
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Francisco Trincão deu uma entrevista à Sporting TV, durante uma visita ao Museu do Design (MUDE). Com a 'camisola 17' em Alvalade, o extremo verde e branco respondeu a 17 questões curtas e acabou por apontar o dedo a alguns companheiros. Zeno Debast "veste-se muito mal" e motivou alguma troça do internacional português.
Durante a conversa, o atacante leonino garantiu dar preferência ao estilo clássico, ao invés do mais moderno. Franco Israel é quem mais precisa de conselhos de moda dentro do plantel, mas, para Trincão, Debast surge como o jogador "que acha que tem estilo, mas não tem".
O extremo do Sporting revelou ainda que Morten Hjulmand é um dos mais vaidosos do plantel e que Franco Israel é o seu melhor amigo no Clube de Alvalade, uma vez que "é uma pessoa muito fácil de lidar", sendo a amizade entre ambos bastante reconhecida pelos adeptos.
Vale recordar que o futuro de Trincão está a ser discutido, uma vez que o objetivo do Sporting passa por renovar contrato do canhoto. No entanto, o Barcelona tem feito alguma pressão junto da SAD leonina para que o avançado seja vendido, visto ter 50% do passe. Num Exclusivo Leonino, o nosso Jornal revelou qual a decisão de Frederico Varandas.
Em 2024/25, Francisco Trincão – avaliado em 30 milhões de euros – já leva nove golos e 13 assistências na conta pessoal, ao longo de 45 encontros, apresentando a melhor temporada da carreira a nível individual. O extremo dos verdes e brancos é, de momento, o futebolista mais utilizado de todo o plantel, tendo cumprido 3.955 minutos.
Assista às perguntas:
Antigo jogador dos leões crê que futebolista de Rui Borges apresenta uma grande evolução e tem subido o seu nível desde a temporada passada
|
Geny Catamo chegou, diante do Rio Ave, ao sexto golo da temporada - veja AQUI. O jogador do Sporting igualou o registo da época transata e procura ultrapassar os números de 2023/24. Chiquinho Conde, selecionador nacional de Moçambique, aplaude o crescimento do ala.
"Esta mudança do sistema tático promovida por Rui Borges, voltando ao 3x4x3 que era utilizado por Ruben Amorim beneficia-o porque ele, de facto, tem grande propensão atacante e fica mais fácil ir no um para um e atacar a profundidade", disse, ao jornal A Bola.
"Geny tinha futebol de rua, faltava-lhe tática"
O técnico crê que o 'camisola 21' do Sporting "está a evoluir muito bem", passando por várias experiências e algumas mudanças de posição - extremo e ela - em ambos os corredores, algo que vê com bons olhos e que ajuda no crescimento do jovem canhoto.
"Agradeço a evolução que ele tem registado desde que foi integrado na equipa principal do Sporting, em 2023, porque ele já tinha muito o futebol de rua mas faltava-lhe a componente tática, que ganhou", explica Chiquinho Conde, visivelmente agradado com o desenvolvimento de Geny.
Ao longo desta temporada, Geny Catamo – avaliado em 15 milhões de euros – conta com 39 jogos disputados ao serviço do Sporting. Ao longo do total de 2.379 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o canhoto apontou seis golos, tendo realizado ainda três assistências, procurando bater os números do ano anterior.
Antigo jogador, agora no papel de treinador, deixou mensagem sentida a peça-chave dos verdes e brancos, numa altura decisiva da temporada
|
Rui Borges fará, na receção ao Braga, o 300.º jogo da sua carreira de treinador - e terá uma baixa de peso. Marco Louçano, antigo colega de equipa e amigo próximo do treinador do Sporting, recorda os tempos em que partilharam balneário, comparando o técnico a Luís Figo, e aponta os vedes e brancos ao título de campeão nacional,
“Conhecemo-nos no Bragança [em 2001/02], na antiga Segunda Divisão B. Na altura eu tinha 21/22 e ele 18/19 anos. Estávamos muito tempo juntos e chegámos a partilhar quarto. Criámos uma boa relação e uma amizade que dura até hoje", explicou, ao jornal Record.
"Tinha características do Figo e batia bem as bolas paradas"
Louçano, que foi treinador adjunto da Académica no início da temporada, garantiu que o técnico do Sporting "é do bem, é gente boa", recordando que "em miúdo já era muito trabalhador e humilde". Natural de Mirandela, o treinador leonino jogou alguns anos no Bragança, rival direto, onde ficou "muito querido". Como médio, Rui Borges tinha “caraterísticas do Figo”, com "muita qualidade e versatilidade", sendo especialista nas bolas paradas.
"Quando ele era jogador não olhava para ele como treinador. Mas no Freamunde, onde eu era adjunto, fomos buscá-lo [ao Famalicão, em 2013] e ele já questionava o porquê disto e daquilo. Tinha interesse e percebia do jogo. Olhando para trás, de facto tinha ali qualquer coisa... É ambicioso e quando quer algo vai atrás até ao fim. E os jogadores gostam dele porque é muito verdadeiro e frontal", explicou.
"Acredito que Rui Borges será campeão"
Para terminar, Louçano aplaude a incrível marca de 300 jogos de Rui Borges e augura bom futuro ao treinador do Sporting: “Depois desses 300 vêm outros 300, talvez a um nível ainda mais alto. Tem qualidade e competência para isso. Sem passar por cima de ninguém e devagarinho, com o trabalho vai conseguir coisas ainda mais bonitas. E acredito que será campeão, merece-o".
Futebolista dos verdes e brancos fez escolha que acabaria por deixar Rui Borges com poucas opções para as próximas partidas dos leões
|
Ao que tudo indica, o Sporting não terá Hidemasa Morita disponível para a receção ao Braga. O médio continua afastado dos treinos, com o plantel verde e branco a ter apenas mais duas sessões antes da partida diante da formação Minhota, válida para a jornada 28 do campeonato.
O japonês continua lesionado, depois de ter feito um traumatismo no pé, ao serviço da seleção. O 'camisola 5' passava por muitas dificuldades físicas, mas, ao ser convocado, decidiu representar o seu país, mesmo sabendo que sairia com novas mazelas.
Viktor Gyokeres estava em situação semelhante e acabou por ser dispensado da Suécia. O goleador do Sporting descansou durante a pausa FIFA e parece ter voltado à melhor forma. Morita, por sua vez, alinhou 45 minutos com o Bahrein e não mais voltou a jogar no Sporting.
Na presente temporada, com a camisola do Sporting, Hidemasa Morita - avaliado em 15 milhões de euros - contabiliza 30 encontros: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, dois na Taça da Liga, um na Taça de Portugal e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 1.765 minutos que disputou, o médio apontou dois golos e realizou três assistências.
O Sporting vira agora atenções para o Campeonato Nacional. Os leões voltam a entrar em campo na próxima segunda-feira, dia 7 de abril, frente ao Braga, em jogo relativo à 28.ª jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Carlos Carvalhal tem pontapé de saída marcado para as 20h45, no Estádio José Alvalade.