
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting já encaixou muitos milhões em jogadores que vão abandonar o Clube na próxima época, como são os casos de Quenda, Essugo, Rúben Vinagre e Leonardo Barroso, que renderam mais de 77 milhões ao Clube. Esta é uma boa almofada financeira, mas poderá não ser suficiente para segurar todas as estrelas verdes e brancas, numa altura em que os tubarões europeus se chegam á frente com autênticas fortunas.
O caso de maior destaque é o de Viktor Gyökeres. O goleador do Sporting está na mira de muitos clubes, com o Arsenal a afigurar-se como o principal pretendente. O novo diretor desportivo da equipa de Londres, Andrea Berta, é um grande apreciador das qualidades do melhor marcador da Liga Portuguesa. Os gunners tem o sueco no topo da lista de desejados, em conjunto com o compatriota Alexander Isak, que joga no Newcastle. Os leões tem mesmo um acordo com o jogador para deixá-lo sair na próxima janela de transferências por um valor abaixo da cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
No setor defensivo, os jogadores mais cobiçados são Gonçalo Inácio e Diomande. O internacional português é pretendido por Arsenal, Liverpool, Borussia Dortmund e Manchester United. Ruben Amorim, técnico dos Red Devils que já admitiu estar atento aos jogadores da antiga equipa, conhece bem o central, tendo sido sob seu comando que o jogador de 23 anos fez a estreia na equipa principal verde e branca, na época 2020/21. Gonçalo Inácio tem contrato válido com os leões até 2027 e uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Quanto a Diomande, as sondagens que o Sporting já recebeu podem transformar-se em propostas concretas. Arsenal, Chelsea e Juventus têm o central costa-marfinense bem referenciado. O central, que se tem afirmado na equipa sob o comando de Rui Borges, está blindado por uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros e o contrato é válido até 2027.
No meio-campo, o principal ativo dos leões é Morten Hjulmand. O internacional dinamarquês, que o Sporting contratou aos italianos do Lecce no verão de 2023, tem tido uma evolução meteórica desde que chegou a Alvalade. Para além de se ter sagrado campeão nacional e ter recebido a braçadeira de capitão, depois da saída de Coates, o médio estreou-se pela seleção principal do seu país e participou no Euro 2024. As boas exibições de Hjulmand, que tem contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 80 milhões de euros, chamaram a atenção de clubes como PSG, Tottenham e Manchester United. Outro caso a considerar no setor intermediário é o de Morita. O japonês termina contrato no final da próxima época e recusou a proposta de renovação apresentada pelo Sporting. Se a situação se mantiver, os responsáveis leoninos podem procurar a venda do japonês no verão, para evitar uma saída a custo zero no final de 2025/26.
No ataque, a par de Gyökeres, Trincão também está “na montra”. O avançado internacional português é outro velho conhecido de Ruben Amorim, que o orientou em Braga e em Alvalade, e o Manchester United poderá avançar com uma proposta. Seria o regresso de Trincão ao campeonato inglês, depois da passagem pelo Wolverhampton em 2021/22, por empréstimo do Barcelona. O atacante de 25 anos, que soma nove golos e 13 assistências em 44 jogos esta época, está protegido por uma cláusula de 60 milhões de euros.
Equipa francesa da Ligue 1 demonstrou, nas mais recentes semanas, afincado interesse no jogador grego, e as novidades podem ser muito negativas em Alvalade
|
Tem sido um dos nomes mais badalados em Alvalade, e é um dos grandes alvos do Sporting para reforçar o plantel de Rui Borges na próxima temporada - Georgios Vagiannidis, jovem lateral direito do Panathinaikos. Há, no entanto, um grande senão: o interesse de clubes europeus muito ricos, lote ao qual se junta, agora, o Mónaco. Os franceses enviaram, até, observadores para assistir ao jogo do Panathinaikos contra o Olympiacos, e o interesse é mesmo real.
De acordo com a imprensa grega, o Panathinaikos já rejeitou uma proposta de seis milhões de euros, mais dois milhões por objetivos pelo internacional grego. O clube de Atenas não facilita e só aceita negociar Vagiannidis por um valor a pronto de oito milhões de euros. Um valor que pode afastar algumas equipas, mas não parece ser problema para os franceses, que já demonstram interesse em reforçar o setor defensivo.
A boa temporada do lateral direito, que já conta com 34 jogos, um golo e uma assistência, tem despertado o interesse de vários clubes europeus. Com contrato até 2028 e uma cláusula de rescisão de 10 milhões, o jovem defesa tornou-se num dos jogadores mais cobiçados da liga grega.
A equipa verde e branca já tentou reforçar a posição em janeiro, mas viu as suas opções escaparem. Agora, com a entrada do Mónaco na corrida, o Sporting terá de agir rapidamente se quiser garantir o defesa grego. O mercado promete aquecer nos próximos meses e os leões sabem que não podem perder tempo.
Os leões ocupam o primeiro lugar da tabela classificativa com 65 pontos e sonham com a conquista do bicampeonato. Para além disso, estão ainda a lutar pela Taça de Portugal e vão defrontar o Rio Ave esta quinta-feira, na primeira-mão das meias-finais, no Estádio José de Alvalade às 20:15. Rui Borges já está a preparar o mercado de verão para reforçar o plantel já para a próxima época. O jogador georgiano de 25 anos, Giorgi Kochorashvili, vai ser a nova aposta no meio campo para a próxima temporada. Recordar que, Sporting já oficializou também o avançado brasileiro como novo reforço.
Antiga referência do Clube de Alvalade comentou a mais recente contratação dos leões na CMTV, onde é habitualmente comentador desportivo
|
Fernando Mendes, antiga referência do Sporting, aproveitou o seu espaço de comentário na CMTV para falar do mais recente reforço dos leões, Giorgi Kochorashvili. "É um jogador que o Sporting já anda atrás há uns tempos. Vêm aqui um jogador com capacidades para fazer coisas boas no Sporting. Eu não sei quem é sinceramente, não o conheço. Vou esperar para ver...", começou por dizer, aparentemente pouco convencido com o negócio.
A crítica estendeu-se também a Gabriel Teixeira, jogador brasileiro de 24 anos, contratado no mercado de inverno, mas que ainda não conseguiu afirmar-se: "O Biel veio e eu não o conhecia. O Biel chegou e eu continuo sem o conhecer. Jogou na Alemanha contra o Dortmund, entrou alguns minutos no campeonato…", afirmou, apontando a falta de impacto do brasileiro desde que chegou a Alvalade.
Os números ajudam a perceber a frustração do comentador. Desde fevereiro, Biel jogou apenas seis minutos na Liga Portuguesa e somou 73 minutos na Liga dos Campeões. Já Kochorashvili, tem-se destacado na segunda divisão espanhola, onde soma 26 jogos pelo Levante, com seis golos e quatro assistências. Tem tido também um papal fundamental na construção da Seleção Georgiana, onde marcou três golos e fez uma assistência em sete partidas.
Com a chegada do médio georgiano na próxima época, resta saber se conseguirá contrariar as dúvidas e mostrar que merece vestir a camisola do Sporting. Para Fernando Mendes, a resposta será apenas dada dentro de campo. Para além do médio de 25 anos, o Sporting também contratou outro jogador para reforçar o plantel na próxima temporada.
A equipa de Alvalade está neste momento a ocupar o primeiro lugar do Campeonato Português com 65 pontos. O Benfica está em segundo, com 62 mas com menos um jogo disputado. O Porto e o Braga, em terceiro e quarto lugares com 56 pontos. O Sporting continua na luta pela conquista do bicampeonato e vai ter a primeira-mão da meia-final para a Taça de Portugal com o Rio Ave, esta quinta-feira às 20:15.
Jogador nipónico tem atravessado um período muito complicado desde a chegada de Rui Borges ao Clube, sem conseguir somar minutos consecutivamente
|
O Sporting realizou esta terça feira, dia 1 de abril, mais um sessão de treinos com vista à partida da primeira mão das meias finais da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave. Os leões voltaram às sessões de trabalho, mas houve más notícias na Academia Cristiano Ronaldo.
Isto porque a dupla de médios Pedro Gonçalves e Hidemasa Morita continuam fora das opções para a partida frente ao Rio Ave. Os dois estão em processo de recuperação de lesões, e já treinaram no relvado, apesar de o terem feito à margem dos restantes colegas, o que indica que ainda não estão preparados para a próxima partida.
Há, no entanto, dois regressos que aumentam as opções do treinador verde e branco: de fora na última partida por estarem a cumprir castigo referente a terem visto o quinto amarelo na Liga Portugal Betclic, Rui Borges volta a poder contar com Maxi Araújo e Morten Hjulmand, que deverá alinhar a titular no meio campo dos leões, visto ser o único médio de origem do plantel principal que está disponível de momento.
De resto, Rui Borges voltou a ter de contar com muita juventude na sessão de trabalhos para suprir as ausências no plantel principal: desta feita, foram chamados os jovens centrais Bruno Ramos e João Muniz, os médios Eduardo Felicíssimo e Henrique Arreiol, e ainda o avançado Lucas Anjos.
O Sporting volta a treinar na próxima quarta feira, dia 2 de abril, da parte da manhã. No final da sessão de trabalhos, Rui Borges fará a conferência de imprensa de antevisão ao jogo com o Rio Ave, que deverá acontecer pelas 12h30.