "As culpas são sempre de toda a gente que está envolvida e a primeira é de Federico Varandas, que é o principal responsável. Rui Silva foi chamado e não esteve bem, nem no primeiro golo, e então no segundo… É preciso haver alguma calma e haver uma resposta que tem que ser dada pelo treinador e pelos jogadores no próximo jogo":
Resultado surgiu num contexto de forte exigência sobre treinador, que respondeu com ironia às expetativas de que equipa tenha de vencer sempre
13 Ago 2026 | 13:11 |
O Palmeiras, orientado por Abel Ferreira, empatou diante do Cerro Porteño (1-1), na primeira mão dos oitavos de final da Libertadores. Flaco López colocou os brasileiros em vantagem aos 82 minutos, mas Jonathan Torres restabeleceu a igualdade já nos descontos, deixando a eliminatória completamente em aberto.
Abel: "Um técnico que só ganha tudo... contratem o treinador do PSG"
O resultado surgiu num contexto de forte exigência sobre o treinador português, que respondeu com ironia às expetativas de que a equipa tenha de vencer sempre: "Um técnico que só ganha tudo... contratem o treinador do PSG, que ele agora limpa tudo. Lamento que, às vezes, não esteja na expetativa de ganhar tudo".
Apesar do empate, o técnico considerou que o Palmeiras realizou uma boa partida e voltou a contestar a decisão de expulsar Andreas Pereira aos 73 minutos. "Acho que fizemos um belíssimo jogo. Tendo em conta o adversário e todos os agarrões que o árbitro permitiu, a expulsão foi muito rigorosa se comparar a entrada no Roque na primeira parte, que nem na bola toca", afirmou.
Abel Ferreira - que foi apontado ao Fulham recentemente - reconheceu, por outro lado, que a equipa podia ter evitado o golo sofrido nos descontos: "O último lance do jogo, com menos um, estava aparentemente controlado. Os centrais têm de seguir o movimento do avançado, e o nosso guarda-redes sabe que poderia fazer melhor também. Mas quando ganhamos, ganhamos todos. E quando perdemos, quando temos uma infelicidade, estamos todos juntos. Vejo assim o futebol, como uma sociedade", explicou.
O antigo jogador e técnico no Sporting comentou ainda a posição assumida pela Mancha Verde e reforçou a importância da união entre equipa, direção e adeptos: "Eu tenho um carinho, respeito e gratidão por todos os nossos adeptos. E todos somos um, é isto mesmo".
Antigo jogador do Clube de Alvalade conhece bem nova aquisição dos leões e deixou rasgados elogios ao futuro pupilo de Rui Borges
13 Ago 2026 | 12:51 |
Nuno Reis, antigo jogador do Sporting, conhece bem Nestory Irankunda e deixou rasgados elogios ao jovem australiano, que está prestes a ser reforço dos leões. O central, que chegou a defrontar o extremo no campeonato australiano, considera que o jogador reúne características capazes de criar desequilíbrios no futebol português.
Em declarações ao jornal 'A Bola', o defesa, atualmente no Chennaiyin (Índia), destacou sobretudo a sua velocidade: "É um jogador jovem com bastante margem para progredir e melhorar as suas capacidades, bastante rápido e explosivo, com bom remate e bom no ataque à profundidade", explicou.
N. Reis: "Era e é um diamante por lapidar"
O antigo central dos leões acompanha o futebolista praticamente desde os primeiros tempos do jogador no futebol sénior, quando este começou a ganhar espaço no Adelaide United: "Quando se estreou pelo Adelaide, já era visto como uma promessa do futebol australiano, era e é um diamante por lapidar, pois tinha aquela boa irreverência. Com noções táticas que não eram as mais adequadas, mas é normal para um jovem", lembrou.
Dos confrontos que teve, Nuno Reis guarda sobretudo a dificuldade em travar o extremo nos duelos individuais: "É um jogador forte no um contra um, utilizando a velocidade como a sua maior arma. Vai para um clube que nos últimos anos vem a demonstrar que tem feito as escolhas certas, sabendo tirar o melhor de cada jogador e melhorar as suas capacidades em todos os níveis", salientou.
Apesar das mudanças no plantel leonino, mantém elevadas as expetativas para o Sporting e deseja sucesso ao novo reforço: "Espero que seja uma boa adição para o clube, para a Liga e que ele se sinta bem no Sporting. Desejo-lhe toda a sorte. Num clube como o Sporting as expetativas têm que ser sempre as mesmas: lutar pelas competições onde está inserido. Houve várias mudanças no plantel, sim, mas tenho a certeza de que a estrutura sabe o que as novas adições podem oferecer".