Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Abr 2024 | 10:48 |
Rúben Amorim tem sido muito cobiçado no mercado por clubes estrangeiros. O técnico do Sporting, que tem sido associado a emblemas como Liverpool e West Ham, deslocou-se a Londres na passada segunda-feira e muitos foram os rumores de que o treinador estaria de saída dos leões. O técnico remeteu explicações à comunicação social para sábado, dia 27 de abril, na conferência de imprensa de antevisão ao Clássico com o Porto mas poderá aproveitar este regresso aos treinos para colocar tudo em pratos limpos. David Moyes termina contrato com os hammers no final da época e vai mesmo deixar a formação londrina que procura um sucessor para o técnico escocês. Do lado do Liverpool, Rúben Amorim uma possível opção para ocupar o lugar que será deixado vago por Jurgen Klopp no verão. Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, num negócio que custou aos cofres verdes e brancos qualquer coisa como 12 milhões de euros, já com ‘juros’ incluídos. Desde então, o técnico realizou 208 encontros, tendo vencido 145, empatado 32 e perdido 31, sendo uma das grandes figuras dos verdes e brancos nos últimos anos.
Ao comando do Sporting, Rúben Amorim conquistou quatro títulos: um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021). O treinador tem contrato com o Clube de Alvalade até junho de 2026 e uma cláusula de rescisão de 30 milhões para emblemas estrangeiros e 20 para clubes nacionais.
Esta quinta-feira, o Clube de Alvalade regressa ao trabalho para começar a preparar o Clássico com o Porto, agendado para as 20h30 de domingo, dia 28 de abril, e relativo à 31.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões seguem na liderança da Liga Portugal Betclic, com 80 pontos, mais sete do que o Benfica (73 pontos).
Intenção por parte da estrutura verde e branca, face à prolongação do contrato do técnico de Mirandela, não passou despercebida a conhecidos adeptos
20 Mar 2026 | 12:08 |
Unanimidade em torno da renovação do contrato de Rui Borges com o Sporting. André Pinotes Batista, André Mestre e Bruno Mascarenhas apoiam a continuidade do treinador de Mirandela à frente da equipa verde e branca, embora o primeiro elemento deste trio não concorde totalmente com o 'timing' da mesma.
André Pinotes Batista: "A ressaca de uma noite épica não deve desviar-nos dos princípios da boa gestão"
"Apesar de concordar desde a primeira hora com a renovação de Rui Borges, entendo que a ressaca de uma noite épica não deve desviar-nos dos princípios da boa gestão", referiu o deputado socialista, em declarações ao jornal Record, numa alusão clara à vitória (5-0) de terça-feira, sobre o Bodø/Glimt, na segunda mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
"O presidente confia no treinador e o treinador no presidente, pelo que o final da época seria a melhor altura para fazer balanços e renovações", prosseguiu o também comentador, vincando: "Esta é a opinião de alguém que acha que, independentemente do desfecho da época, o Sporting deve renovar com um treinador competente."
Alexandre Mestre: "Esta renovação surge no momento certo"
Quem também não tem dúvidas em relação a isso é Alexandre Mestre, antigo secretário de Estado do Desporto e Juventude. "Esta renovação surge no momento certo. Mostra que Rui Borges é fator-chave do projeto, motivando todos para as exigentes frentes desta época e também do futuro", preconizou, à mesma fonte.
Mestre desvia-se um pouco de Pinotes Batista na vertente da gestão. Para o advogado, a renovação do técnico campeão nacional "é um ato de gestão inteligente e eficaz de uma SAD que conhece bem as virtudes da máxima 'em equipa que ganha não se mexe'. O que se pretende é alcançar mais vitórias mantendo a estabilidade".
Bruno Mascarenhas: "É uma renovação merecida. O Sporting está em condições de voltar a ganhar o título esta temporada"
Também Bruno Mascarenhas, vereador do Chega na Câmara Municipal de Lisboa e antigo dirigente do Clube, alinha na teoria do bom ato de gestão, independentemente do timing escolhido. Até porque, no seu entender, "é normal que as conversas" entre Frederico Varandas e Rui Borges "tenham começado há já bastante tempo" e prossigam agora, um dia depois de o presidente do Sporting ter iniciado o seu terceiro mandato.
"É uma renovação merecida, pois atingir esta fase da Liga dos Campeões com o mérito que o treinador demonstrou não está ao alcance de todos. Constitui também um reforço interno da autoridade do treinador", sublinhou Mascarenhas, também ao mesmo jornal, acentuando outro aspeto que justifica a continuidade do técnico em Alvalade.
"O Sporting está em condições de voltar a ganhar o título esta temporada. Mas, ser já uma das oito melhores equipa da Europa faz, inevitavelmente, com que esta época já seja um grande sucesso", considerou o licenciado em Relações Internacionais.
Renovação do vínculo que liga o técnico dos verdes e brancos a Alvalade já está em marcha e há várias informações relativas ao mesmo
20 Mar 2026 | 11:59 |
A renovação de Rui Borges já entrou numa fase concreta no Sporting e começa a ganhar forma nos bastidores. Houve uma primeira reunião entre as partes na quinta-feira, ao início da noite, que serviu para dar o pontapé de saída num processo que é visto como relativamente simples de fechar — ainda que sem pressas.
Para já, a ideia passa por negociar com calma, mas com bases bem definidas. Com Frederico Varandas já confirmado para o novo mandato (2026-2030), a intenção da SAD é clara: prolongar o vínculo do treinador por mais dois anos, estendendo o contrato atual, que termina em junho de 2027.
Além da duração, também o salário será revisto. Neste momento, Rui Borges aufere cerca de 1 milhão de euros brutos por ano, valor que deverá subir no novo acordo, refletindo o crescimento e os resultados alcançados desde que assumiu a equipa.
Já no que diz respeito à cláusula de rescisão, não estão previstas alterações. O valor deverá manter-se nos 20 milhões de euros, tal como foi definido aquando da chegada ao Sporting. Ainda assim, tudo isto está a ser delineado de acordo também com as intenções dos seus representantes.
Com vontade clara de ambas as partes em continuar e com os principais pontos já alinhados, o processo deverá avançar sem grandes obstáculos. Falta apenas acertar detalhes e o tempo para oficializar, mas tal está previsto de ficar concluído antes do final da temporada.
Franceses e galegos mediram forças na tarde desta quinta-feira, dia 19 de março, em jogo da segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa
20 Mar 2026 | 11:18 |
Num encontro a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga Europa, o Lyon de Afonso Moreira, ex Sporting - que reuniu com Rui Borges -, saiu derrotado em casa pelo Celta de Vigo por 2-0. Desta forma, os franceses foram eliminados da competição, isto depois do agregado da eliminatória ter ficado fixado em 3-1 a favor dos espanhóis.
A primeira parte começou com os visitantes a demonstrarem maior vontade de controlar o jogo. Contudo, aos 19 minutos, Moussa Niakhaté foi expulso, obrigando a equipa francesa a jogar com menos um jogador durante grande parte do encontro. Dominik Greif manteve a baliza intacta, levando a partida empatada a zero para o intervalo.
No segundo tempo, os celestes dominaram a posse de bola e inauguraram o marcador aos 61 minutos, quando Javier Rueda recebeu um passe de Hugo Álvarez e finalizou para o fundo das redes. Momentos depois, Rueda, que atravessava um bom momento, teve nos pés o segundo golo depois de ganhar as costas à defesa francesa numa jogada em que, em vez de rematar, optou por procurar Ferran Jutglá.
Com o português Afonso Moreira já em campo, o Lyon continuou a ser pressionado. Assim, os visitantes aumentaram a vantagem, selando a eliminatória em tempo de desconto (90'+2) com Jutglà a aproveitar o espaço nas costas da defesa do Lyon e a concretizar no frente a frente com o guardião adversário.
Agora fora da Liga Europa, a equipa comandada por Paulo Fonseca não vence qualquer jogo oficial desde 15 de fevereiro. A formação da Galiza tem agora encontro marcado com o Freiburg nos quartos-de-final, que recebeu e venceu o Genk por 5-1.