Futebol
Sporting tem vaga disponível, mas prefere adiar jogo da Taça de Portugal: saiba o motivo
09 Jan 2026 | 15:58
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Nov 2024 | 15:52 |
O Sporting recebe, em Alvalade, os ingleses do Arsenal, em jogo a contar para a quinta jornada da Liga dos Campeões. Francisco Trincão foi o jogador escolhido para representar os leões na conferência de imprensa de antevisão do jogo, e, entre outros tópicos, abordou a polémica recente com Geovanny Quenda.
O jovem extremo português de 17 anos esteve, pela segunda vez desde o início da época, no estágio da seleção nacional de novembro. Caso tivesse sido lançado pelo selecionador Roberto Martínez em qualquer um dos três jogos em que esteve elegível, tornar-se-ia no jogador mais jovem de sempre a representar a equipa nacional, batendo um recorde que pertencia a Paulo Futre e tinha mais de 40 anos - mas tal estreia acabou por nunca acontecer.
Francisco Trincão abordou o assunto nas suas declarações: "Acho que em relação ao Quenda é o mesmo que eu. Trabalhamos para ter minutos, se não tivermos temos de respeitar as decisões do mister. Todos os jogadores têm de estar orgulhosos por estar lá", atirou o extremo esquerdo que aparentou querer relativizar a situação.
Relembrar que em 2024/25, Francisco Trincão tem estado em grande destaque, e já leva quatro golos e nove assistências em 19 jogos para todas as competições. Ao todo, desde que chegou ao Sporting, oriundo do Barcelona, Francisco Trincão leva 119 jogos disputados, ao longo dos quais apontou um total de 27 golos e 22 assistências. O internacional português custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 10 milhões de euros por 50% dos direitos económicos.
Geovanny Quenda também se tem destacado. Produto da Academia de Alcochete, o jovem extremo foi chamado por Ruben Amorim à equipa A no início da temporada, e rapidamente ganhou o lugar no plantel sénior do Sporting. Fez, até agora, dois golos e uma assistência na temporada 24/25, e participou em todos os 19 jogos que a equipa realizou.
Clube de Alvalade tem plano bem definido em relação ao jogador e, ao que tudo indica, fará parte do plantel principal dos leões na próxima época
10 Jan 2026 | 03:00 |
O Sporting está a ponderar contar Diogo Travassos em Alvalade para 2026/27, sabe o Leonino. O jogador dos quadros verdes e brancos encontra-se emprestado ao Moreirense e a Direção dos leões está bastante impressionada com a temporada que tem vindo realizar.
Segundo pode avançar o nosso Jornal, neste Exclusivo Leonino, a equipa técnica de Rui Borges está a acompanhar atentamente a evolução do jovem lateral direito e, caso continua assim na segunda metade da temporada, o futuro poderá trazer-lhe a oportunidade de ingressar na equipa principal dos verdes e brancos.
Na verdade, o plano para Travassos sempre foi o seu regresso ao Sporting. Este segundo empréstimo consecutivo - depois de ter estado no Estrela da Amadora em 2024/25 -, tinha como objetivo primário a sua continuidade numa prova mais competitiva, para a estrutura perceber de que forma o jogador acabaria por reagir.
Apesar de não ter sido aposta de Rui Borges para o arranque de 2025/26, o atleta é visto como uma promessa para o futuro próximo do Sporting. Como prova da confiança depositada no jogador da formação de Alcochete, Frederico Varandas recompensou o defesa com uma renovação de contrato válida até 2030 e com uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.
Neste início de temporada, Diogo Travassos - avaliado em 2,5 milhões de euros - foi emprestado pelo Sporting à formação do Moreirense, em busca de ganhar mais ritmo competitivo. Em Moreira de Cónegos, conta já com 13 partidas realizadas, 1.019 minutos de utilização e três golos.
Central de 22 anos, formado em Alcochete, é um dos vários atletas do Clube de Alvalade indisponíveis para o treinador da equipa
09 Jan 2026 | 17:39 |
Eduardo Quaresma já teve alta hospitalar e encontra-se agora em repouso domiciliário, depois de ter sido submetido a uma intervenção cirúrgica ao osso zigomático da face esquerda, na sequência de uma lesão sofrida Sporting - Vitória de Guimarães, que culminou na eliminação na Allianz Cup.
A cirurgia decorreu sem complicações e permitiu que Eduardo Quaresma recebesse alta pouco depois, iniciando agora um período de repouso fora do hospital, sob vigilância médica, antes de regressar gradualmente à atividade desportiva.
Tal como já tinha sido avançado, o tempo de paragem estimado ronda as três semanas, dependendo da evolução da recuperação e da adaptação às proteções faciais que poderão ser utilizadas no regresso do 'camisola 72' à competição.
Apesar da ausência temporária, a evolução clínica do defesa português tranquiliza o Sporting, que segue atentamente o processo de recuperação de um jogador que tem somado minutos com Rui Borges na temporada, fruto das restantes lesões no plantel.
Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem 1088 minutos somados em 15 partidas oficiais, com um golo marcado e duas assistências. O jovem central já conquistou três Campeonatos Nacionais, uma taça de Portugal e uma Taça da Liga.
Chegada do extremo senegalês a Alvalade é vista com bons olhos em Espanha e pode ser opção valiosa para a restante temporada
09 Jan 2026 | 17:07 |
Souleymane Faye, avançado do Senegal, que deverá chegar nas próximas horas em Lisboa para realizar exames médicos e assinar contrato com o Sporting, é elogiado por Rafael Lamas, jornalista do diário espanhol Ideal e profundo conhecedor do Granada, que acredita que o africano tem o perfil certo para vingar em Alvalade.
“É muito rápido e intuitivo”
“É muito rápido, intuitivo e tem uma grande capacidade física, que lhe permite pressionar sem grandes problemas. Gosta de jogar pela esquerda, fazer diagonais para o meio e rematar à baliza. É daqueles que vai para cima do adversário sem medo, faz a diferença no um para um e cruza bem”, explicou o jornalista em declarações ao jornal O Jogo.
Lamas garante que o atacante de 22 anos, avaliado em 1,5 milhão de euros, é uma aposta segura por parte dos leões. “É uma das maiores sensações do Granada. Pagaram 600 mil euros por metade do passe e agora vão vendê-lo por um valor muito superior. Só esse detalhe diz tudo”.
“Trabalha imenso para a equipa”
“É um ótimo rapaz, trabalha imenso para a equipa, faz bom balneário e não foge aos desafios. Dá-se bem com todos e de certeza que será muito bem aceite no Sporting”, concluiu Lamas, reforçando a ideia de que o clube português encontrou um reforço com margem de crescimento e personalidade para singrar.
Faye, que vai custar 6 milhões de euros + 2 por objetivos aos cofres leoninos, tem vindo a destacar-se com a camisola do Granada, da segunda divisão espanhola. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.