Futebol
Sporting revela lesionados antes do Bayern Munique e partilha detalhes sobre a viagem
07 Dez 2025 | 13:49
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Fev 2025 | 13:11 |
Rui Borges, técnico do Sporting, falou com os jornalistas em conferência de imprensa de antevisão do AVS - Sporting, este sábado, dia 22de fevereiro. O encontro está marcado para o próximo domingo, às 18h00, no reduto adversário. Leia aqui, no Leonino, tudo o que disse o treinador dos leões.
Está desiludido, tendo em conta as expectativas que tinha quando aceitou vir para o Sporting, ou pelo contrário?
"Jamais estaria desiludido, não me façam essa pergunta. Falo do meu passado. Há sete anos começava no Mirandela. Só não há solução para um problema na nossa vida, infelizmente. De resto, há para tudo. Estou muito feliz por poder ser treinador do Sporting, independentemente de tudo o que aconteça. Sinto harmonia naquilo que é a nossa liderança entre treinadores e jogadores. Não podia estar mais feliz. Tentámos ser sempre o melhor possível. Jamais diria em algum momento que estaria desiludido."
Que tipo de discurso para os mais jovens?
"Muito sinceramente, não falo muito porque eles trabalham diariamente connosco. Só por aí, têm de estar capacitados e perceber aquilo que pedem os treinadores. São miúdos que representam já um grande clube e de perceber que têm de estar preparados para, a qualquer momento, jogarem pela equipa principal. Passar demasiada informação só porque vai jogar, para mim, por vezes não é positivo. De resto, digo o mesmo de sempre: para se divertirem em campo com a responsabilidade devida e que falhem. Com a idade deles, vão falhar. A nossa equipa tem uma média de idades muito baixa. O nosso caminho é esse. Que falhem muito, mas que reajam ao erro. Se fizerem isso, será um grande jogo."
Jogo na Vila das Aves pode ser a maior prova de personalidade? Geny e Inácio estão disponíveis?
"O Inácio está para jogo, o Geny não. Em relação à primeira pergunta, acho que tem sido um desafio constante e não é só deste jogo. O desafio já tem sido constante. Temos de dar resposta em todos os jogos. Todos nós temos tentado lutar contra, queremos ser melhores e ganhar. É certo que não temos jogadores de raiz ali no meio, mas não vamos fugir. A pressão do Benfica ganhar ou não, é-me igual. Independentemente do Benfica temos de ganhar, dependemos apenas de nós. A pressão de ganhar é diária neste clube. Representamos o Sporting. Independentemente de o Benfica jogar antes ou depois, a pressão é a mesma."
Responsabilidades no caso de o Sporting não se sagrar bicampeão
"A responsabilidade é de todos. Nunca fugirei das minhas responsabilidades enquanto treinador. Estou focado em ser bicampeão. Vai ser uma reta final difícil. Estou focado naquele que é o meu objetivo e o de todos. Não me passa outra coisa pela cabeça."
Frederico Varandas falou em abdicar de competições como a Taça da Liga devido ao número de lesões
"É natural e acho que quem manda deve mesmo olhar para este acumular de jogos infinitos. O acumular de jogos leva muito a isso [lesões traumáticas]. Mais do que estar a dizer que vamos abidcar ou se concordo, é natural que ao haver tantos jogos, e sentir o que nos está a acontecer, não só a nós mas a muitas equipas, é natural que o presidente tenha dito o abdicar, mas não acho que seja a 100%. A Taça da Liga pode passar a ser um objetivo secundário e é normal que o presidente o faça. Gyökeres e Trincão de volta? Disse antes do jogo de Dortmund que era só gestão. Treinaram normal, por isso, estão para jogo."
Nenhum médio de origem para o jogo de amanhã
"Momento difícil? Nós somos primeiros, não é momento difícil nenhum. É voltar a dizer aquilo que tenho dito: eu quero é arranjar soluções. Não estamos aqui para lamentar nada. É o que é. O futebol é isto. 'Se fosse buscar dois médios...', mas não tenho. O plantel é este, e é bom. Infelizmente, estamos com estas lesões que não controlamos. É o que é. Vamos entrar com 11 jogadores e vamos ser competitivos. É certo que não temos jogadores de origem, mas temos jogadores que estão motivados para ajudar. Arranjaremos alternativas de certeza absoluta. Sinto a equipa alegre."
As ausências para amanhã e os elogios de Varandas na entrevista
"Agradeço. É uma questão de confiança. Desde o primeiro dia que aqui cheguei que o diálogo, a confiança, o sentimento de ajuda e daquilo que é a missão Sporting é mútua e bem esclarecida entre todos. Há uma confiança enorme do presidente desde que aqui chegámos, mesmo do Hugo [Viana] na altura e agora do Bernardo ou do Flávio. O ambiente tem sido fantástico, muito bom mesmo. O ambiente na Academia é muito bom mesmo e não digo isto só para atirar para o ar. É verdade. Feliz pela confiança, mas é algo que o sinto diariamente, não precisava de fazê-lo publicamente. Tenho sentido isso desde que aqui cheguei. Indisponíveis? Há o João Simões, que infelizmente sofreu uma lesão e que, penso eu, não jogará mais o resto da época. O Morten estava como castigado e está lesionado também. Temos pelo menos a boa notícia de o Ousmane poder dar o contributo à equipa."
O que espera do AVS?
"Vamos defrontar uma equipa que mudou de treinador há pouco tempo, um treinador que conheço normalmente porque as suas equipas são organizadas e competitivas. Vamos encontrar um AVS competitivo, acima de tudo. Uma equipa que vai jogar contra o campeão nacional, que joga em casa, e que terá certamente uma ideia nova com o seu treinador e a querer fazer as coisas de melhor forma. Quando há uma mudança de treinador há sempre uma mudança de chip e esperamos isso. Mais do que o AVS, temos de sentir que seremos capazes de fazer um bom jogo e de voltarmos a ganhar."
Jogador é apontado como o maior talento do conjunto bávaro nos próximos 10 anos; Futebolista é cobiçado por grandes emblemas
07 Dez 2025 | 17:03 |
Adin Licina é apontado como uma das grandes promessas do futebol alemão, mas prepara-se para deixar o Bayern de Munique - que goleou na última partida - no início de 2026. O Sporting está atento à situação do jogador de 18 anos, mas Inter, Milan e Juventus também têm o prodígio debaixo de olho.
De acordo com a 'Gazzetta dello Sport, é o Milan quem está na frente da corrida e já está a negociar com os representantes do médio ofensivo, que costuma jogar muitas vezes sobre a ala direita, tendo a companhia dos rivais italianos, além dos espanhóis da Real Sociedad.
Adin Licina é apontado como "o maior talento do Bayern nos próximos 10 anos", mas a mesma fonte escreve que o jogador irá deixar o conjunto bávaro no inverno, tendo em conta que termina contrato em junho. O Bayern estará disposto a aceitar propostas pelo jovem internacional alemão, a rondar os três milhões de euros.
No entanto, segundo o jornal 'Record', apear do interesse dos verdes e brancos, a SAD leonina não avançou com qualquer negociação ou sequer abordagem. O jogador faz, sim, parte de um lote de jovens futebolistas identificados pela estrutura como promissores.
Ainda assim, o atual detentor da Bundesliga pretende colocar uma cláusula de futura venda no acordo com o futuro clube do extremo. A situação do canhoto é, no entanto, de difícil resolução: O Bayern ainda não desistiu de renovar o seu vínculo. Em 2025/26, Adin Licina soma 18 jogos (14 na equipa B e um golo marcado) e quatro pelos sub-19 (um golo na conta pessoal).
Clube de Alvalade entrou em campo este domingo, dia 7 de dezembro, para uma partida que antecede uma dupla de encontros muito complicados
07 Dez 2025 | 16:58 |
A equipa de futebol feminino do Sporting venceu o Rio Ave (3-1), este domingo, dia 7 de dezembro. Depois da vitória na Taça, e em partida relativa à sétima jornada do campeonato nacional, a turma verde e branca não teve dificuldades em ultrapassar a formação de Vila do Conde, antes dos encontros frente a Braga e Benfica.
Em Vila do Conde, o Sporting entrou bem na partida, mas demonstrou-se perdulário nos primeiros 45 minutos. A equipa verde e branca gozou de algumas ocasiões para inaugurar o marcador, mas não conseguiu fazer golo e permitiu que o marcador chegasse com 0-0 ao intervalo.
Na etapa complementar, a história foi diferente. Logo aos 47', Telma Encarnação atirou a contar, e inaugurou o marcador para a equipa do Sporting. Pouco depois, foi a vez de Carolina Santiago dobrar a vantagem verde e branca. Aos 81', Brittany Raphino, que tinha saltado do banco de suplentes, fez o 3-0 para as leoas. O melhor que o Rio Ave conseguiu foi marcar um golo de honra, para deixar o placar com 3-1 no final dos 90 minutos.
Com esta vitória - a oitava em 15 jogos na presente temporada - as comandadas de Micael Sequeira seguem no segundo lugar da Liga Portuguesa. As leoas somam 14 pontos em sete partidas, e estão cinco atrás do Benfica, que lidera a competição neste momento.
O emblema verde e branco vira, agora, atenções para a 4ª. eliminatória da Taça de Portugal. O próximo encontro do Sporting está marcado para sábado, dia 13 de dezembro, às 11h00, frente ao Braga. O duelo diante da formação minhota jogar-se-á no Estádio Amélia Morais, na cidade bracarense.
Verdes e brancos deslocam-se à Allianz Arena na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, em partida válida para sexta jornada da Champions League
07 Dez 2025 | 16:14 |
Nick Walsh é o homem eleito para apitar a visita do Sporting ao reduto do Bayern de Munique na sexta jornada da Liga dos Campeões, anunciou a UEFA, num comunicado através das suas plataformas oficiais, na manhã deste domingo, dia 7 de dezembro.
O juiz escocês, de 35 anos de idade, terá Francis Connor e Daniel McFarlane como assistentes, enquanto Donald Robertson será o quarto árbitro do encontro entre germânicos e leões. Andrew Dallas será o VAR do duelo da prova milionária, com Rob Dieperink.
Nick Walsh tem a particularidade de nunca ter ajuizado qualquer encontro do Sporting em toda a sua carreira, apesar de já ter sido nomeado para duelos de equipas portuguesas: em 2024/25, apitou o triunfo (4-1) do Vitória de Guimarães no terreno de St. Gallen, a contar para a Liga Conferência, antes de comandar o St. Gilloise - Braga da Liga Europa, partida que os minhotots perderam por 2-1; no último Europeu de sub-21, liderou o duelo entre Portugal e Polónia (5-0).
Neste momento, os comandados de Rui Borges somam 10 pontos na Liga dos Campeões e encontram-se na oitava posição da tabela da prova milionária da UEFA. Nos cinco primeiros encontros, o Sporting venceu o Kairat (4-1), perdeu com o Nápoles (2-1), bateu o Marselha (2-1), empatou com a Juventus (1-1) e derrotou o Club Brugge (3-0).
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 9 de dezembro, frente ao Bayern de Munique. O encontro, a contar para a sexta jornada da Liga dos Campeões, diante da turma liderada por Vicent Kompany, vai jogar-se, às 17h45, na Allianz Arena.
Sporting revela lesionados antes do Bayern Munique e partilha detalhes sobre a viagem
07 Dez 2025 | 13:49
Raphinha foi apontado à Bola de Ouro, mas ausência no Betis - Barcelona preocupa
07 Dez 2025 | 12:46
Fresneda terminou o Benfica - Sporting muito frustrado e foi consolado... Por um rival
07 Dez 2025 | 12:20